EQUIPE

Fundada, em 2001, por jornalistas, cientistas sociais e educadores, a Repórter Brasil tem como missão identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes organizações envolvidas no combate ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de seres humanos no país.

Estrutura institucional

Presidente:
Leonardo Sakamoto

Conselho Diretor:
Claudia Carmello Cruz,
Lúcia Ramos Monteiro,
Carolina Falcão Motoki,
Thiago Guimarães Rodrigues,
Daniela de Carvalho Matielo

Conselho Fiscal:
Beatriz Costa Barbosa,
Luiz Guilherme Barreiros Bueno da Silva,
Spensy Kmitta Pimentel

Secretário Executivo e responsável pela área de pesquisa:
Marcel Gomes


Secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.

Equipe

Quem são as pessoas que trabalham na Repórter Brasil.

Jornalismo

Jornalista e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), dirigiu e roteirizou diversos documentários sobre temáticas políticas e socioambientais, como “GIG – A Uberização do Trabalho” e “Extremistas.BR”, da Globoplay. Um dos fundadores da Repórter Brasil, já colaborou para diversas publicações, como BBC Brasil, Folha de S. Paulo, Rolling Stone e The Guardian. Vencedor do Prêmio Gabo e do Prêmio Vladimir Herzog de Anistias e Direitos Humanos.

[email protected]

Repórter investigativa e documentarista com 18 prêmios de jornalismo, entre eles o Gabriel García Márquez. Foi chefe-de-redação da Repórter Brasil, repórter especial na Agência Pública e repórter de política na revista Época. Colaborou para The Guardian e El Mundo. Dirigiu “Notícias de um Correspondente da Guerra na Amazônia” e “Slaves To Fashion”, da Al Jazeera. Formada em jornalismo na USP com pós em cinema na Queen Mary University of London.

[email protected]

Editor e repórter na Repórter Brasil, onde cobriu a pandemia de Covid-19, sobretudo a produção de vacinas e os gastos públicos. Foi repórter, repórter especial e editor no Portal R7, nas áreas de saúde, internacional e economia. Já colaborou com a Red Palta (rede de jornalistas latino-americanos para transparência e anticorrupção) e com os veículos The Guardian (Inglaterra), Ojo Público (Peru) e Revista Perfil (Argentina). Formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), fez intercâmbio na Universidad Simón Bolívar (Venezuela) e tem formação extra em jornalismo digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e em jornalismo para a paz pelo Instituto Internacional Histadrut (Israel).

[email protected]

Jornalista com foco em política, direitos humanos e meio ambiente. Editora na Repórter Brasil, já passou por veículos como Pública, Intercept Brasil, UOL e Folha de S.Paulo. Formada pela UFRGS, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022 na categoria produção jornalística em texto, é Jornalista Amiga da Infância pelo Andi, turma de 2021, Women Journo Heroes 2019, pela International Women’s Media Foundation e menção Honrosa do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos de 2016.

[email protected]

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Exerceu a função de editora das versões impressa e online do jornal Maré de Notícias e tem passagens como repórter pelos jornais O Globo e O DIA. Além disso, coordenou as redes sociais do Parque Tecnológico da UFRJ e atuou com comunicação interna no programa Rio Sem Miséria, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

[email protected]

Repórter investigativo com 20 anos de experiência trabalhando em redações. É fellow do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center e colunista da Carta Capital. Recebeu nove prêmios por reportagens, entre eles o Vladimir Herzog e o Direitos Humanos de Jornalismo. Foi finalista dos prêmios Esso, Petrobras e do British Journalism Awards. Dirigiu o documentário Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia. Trabalhou na Folha de São Paulo e em jornais de Minas Gerais. Escreveu para The Guardian, El País, BBC, Al Jazeera, Vice, Piauí e Caros Amigos. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

[email protected]

 Repórter investigativa com foco em meio ambiente, política, direitos humanos e trabalhistas. Já colaborou para veículos, como The Guardian, UOL e Agência Pública. Formada em jornalismo pela PUC-SP e pós-graduada em sociopsicologia pela FESPSP, foi premiada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico na categoria Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora, e finalista do Sigma Awards e Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

[email protected]

Jornalista pós-graduada em Direitos Humanos, é repórter investigativa nas áreas de meio ambiente, política e sociedade. Foi colunista de Universa (UOL), fez parte da redação do El País Brasil, jornal do qual participou da fundação, e das revistas Istoé e Istoé Dinheiro. Recebeu os prêmios Gabo de jornalismo, Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, duas vezes o Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación, da Sociedad Interamericana de Prensa, e foi finalista do Troféu Mulher Imprensa e do Sigma Awards.

[email protected]

Estudante de jornalismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi estagiária de redes sociais na Agência Pública, onde auxiliou na cobertura eleitoral e atuou em projetos como Governadores Contra o Clima, Sentinela Eleitoral, Emergência Climática, Por Trás do Alimento, Vale do Javari e na campanha de arrecadação Caixa Preta do Bolsonaro

[email protected]

Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e fotógrafa formada pelo Senac São Paulo. Foi estagiária de redação no Estadão, é editora da Revista Her Campus, repórter voluntária da Revista Esquinas e realizou cobertura fotográfica de manifestações políticas, em 2022, para o UOL.

[email protected]

Educação

Jornalista e cientista social pela USP, mestre e doutora em Ciência Política pela mesma instituição, e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha. Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias; estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações da sociedade civil, como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Instituto Paulo Freire e Conectas Direitos Humanos.

[email protected]

Formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou na assessoria de promoção do trabalho decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Foi bolsista de iniciação científica do PIBIC-CNPq com o tema “Genocídio Juvenil e movimentos latino-americanos de resistência”. 

[email protected]

Antropólogo e mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB, doutorando em Ciência Política pela UNICAMP, foi pesquisador do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).  É autor de duas antologias de contos e do romance “Embaixo das unhas” (Ed. Penalux, 2021), vencedor do International Latino Book Awards 2022 e finalista do Prêmio Sesc e do Prêmio Kindle de Literatura em 2020.

[email protected]

Doutora e mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), dedica-se especialmente ao tema das migrações internacionais sob a perspectiva dos direitos humanos. Atuou em organizações da sociedade civil e instituições públicas, como o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Centro de Apoio ao Migrante e o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Realiza consultorias para organizações nacionais e internacionais, como UNESCO, OIM e ICMPD.

[email protected]

Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP. Estagiou no Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV nas áreas de produção de conhecimento e apoio à implementação de políticas públicas do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância. Possui linha de pesquisa acerca da etapa financeirizada e neoliberal do capitalismo em diálogo com a atual crise ecológica global.

[email protected]

Pesquisa

Jornalista e pesquisador especializado em cadeias produtivas. Pela Repórter Brasil, coordena investigações em parceria com ONGs e organizações de mídia globais. Também é responsável pelo desenvolvimento de metodologias para coleta e cruzamento de dados. Foi ganhador do Prêmio Gabo e indicado a outros prêmios como o British Journalism Awards e o German Media Development Awards. Já ministrou aulas e cursos sobre jornalismo ambiental como, por exemplo, na Escola de Dados da Open Knowledge Brasil.

[email protected]

 Bruna Borges é jornalista formada pela USP. Trabalhou na Folha, no UOL e no JOTA. Foi repórter em Brasília entre 2014 e 2019 e acompanhou de perto importantes movimentos da política nacional como as eleições presidenciais, o impeachment de Dilma Rousseff e os trabalhos do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Em 2022, coordenou um projeto de reportagens e podcasts para investigar os impactos das eleições na Amazônia como bolsista do Amazon Rainforest Journalism Fund, em parceria com o Pulitzer Center.

[email protected]

Jornalista formada pela USP, especialista em gênero pela Universidad Autónoma de Barcelona e mestra em sociologia pela Unicamp. Desde 2004 é membro da Repórter Brasil, onde já coordenou o “Escravo, nem pensar!” (2006-2009) e prestou consultoria na elaboração de uma série de pesquisas e publicações, para organizações como OIT e UNODC. Foi coordenadora de educação e projetos especiais do Nexo Jornal, repórter da Agência Carta Maior, e já atuou na comunicação e como consultora de diversas organizações da sociedade civil.

[email protected]

É jornalista pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), cursa MBA em Diplomacia, Políticas Públicas e Cooperação Internacional e pós-graduação em Comunicação e Jornalismo Digital pela Intervale. Desde 2021, integra a equipe da Repórter Brasil, atuando na área de pesquisa e na gestão do aplicativo Moda Livre, com matérias republicadas em sites como UOL, Carta Capital e Brasil de Fato. É membro da JEDUCA e faz parte do itinerário de voluntariado do Grupo Marista, além de outros trabalhos voluntários.

[email protected]

Jornalista, é repórter investigativa com foco em meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas. Foi repórter no Instituto Socioambiental (ISA), onde atuou junto a povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia. Já teve reportagens publicadas em diversos veículos, como InfoAmazonia, Mongabay, Sumaúma, UOL, The Intercept Brasil, Le Monde Diplomatique Brasil e Agência Pública.

[email protected]

Formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2012), na primeira turma de Direito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Filha de agricultores familiares assentados pela reforma agrária,  dedicou parte de sua vida profissional advogando para os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTRs. Foi assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG, atuando nas Secretarias de Assalariados Rurais e de Política Agrária. Advogou também para o Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas – PROVITA. Acumula experiência nas pautas em defesa dos direitos humanos e sociais, da agricultura familiar, da reforma agrária, da regularização fundiária, do meio ambiente e de combate ao trabalho escravo.

[email protected]

Naira Hofmeister é jornalista especializada em reportagens aprofundadas e investigativas. Já escreveu matérias de fôlego em mais de 30 veículos diferentes, brasileiros e internacionais, como The Intercept Brasil, El País, Mongabay, Deutsche Welle e Agência Pública. Na Repórter Brasil, integra a equipe que investiga impactos do agronegócio na Amazônia, no Cerrado e outros biomas. Também se dedica a investigar os fluxos financeiros que abastecem as grandes produtoras de commodities no Brasil. Nasceu e vive em Porto Alegre, mas já morou em Madri, onde estudou e trabalhou.

[email protected]

Poliana Dallabrida é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2016, atua em pesquisas sobre violações de direitos humanos e crimes ambientais em cadeias produtivas, com destaque para investigações de commodities do agronegócio. Já colaborou como repórter e editora do portal De Olho nos Ruralistas e Brasil de Fato. É mestranda do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

[email protected]

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Especialista em Cooperação Internacional e abordagens de Coerência de Políticas para o Desenvolvimento em agendas de governança, especialmente em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Ecologia Política. É pesquisadora associada do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar (CERESAN-UFRRJ), no qual atua no projeto “Just Food”, uma articulação em rede com diversos países da Europa com o objetivo de analisar critérios de justiça nas transições para economias de baixo carbono em cadeias produtivas e seus impactos socioambientais. Na Repórter Brasil atua na gestão da Aliança dos Direitos Humanos em Cadeias Produtivas e na representação da sociedade civil na PANAO.

[email protected]

Coordenação

Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP. É mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) e do Núcleo de Estudos Transnacionais para Segurança (NETS). Pesquisa e escreve sobre conflitos globais e dinâmicas de violência na política internacional.

[email protected]

Financeiro

É administradora, especializada em gestão de organizações sociais. Pós-graduada em gestão de projetos sociais para organizações da sociedade civil, pela PUC-SP, e em finanças e controladoria. Desde 2002, trabalha e presta consultorias nas áreas administrativa,  financeira e contábil em OSCs, tendo integrado, entre outras, a equipe da ABONG  e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

[email protected]

Administradora, com experiência nas áreas administrativa e financeira. Ao longo da minha trajetória profissional, destaco-me pela atuação em empresas privadas, somando a essa bagagem uma década de dedicação à área financeira do terceiro setor.

[email protected]

Formada em administração de empresas pela universidade paulista (Unip) pós-graduada em departamento pessoal e MBA de projetos sociais e direitos humanos pela universidade Anhembi Morumbi.  Atua na área financeira /administrativa desde 2008 com ênfase no terceiro setor.

[email protected]

Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Uninove, formação em Administração em andamento pela Anhembi Morumbi.

[email protected]

Assessoria de imprensa

Profissionais da mídia, por favor entrem em contato com a Agência Ideal, pelo endereço de e-mail [email protected] ou pelos telefones: +55 (11) 91084-0882 e (11) 4873-7648.

Para questões relativas a licença para reprodução de conteúdo, clique aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba nossas
investigações no seu email

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder