Chuvas fortes afetam Acampamento da Juventude

A área do Acampamento da Juventude enfrenta problemas devido às fortes chuvas que caem sobre a capital gaúcha nos últimos dias.
Por Ana Aranha
 23/01/2003

A área do Acampamento da Juventude enfrenta problemas devido às fortes chuvas que caem sobre a capital gaúcha nos últimos dias. O local, que reúne participantes do Fórum de todas as parte do mundo, apresenta pontos de alagamento. Segundo Adriano Marcelo dos Santos, membro do comitê organizador do Acampamento, cerca de 500 pessoas foram atingidas e barracas foram destruídas, mas ninguém ficou ferido.

Na terça-feira, um temporal com ventos fortes atingiu Porto Alegre, derrubando e danificando barracas de camping e a própria estrutura do acampamento. Das cinco praças de alimentação existentes, quatro caíram. A chuva forte de ontem encheu barracas de água em alguns locais, mas não houve inundação.

O parque onde está instalado o acampamento era originalmente um lago, que foi aterrado para a urbanização. Isso dificulta absorção de água pelo terreno, principalmente nos pontos de escoamento natural. Uma das preocupações da organização é exatamente esses pontos, não aconselhados para se armar barracas. Contudo, um grande número de pessoas ainda é esperado – de acordo com Santos, há 10 mil acampados, enquanto o total estimado é de 30 mil.

O Acampamento da Juventude é dividido em 33 setores, cada um dos quais gerido pelos próprios “moradores”. Por isso, cada setor é responsável pela solução dos problemas de sua área. Alguns já estão se organizando para solucionar os danos causados pela chuva e se prevenir. Canaletas estão sendo escavadas e barracas trocadas de lugar.

A Secretaria Municipal de Obras e Viação, que deu apoio para que o acampamento fosse instalado, disponibilizou recursos, como bombas de drenagem, caso seja necessário.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM