Ouro do sangue Yanomami

Parceria entre Amazônia Real e Repórter Brasil traz sete reportagens que mostram o caminho do ouro, da extração ilegal que devasta a Terra Indígena Yanomami até sua transformação em joias de luxo. Entre um ponto e outro, revelamos as empresas que estão lucrando com o garimpo ilegal, os políticos que apoiam essa atividade, a relação com o crime organizado e o contexto histórico por trás das invasões. 

Como funciona o mercado de aeronaves que apoia o garimpo

Pilotos e donos de aeronaves que fazem o transporte até as áreas de garimpo faturam R$ 200 mil por semana, segundo a Polícia Federal.

HStern está entre as compradoras de ouro ilegal

Inquéritos da Polícia Federal revelam empresas envolvidas na compra do ouro que sai da TI Yanomami, de atravessadores até joalherias de luxo.

‘Projeto de mineração de Bolsonaro vai virar uma confusão’

Memória-viva do garimpo no país, José Altino Machado conta sobre a origem das invasões à TI Yanomami e faz aposta para seu futuro.

Ouro Yanomami é vendido livremente em rua de Boa Vista

Flagramos até mesmo uma funcionária da saúde indígena entre os clientes das joalherias na chamada Rua do Ouro. 

PCC se aproxima de garimpeiros para lavagem de recursos

Falta de regulação do mercado do ouro é  prato cheio para traficantes. Logística também atrai crime organizado para transporte de drogas.

Romero Jucá, o ‘maior inimigo’ dos Yanomami

Um dos mais emblemáticos defensores do garimpo nos territórios indígenas, ex-governador de Roraima teve passagem desastrosa pela Funai.