Equipe da Repórter Brasil

Fundada, em 2001, por jornalistas, cientistas sociais e educadores, a Repórter Brasil tem como missão identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil visando à mobilização de lideranças sociais, políticas e econômicas para a construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, mais justa, igualitária e democrática. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes organizações envolvidas no combate ao trabalho escravo contemporâneo e ao tráfico de seres humanos no país.

Estrutura institucional

Presidente: Leonardo Sakamoto. Conselho Diretor: Claudia Carmello Cruz, Iberê Francisco Thenório, Paula Monteiro Takada, Maurício Eraclito Monteiro Filho, Rodrigo Pelegrini Ratier. Conselho Fiscal: Beatriz Costa Barbosa, Luiz Guilherme Barreiros Bueno da Silva e Spensy Kmitta Pimentel

Secretário Executivo e responsável pela área de pesquisa

Marcel Gomes é o secretário-executivo da ONG Repórter Brasil. Na organização desde 2008, coordenou pesquisas sobre os impactos socioambientais da cadeia de produção agropecuária e de biocombustíveis. É formado em jornalismo e tem mestrado em ciência política, ambos na USP. Cursa atualmente o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. Já trabalhou no Dieese, na editora Globo, no jornal Valor Econômico e no portal Carta Maior.

Equipe

Quem são as pessoas que trabalham diariamente em e possuem vínculo com a instituição.

Jornalismo

Coordenadora

Ana Magalhães é jornalista, com pós-graduação em Jornalismo Literário e mestra em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid. Trabalhou em jornais como Folha de S.Paulo, Agora e O Tempo, e colaborou para as revistas Trip e Época São Paulo.  ([email protected], ramal 14)

Coordenadora de projetos especiais

Ana Aranha é repórter investigativa e documentarista, tem 11 prêmios de jornalismo, entre eles dois GPs Ayrton Senna, uma menção honrosa no Vladimir Herzog e dois HSBC/Jornalistas e Cia. Formada em jornalismo pela USP, começou como repórter na revista Época e desde 2011 se dedica ao jornalismo independente, colaborando para diversos veículos (e veículos diversos) como The Guardian, El Mundo, agência Pública, Veja, Rolling Stone, Marie Claire e GQ. ([email protected], ramal 15)

Editora

Mariana Della Barba é jornalista. Trabalhou em veículos como Estadão, Veja e BBC News, nas redações de São Paulo e Londres. Por suas reportagens sobre saúde e direitos da mulher, ganhou um prêmio do instituto americano de jornalismo ICFJ (International Center for Journalists). Também ganhou bolsas de estudo e de reportagem de outros centros internacionais, como Dart Center-Columbia University e Women Deliver. Formada na Cásper Líbero. ([email protected]; ramal 15)

Repórteres

Daniel Camargos é jornalista. Trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Estado de Minas e O Tempo. Publicou em veículos internacionais (BBC e Al Jazeera) e nacionais (Revista Piauí, Estado de São Paulo, Vice, Carta Capital, Caros Amigos e Brasil de Fato). Ganhou cinco prêmios de jornalismo e foi finalista dos prêmios Esso, Petrobras, CNH e CBIC. Formado em jornalismo pela Puc Minas, em 2003. ([email protected], ramal 17)

Diego Junqueira é jornalista formado pela USP em 2009, intercambista da Universidad Simón Bolívar. Desde 2015 escreve sobre direitos trabalhistas, direitos civis, política de drogas, segurança pública, política e economia. Foi repórter e editor no Portal R7 e já publicou no jornal Correio Braziliense e nas revistas Placar, Negócios da Comunicação e Terra Magazine. Foi finalista do prêmio CNH 2017 com reportagem sobre uso de agrotóxicos no Brasil. ([email protected], ramal 18)

Luana Rocha, nascida em Salvador (BA), é jornalista e também tem formação em documentário pela Escuela International de Cine y TV (EICTV), em Santo Antonio de Los Baños, Cuba. Atua na área de pesquisa e roteiro para documentários, sobretudo nas áreas de cultura, música e população afro-brasileira. Trabalhou ainda na produção/direção dos programas eleitorais para televisão de campanhas políticas nas últimas quatro eleições (2010, 2012, 2014 e 2016). Foi repórter de política, polícia, cultura e economia nos jornais A Tarde, Correio e Metrópole em Salvador entre 2008 e 2014.  Entre 2016 e 2017 foi coordenadora de comunicação na Secretaria de Direitos Humanos da Bahia.  ([email protected], ramal 17)

Estagiária

Camilla Freitas é estudante de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). Trabalhou como estagiária no SBT, no Esporte Interativo, na Agência Pública e no Centro de Preservação Cultural da USP. Colaborou para a revista esportiva Beat e ainda colabora para o site Lado M. ([email protected], ramal 24)

Educação

Coordenadora

Natália Suzuki é jornalista e cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política pela mesma universidade e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha (2008). Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias (2006-07); estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena (2008) na área de comunicação e no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações brasileiras da sociedade civil. É doutoranda do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. ([email protected], ramal 26)

Assessor de projeto

Thiago Casteli é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), atuou como arte-educador no Memorial da América Latina (2007-2009) e como monitor de intercambistas norteamericanos no Council on International Educational Exchange (2009-2010). Foi educador de uma rede de cursinhos populares de São Paulo (2010-2011). ([email protected], ramal 22) 

Assistente de projeto

Rodrigo Teruel é formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou na assessoria de promoção do trabalho decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Foi bolsista de iniciação científica do PIBIC-CNPq com o tema “Genocídio Juvenil e movimentos latino-americanos de resistência”. ([email protected], ramal 13)

Coordenação

Assistente

Marília Ramos é formada em Relações Internacionais e História pela Universidade de São Paulo, atua na área de direitos humanos desde 2010. Trabalhou na ONG Conectas Direitos Humanos e no projeto de apoio à Relatoria da ONU para o direito à moradia adequada no LabCidade FAUUSP.
([email protected], ramal 11)

Financeiro

Coordenadora

Marta Vieira é administradora, com experiência de 16 anos na área administrativa e financeira em ONGs, pós-graduada em gestão de projetos sociais para organizações da sociedade civil, cursando especialização em finanças e controladoria. ([email protected], ramal 20)

Assistente

Juliana Fuhrmann é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz. ([email protected], ramal 21)

Colaboradores

Colaboradores eventuais da Repórter Brasil na área de Documentários

Caio Cavechini colabora com a Repórter Brasil dirigindo documentários: Correntes (2006); Carne, Osso (2011), Enchente não arranca Raiz (2012) foram selecionados para importantes festivais de cinema e Jaci (2016) venceu o  Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo. Formado em jornalismo pela USP, Caio é também editor executivo do Profissão Repórter, da TV Globo.

Carlos Juliano Barros é formado em jornalismo e mestre em Geografia Humana, ambos pela USP. Um dos fundadores da Repórter Brasil, dirigiu em parceria com Caio Cavechini o documentário Carne, Osso. Vencedor do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo pelo documentário Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica. É associado da organização. ([email protected])

Maurício Monteiro Filho é jornalista e documentarista. Como repórter, especializou-se em grandes reportagens para veículos como Trip, Superinteressante e Rolling Stone, entre outros. Em 2010, passou a atuar em projetos audiovisuais para cinema e TV. Pela Lente Viva Filmes, da qual foi sócio, roteirizou e produziu 20 Centavos, Entre os Homens de Bem e atuou como produtor executivo em Escolas em Luta. É associado e co-fundador da organização, na qual dirige projetos audiovisuais. ([email protected])

Colaboradores eventuais da Repórter Brasil na área de pesquisa que são associados da organização

André Campos é jornalista formado pela USP e pesquisador especializado em investigações sobre cadeias produtivas. Pela Repórter Brasil, realizou, entre outros trabalhos, o aplicativo Moda Livre e a plataforma multimídia Moendo Gente([email protected])

Carolina Motoki é formada em jornalismo pela USP e especialista em educação do campo pela UFPA/Unifesspa. Integrou o programa “Escravo, nem pensar!” de 2006 a 2013. Em 2007, mudou-se para o norte do Tocantins, onde permaneceu até 2016 e atuou junto a organizações locais e nacionais. Hoje vive em São Paulo, e segue no trabalho com formação educacional, pesquisa e produção de conteúdo sobre temas relacionados aos povos do campo.

Rodrigo Ratier é formado em jornalismo e doutor em Educação pela USP. É editor-responsável pela revista e pelo site de Nova Escola. Foi editor das revistas Superinteressante e Mundo Estranho e professor da especialização em Jornalismo Político da PUC-SP. 

Programadores e designers que ajudaram a construir a cara Repórter Brasil

Cauê Thenório, Daniela de Carvalho Matielo, Gustavo Monteiro, Iberê Thenório, Luiza Peixe, Tiago Madeira, Uiu Cavalheiro.

Assessoria de imprensa

Profissionais da mídia, por favor entrem em contato com Karla Prado, da Agência Ideal, pelo endereço de e-mail [email protected] ou pelo telefone: +55 (21) 99865-9732.

Para questões relativas a licença para reprodução de conteúdo, clique aqui.