Comunidade negra protesta contra governo no FSM

Durante a solenidade de abertura do FSM 2003, ativistas do movimento negro protestaram contra o governo do Rio Grande do Sul
Por Fernanda Sucupira
 23/01/2003

Durante a solenidade de abertura do FSM 2003, ativistas do movimento negro protestaram contra o fechamento do CODENE, conselho estadual propositivo e fiscalizador de políticas públicas para negros no Rio Grande do Sul. Cerca de 40 pessoas promoveram ato, dentro da PUC, culpando o governador Germano Rigotto pelo ocorrido, com faixas de “Fora governo facista”.

Na segunda-feira, a presidente Ivonete Carvalho foi impedida de entrar no prédio onde ficam as salas do conselho, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O CODENE, que existe há 14 anos, se inscreveu em três oficinas do Fórum e não poderá realizá-las sem o material que está dentro das salas, fechadas pelo Secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Edir Oliveira. “É um desrespeito ao nosso trabalho de dois anos no conselho”, protesta Ivone.

Ao sair da solenidade de abertura do evento, o governador Germano Rigotto declarou que não estava sabendo do fechamento. “Para mim isso é novidade. Se for verdade, vou procurar retificar. Pretendo me reunir com a comunidade negra nas próximas semanas”, comentou.

Colaborou Claudia Carmello

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM