Equipe da Repórter Brasil

Fundada, em 2001, por jornalistas, cientistas sociais e educadores, a Repórter Brasil tem como missão identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes organizações envolvidas no combate ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de seres humanos no país.

Estrutura institucional

Presidente: Leonardo Sakamoto. Conselho Diretor: Claudia Carmello Cruz, Lúcia Ramos Monteiro, Carolina Falcão Motoki, Thiago Guimarães Rodrigues, Daniela de Carvalho Matielo. Conselho Fiscal: Beatriz Costa Barbosa, Luiz Guilherme Barreiros Bueno da Silva e Spensy Kmitta Pimentel

Secretário Executivo e responsável pela área de pesquisa

Marcel Gomes é o secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.

Equipe

Quem são as pessoas que trabalham diariamente em e possuem vínculo com a instituição.

Jornalismo

Coordenador

Carlos Juliano Barros é formado em jornalismo e mestre em Geografia Humana, ambos pela USP. Um dos fundadores da Repórter Brasil, dirigiu em parceria com Caio Cavechini o documentário Carne, Osso. Vencedor do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo pelo documentário Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica. É associado da organização. ([email protected])

Coordenadora de projetos especiais

Ana Aranha é repórter e documentarista, tem 14 prêmios de jornalismo. É responsável por investigações especiais na Repórter Brasil, onde coordenou o núcleo de jornalismo entre 2015 e 1019. Foi repórter especial da Agência Pública e repórter da revista Época. Já colaborou para diversos veículos, como The Guardian e El Mundo. Dirigiu o documentário “Slaves To Fashion”, da Al Jazeera, e assina produção executiva e roteiro do documentário “Jaci – Sete Pecados de Uma Obra Amazônica”, vencedor do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo ([email protected]).

Editora

Paula Bianchi é jornalista com foco em política, direitos humanos e meio ambiente. Editora na Repórter Brasil, já passou por veículos como Pública, Intercept Brasil, UOL e Folha de S.Paulo. Formada pela UFRGS, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022 na categoria produção jornalística em texto, é Jornalista Amiga da Infância pelo Andi, turma de 2021, Women Journo Heroes 2019, pela International Women’s Media Foundation e menção Honrosa do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos de 2016 ([email protected]).

Editora de comunicação estratégica

Tamyres Matos é jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Exerceu a função de editora das versões impressa e online do jornal Maré de Notícias e tem passagens como repórter pelos jornais O Globo e O DIA. Além disso, coordenou as redes sociais do Parque Tecnológico da UFRJ e atuou com comunicação interna no programa Rio Sem Miséria, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro ([email protected]).

Repórteres

Daniel Camargos é repórter investigativo focado em direitos humanos, política, conflitos no campo, meio ambiente e mineração com 20 anos de experiência em redações. Trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Estado de Minas e O Tempo. Ganhou seis prêmios de jornalismo, entre eles o Vladimir Herzog. Foi finalista dos prêmios Esso, Petrobras e CNH e nominado para o Gabriel Garcia Márquez. Foi reconhecido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais como uma das seis pessoas que se destacaram, em 2020, na defesa dos direitos humanos. É diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. ([email protected])

Diego Junqueira é jornalista formado pela USP em 2009, intercambista da Universidad Simón Bolívar. Desde 2015 escreve sobre direitos trabalhistas, direitos civis, política de drogas, segurança pública, política e economia. Foi repórter e editor no Portal R7 e já publicou no jornal Correio Braziliense e nas revistas Placar, Negócios da Comunicação e Terra Magazine. Foi finalista do prêmio CNH 2017 com reportagem sobre uso de agrotóxicos no Brasil. ([email protected])

Hélen Freitas é jornalista formada pela PUC-SP e pós-graduanda em sociopsicologia pela FESPSP. Desde 2016, escreve sobre direitos humanos, defesa do consumidor, política, saúde e alimentação adequada e saudável. Já produziu conteúdos para mídias digitais, impressas e audiovisuais, e colaborou para veículos como Agência Pública e UOL Universa. ([email protected])

Marina Rossi é jornalista premiada pela Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) – Derechos Humanos Y Servicio a la Comunidad, com a série especial sobre o Relatório da Comissão da Verdade. A reportagem foi publicada pelo El País Brasil, jornal do qual participou da fundação e onde atuou ao longo de oito anos como repórter nas áreas de política, sociedade, meio ambiente e direitos humanos. Também fez parte do júri do Prêmio García Márquez em 2019 e foi indicada ao Prêmio Mulher Imprensa no mesmo ano. Antes disso, passou pelas redações das revistas Istoé e Istoé Dinheiro. É formada em jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduanda em Direitos Humanos pela PUC-RS ([email protected]).

Assistente de comunicação

Beatriz Vitória é estudante de jornalismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi estagiária de redes sociais na Agência Pública, onde auxiliou na cobertura eleitoral e atuou em projetos como Governadores Contra o Clima, Sentinela Eleitoral, Emergência Climática, Por Trás do Alimento, Vale do Javari e na campanha de arrecadação Caixa Preta do Bolsonaro ([email protected]).

Educação

Coordenadora

Natália Suzuki é jornalista e cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política pela mesma universidade e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha (2008). Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias (2006-07); estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena (2008) na área de comunicação e no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações brasileiras da sociedade civil. É doutoranda do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. ([email protected])

Assessor de projeto

Rodrigo Teruel é formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou na assessoria de promoção do trabalho decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Foi bolsista de iniciação científica do PIBIC-CNPq com o tema “Genocídio Juvenil e movimentos latino-americanos de resistência”. ([email protected])

Analista de projetos

Vitor Camargo de Melo é mestre em Direitos Humanos e Cidadania, e bacharel em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia, ambas formações pela Universidade de Brasília (UnB). Foi pesquisador do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).  É também escritor e roteirista, autor de duas antologias de contos e do romance “Embaixo das unhas” (Editora Penalux, 2021), vencedor do International Latino Book Awards 2022 e finalista dos prêmios Sesc e Prêmio Kindle de Literatura em 2020. ([email protected])

Tatiana Chang Waldman é doutora e mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atua com os temas de migrações internacionais e direitos humanos com experiência em diferentes instituições, como o Museu da Imigração, o Centro de Apoio ao Migrante e o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEER/SME). Realizou consultorias para organizações como Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), entre outras. ([email protected])

Assistente de Projetos

Fernanda Banyan é formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou no Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV nas áreas de produção de conhecimento e apoio à implementação de políticas públicas do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância. Possui linha de pesquisa acerca da etapa financeirizada e neoliberal do capitalismo em diálogo com a atual crise ecológica global ([email protected]).

Pesquisa

André Campos é jornalista formado pela USP e pesquisador especializado em investigações sobre cadeias produtivas. Pela Repórter Brasil, já liderou diversas publicações em parceria com mídias internacionais como o The Guardian, The Bureau of Investigative Journalism, Danwatch e Mongabay. É também responsável por coordenar outros projetos da organização como o Moda Livre e a plataforma Moendo Gente. Já foi indicado a premiações internacionais como o Gabriel García Márquez de Periodismo, o German Development Media Awards e o British Journalism Awards.([email protected])

Ana Beatriz de Aguiar é estudante de direito no Centro Universitário Moura Lacerda. Estagiou por dois anos no Anexo de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Fórum de Ribeirão Preto, onde atuou com análise e envio de documentação nos processos. ([email protected])

Carlos Eduardo Silva é formado em Direito pela Universidade Jorge Amado (Bahia) e desde 2005 trabalha com o movimento sindical rural. Foi assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (CONTAR). Há 10 anos atua em atividades de formação para trabalhadores e trabalhadoras rurais relacionadas ao enfrentamento a trabalho escravo, promoção de direitos humanos e monitoramento de cadeias produtivas. ([email protected])

Fernanda Sucupira é jornalista formada pela USP, especialista em gênero e igualdade pela Universidad Autónoma de Barcelona e mestra em sociologia pela Unicamp. Desde 2004 é membro da Repórter Brasil, onde coordenou o “Escravo, nem pensar!” (2006-2009) e prestou consultoria (2012-2016), contribuindo na elaboração de uma série de pesquisas e publicações, para organizações como OIT e UNODC. Atuou também na comunicação e como consultora e pesquisadora de diversas organizações da sociedade civil. Trabalhou em sites jornalísticos, como repórter de direitos humanos da Agência Carta Maior e coordenadora de educação e de projetos especiais do Nexo Jornal. ([email protected])

France Júnior Plácido de Lima é jornalista pela Universidade de Ribeirão Preto. Atua na comunicação desde 2016 em âmbitos como assessoria de imprensa, relações públicas, rádio e portal de notícias. É membro da Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA) e compôs a equipe da Superintendência de Comunicação Social da Universidade de São Paulo (SCS) campus de Ribeirão Preto, na Rádio USP e no Jornal da USP em Ribeirão Preto e São Paulo. ([email protected])

Gil Alessi é jornalista e cientista social formado pela USP e PUC-SP. Desde 2010 escreve sobre segurança pública, Direitos Humanos e meio ambiente. Trabalhou como repórter no jornal espanhol El País, onde venceu o prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa em 2016, e no UOL. Por seus projetos na área do audiovisual venceu em 2019 o prêmio de melhor roteiro de série documental da Associação Brasileira de Autores e Roteiristas pelo documentário Guerras do Brasil, e em 2010 o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de melhor programa jornalístico com A Liga. ([email protected])

Isabel Harari é jornalista formada pela PUC-SP. Desde 2014 escreve sobre direitos territoriais, desmatamento, garimpo e obras de infraestrutura. Foi repórter no Instituto Socioambiental (ISA), onde atuou junto a povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia. Colaborou com Le Monde Diplomatique Brasil, Mongabay e Agência Pública de Jornalismo Investigativo. ([email protected])

Laíssa Pollyana do Carmo é formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2012), na primeira turma de Direito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Filha de agricultores familiares assentados pela reforma agrária,  dedicou parte de sua vida profissional advogando para os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTRs. Foi assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG, atuando nas Secretarias de Assalariados Rurais e de Política Agrária. Advogou também para o Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas – PROVITA. Acumula experiência nas pautas em defesa dos direitos humanos e sociais, da agricultura familiar, da reforma agrária, da regularização fundiária, do meio ambiente e de combate ao trabalho escravo. ([email protected])

Luiz Henrique da Silva (Parahyba), jornalista e radialista (UFPB), atua no movimento sindical e popular há mais de 30 anos, com passagens por Federação da Agricultura Familiar de Goiás, Contag, Contar, CPT-GO e Conselho Nacional de Saúde. Especializado em produção de rádio e mídias digitais, trabalhou no SBT-Goiás e na Rede Católica de Rádio. Na Casa Brasil Publicidade, foi produtor de conteúdos digitais. ([email protected])

Naira Hofmeister é jornalista especializada em reportagens aprofundadas e investigativas. Já escreveu matérias de fôlego em mais de 30 veículos diferentes, brasileiros e internacionais, como The Intercept Brasil, El País, Mongabay, Deutsche Welle e Agência Pública. Por seu trabalho, recebeu prêmios e foi contemplada com bolsas de organizações como a Fundación Gabriel García Marquez de Jornalismo. Nasceu e vive em Porto Alegre, mas já morou em Madri, onde fez pós-graduação. É também mestra em Literatura, pela Ufrgs, mesma faculdade onde se graduou. ([email protected])

Poliana Dallabrida é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2016, atua em pesquisas sobre violações de direitos humanos e crimes ambientais em cadeias produtivas, com destaque para investigações de commodities do agronegócio, mineração, produtos não-florestais e vestuário. Já colaborou como repórter e editora do portal De Olho nos Ruralistas e Brasil de Fato. É mestranda do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. ([email protected])

Tássia Carvalho é doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Especialista em Cooperação Internacional e abordagens de Coerência de Políticas para o Desenvolvimento em agendas de governança, especialmente em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Ecologia Política. É pesquisadora associada do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar (CERESAN-UFRRJ), no qual atua no projeto “Just Food”, uma articulação em rede com diversos países da Europa com o objetivo de analisar critérios de justiça nas transições para economias de baixo carbono em cadeias produtivas e seus impactos socioambientais. Na Repórter Brasil atua na gestão da Aliança dos Direitos Humanos em Cadeias Produtivas e na representação da sociedade civil na PANAO. ([email protected])

Coordenação

Assistente

Victória Perino é formada em Relações Internacionais pela PUC-SP. É mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) e do Núcleo de Estudos Transnacionais para Segurança (NETS). Pesquisa e escreve sobre conflitos globais e dinâmicas de violência na política internacional. ([email protected])

Financeiro

Coordenadora

Marta Vieira é administradora, com experiência de 18 anos na área administrativa e financeira em ONGs, pós-graduada em gestão de projetos sociais para organizações da sociedade civil, e em finanças e controladoria.([email protected])

Analistas

Juliana Fuhrmann é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz. ([email protected])

Neusa Amorim é formada em administração de empresas pela universidade paulista (Unip) e pós-graduada em departamento pessoal. Está cursando MBA de projetos sociais e direitos humanos pela universidade Anhembi Morumbi. Possui 12 anos de experiência na área administrativa com ênfase de terceiro setor. ([email protected])

Estagiária

Jéssica Migliorati é formada em Tecnologia em Recursos Humanos pela Uninove e cursa Administração pela Anhembi Morumbi
([email protected]).

Colaboradores

Colaboradores eventuais da Repórter Brasil na área de Documentários

Caio Cavechini colabora com a Repórter Brasil dirigindo documentários: Correntes (2006); Carne, Osso (2011), Enchente não arranca Raiz (2012) foram selecionados para importantes festivais de cinema e Jaci (2016) venceu o  Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Formado em jornalismo pela USP, Caio é também editor executivo do Profissão Repórter, da TV Globo.

Maurício Monteiro Filho é jornalista e documentarista. Como repórter, especializou-se em grandes reportagens para veículos como Trip, Superinteressante e Rolling Stone, entre outros. Em 2010, passou a atuar em projetos audiovisuais para cinema e TV. Pela Lente Viva Filmes, da qual foi sócio, roteirizou e produziu 20 Centavos, Entre os Homens de Bem e atuou como produtor executivo em Escolas em Luta. É associado e co-fundador da organização, na qual dirige projetos audiovisuais. ([email protected])

Colaboradores eventuais da Repórter Brasil na área de pesquisa que são associados da organização

Carolina Motoki é formada em jornalismo pela USP e especialista em educação do campo pela UFPA/Unifesspa. Integrou o programa “Escravo, nem pensar!” de 2006 a 2013. Em 2007, mudou-se para o norte do Tocantins, onde permaneceu até 2016 e atuou junto a organizações locais e nacionais. Hoje vive em São Paulo, e segue no trabalho com formação educacional, pesquisa e produção de conteúdo sobre temas relacionados aos povos do campo.

Rodrigo Ratier é formado em jornalismo e doutor em Educação pela USP. É editor-responsável pela revista e pelo site de Nova Escola. Foi editor das revistas Superinteressante e Mundo Estranho e professor da especialização em Jornalismo Político da PUC-SP. 

Programadores e designers que ajudaram a construir a cara Repórter Brasil

Cauê Thenório, Daniela de Carvalho Matielo, Gustavo Monteiro, Iberê Thenório, Luiza Peixe, Tiago Madeira, Uiu Cavalheiro.

Assessoria de imprensa

Profissionais da mídia, por favor entrem em contato com a Agência Ideal, pelo endereço de e-mail [email protected] ou pelos telefones: +55 (11) 91084-0882 e (11) 4873-7648.

Para questões relativas a licença para reprodução de conteúdo, clique aqui.