Se a idéia do Fórum é discutir alternativas para um futuro melhor, nada mais justo do que incluir na discussão as crianças que irão protagonizar esse futuro.
Foi baseado nessa idéia que surgiu o Fórumzinho Social Mundial, que começou hoje em Porto Alegre como atividade paralela ao FSM.
“O objetivo é reunir as crianças de todo o mundo que estão presentes na cidade para que discutam, na linguagem delas, as possibilidades de um novo mundo”, explicou a organizadora do evento, Valéria Viana.
O tema escolhido para este ano foi a Carta da Terra, documento elaborado durante a ECO-92 para sintetizar valores e princípios necessários à criação de um mundo mais justo e sustentável. Na cerimônia de abertura, estiveram presentes Leonardo Boff, representante brasileiro da Comissão da Carta da Terra, e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, além de membros do Conselho da Terra de vários países.
O Fórumzinho vai até o dia 28 e inclui as mais diversas atividades para que cada criança encontre a sua forma de expressar as idéias. Na oficina de gibis, vão criar histórias em quadrinhos com temas ecológicos. Na de mosaico, vão produzir imagens que expressem a importância do respeito à natureza e alertem para os perigos que o planeta enfrenta. Poderão ainda trabalhar com fantoches, dança, teatro, artesanato, além, é claro de participar de discussões de cunho político. Uma das entidades participantes, a Organização pela Preservação Ambiental, vai propor um desafio aos meninos e meninas presentes: que criem uma sociedade civil infantil organizada, dentro e fora do país, para discutir e expor os seus interesses.