Pedalar é preciso

Protesto "móvel" no Fórum Social pede mais direitos aos ciclistas
Por Paula Takada
 26/01/2003

Cerca de 150 pessoas participaram hoje de uma “bicicletada” pelas ruas de Porto Alegre. Reivindicando o reconhecimento dos direitos de quem usa a magrela como um verdadeiro meio de transporte, os ciclistas saíram às 10h30 do Parque da Farroupilha rumo à Usina do Gasômetro, concluindo o percurso ao meio-dia em frente ao prédio 40 da PUC.

A organização do passeio ficou por conta de um grupo de 12 catarinenses que há duas semanas deixaram Florianópolis e chegaram à capital gaúcha pedalando. Como todas as manifestações do fórum, a bicicletada também teve seu grito: “O petróleo é guerra, ande de bicicleta!”

Para o estudante Esteban Albeszuri, que participou do passeio, a bicicleta pode ser um meio de amenizar os problemas do caótico trânsito das grandes capitais. “Não queremos que todos passem a andar de bicicleta, mas tem muita gente que mora em cidades planas, próximo do trabalho ou da escola e que poderia deixar o carro na garagem.” Esteban garante que se os direitos dos ciclistas fossem respeitados, a opção pela bike seria uma escolha mais saudável, ecológica e segura.

A oficina “À bicicleta por quê?”, organizada pelo grupo italiano Bici G8, deverá aprofundar o assunto nesse domingo, às 13h30.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM