Acampamento da Juventude cria seu “banco central”

Organização holandesa coloca moeda alternativa em circulação durante o Fórum
Especial para o Repórter Brasil
 23/01/2003

O Real é a única moeda oficial do Brasil. Mas em uma área com menos de um quilômetro quadrado em Porto Alegre, o “Sol” também será considerado um meio de troca legítimo. A proposta é criar uma moeda solidária, para fortalecer o comércio no Acampamento da Juventude.

A moeda será aceita na compra de variados artigos, de comerciantes instalados no próprio Acampamento. A conversão entre reais e sóis pode ser feita em uma grande tenda, dentre as barracas das 5 mil pessoas que já estavam hospedadas no local desde o dia 20.

De bermuda e sandália, o economista holandês especializado em desenvolvimento, Michel Meid, estava acabando de montar a barraca que funcionará como casa de câmbio. Ele quer testar o modelo no Acampamento e depois levar a pequenas comunidades e redes empresariais.

Um real vai valer um sol, do começo ao fim do III Fórum Social Mundial. O sistema de câmbio fixo é um enfrentamento à lei de oferta e procura, um dos pilares do sistema financeiro internacional, que faz o preço das moedas oscilarem diariamente.

O Movimento Monetário Mosaico será a autoridade monetária do Acampamento e poderá emitir sóis ou tirá-los de circulação, exatamente como o Banco Central faz. Mostrando as cédulas coloridas de um, dois, cinco e dez sóis, Meid indica o site da organização holandesa (www.momomo.org) para quem se interessar com a idéia.

Thiago Guimarães

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM