Alunos de redação da USP lançam livro nesta sexta

O livro “Democracia para todos”, que reúne a produção do Projeto Redigir, será lançado na próxima sexta-feira, dia 23 de maio
Especial para o Repórter Brasil
 17/05/2003

O livro “Democracia para todos”, que reúne a produção do Projeto Redigir, será lançado na próxima sexta-feira, dia 23 de maio. Durante meses de trabalho, 12 alunos deste curso de redação, expressão e cidadania da Universidade de São Paulo (ver texto abaixo) se debruçaram sobre o tema e suas conseqüências para a vida cotidiana – a própria publicação tem como objetivo mostrar a importância da democratização da informação. Esta é a primeira vez que um projeto, exclusivamente organizado por alunos e ex-alunos da USP, chega a uma publicação.

O livro é o resultado de um trabalho que começou em agosto do ano passado, com encontros no Centro Cultural São Paulo. Lá, os alunos se reuniam em grupo, discutiram temas, pesquisaram e elaboraram os textos. Financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, o livro foi organizado por estudantes e jornalistas formados pela Escola de Comunicações e Artes.

Democracia para todos

As 72 páginas do livro abordam a democracia sob diversos ângulos, sem cair na armadilha da busca de uma definição formal. Consenso, neste caso, não seria algo democrático. De um diálogo dramatúrgico que se passa na Revolução Francesa a uma história em quadrinhos que discute a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, o livro traz diversas visões, pontos de vista e sensações sobre essa forma de governo.

Não é monótono como um grande tratado e procura fugir da superficialidade e de opiniões mal fundamentadas. Com ousadia, os autores costuraram a relação muitas vezes esquecida de temas como reforma agrária, Constituição, pobreza e meio ambiente e a democracia.

O Projeto Redigir

O Projeto Redigir surgiu em 1999 como um curso gratuito de redação para o vestibular. Criado por estudantes de Jornalismo da USP, tinha o objetivo de auxiliar alunos de escolas públicas na redação para os exames de ingresso à faculdade. No ano passado, o projeto passou por mudanças, trabalhando o domínio do texto para a conquista da cidadania.

Atualmente, o Projeto Redigir envolve mais de 50 alunos da Escola de Comunicações e Artes e é uma das mais importantes iniciativas de extensão universitária da USP. Mais de duas mil pessoas já sentaram nos bancos do projeto. As inscrições são abertas semestralmente (informações no site http://www.projetoredigir.hpg.com.br) e a seleção segue critérios sócio-econômicos. Patrocinado pela Reitoria, através da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o curso atende cerca de 600 pessoa por ano.

Lançamento do livro “Democracia para todos”, do Projeto Redigir

Sexta-feira, 23 de maio, às 19h30, no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – bloco A

Mais informações sobre o lançamento do livro e o Projeto Redigir pelo correio eletrônico [email protected].

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM