O que Henry Ford diria da Uber?
As máquinas vão roubar o nosso trabalho?
O trabalho dignifica ou danifica?
Programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil, o Trabalheira não é conversa de boteco nem mesa redonda de futebol!
É um podcast cuidadosamente roteirizado, com opiniões de especialistas renomados e referências com estofo para prender sua atenção do começo ao fim.
Apresentadas por Ana Aranha e Carlos Juliano Barros, as três temporadas debatem de tudo um pouco sobre o futuro do trabalho.
Carlos Juliano Barros é jornalista e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo. Um dos fundadores da Repórter Brasil, também já colaborou para diversas publicações nacionais, como Folha de S. Paulo, Rolling Stone e Revista Trip, além de mídias estrangeiras – como o The Guardian, da Inglaterra. Já dirigiu seis documentários, selecionados para importantes festivais dentro e fora do Brasil: “GIG – A Uberização do Trabalho”, “Cartas para um Ladrão de Livros”, “Entre os Homens de Bem”, “Não Respire – Contém Amianto”, “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica” e “Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos”.
Ana Aranha é repórter investigativa e documentarista, tem 13 prêmios de jornalismo. Foi coordenadora da agência da Repórter Brasil de 2015 a 2018. Formada em jornalismo pela USP, cobriu política pela revista Época e direitos humanos pela agência Pública. Colaborou para The Guardian, El Mundo, Veja, Marie Claire e GQ. Dirigiu o documentário “Brazil: Slaves To Fashion” da Al Jazeera e foi produtora e roteirista de “Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica”, ganhador do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Tem especialização em cinema com master pela Queen Mary University of London.
As máquinas vão mesmo roubar nossos empregos?
O que Henry Ford diria sobre a Uber?
Será que algum dia vamos trabalhar menos?
Afinal, o trabalho dignifica ou danifica?
Vamos viver para ver a Renda Básica Universal?
E as organizações sindicais, têm futuro?
Quais os mitos sobre direito do trabalho?
Que tal treinar um robô no seu home office?
O Trabalheira está de volta!
O chefe pode te vigiar até em casa?
Você já foi pago só em “esperança”?
Quantas “estrelinhas” você merece?
Estagiário tem que passar perrengue?
“Você trabalha ou é só artista mesmo?”
Você repensou o trabalho doméstico na pandemia?
Do OnlyFans ao Xvideos, será que até o trabalho no pornô foi uberizado?
Quanto ganha e como é o trampo de quem joga videogame e streama por profissão?
O uso de drones pode reduzir intoxicações por agrotóxicos?
Como a Inteligência Artificial reforça preconceitos no RH?
O influencer-celebridade está com os dias contados?
OUTROS PODCASTS
O RB Investiga mergulha em um tema específico a cada episódio. Nossos jornalistas descomplicam assuntos cabeludos e explicam de forma didática e criativa conteúdos instigantes.
A série acompanha um dia de trabalho de um trabalhador ou uma trabalhadora. Testemunhamos de perto a rotina de trabalho dessas pessoas e mostramos para vocês como é tudo isso.
No Labirinto conta histórias de vítimas da escravidão contemporânea no Brasil. A cada episódio, pessoas submetidas a esse crime contra a dignidade humana narram suas trajetórias.
Escolhemos cinco dos 31 casos de assassinatos que retratamos no especial multimedia de mesmo nome para aprofundá-los em episódios produzidos em parceria com a Rádio Novelo.
O Esperança – Trabalho Escravo e Gênero conversa sobre as relações entre trabalho escravo e gênero. O podcast é apresentado por Natália Suzuki e Lucia Nascimento.