Medo e fracasso não são mais conceitos da educação

A formação do educador na cidade educadora: cultura do medo x cultura do desejo. Este foi o tema do painel 05 que aconteceu no segundo dia do fórum
Por www.agentenarede.org
 02/04/2004

A formação do educador na cidade educadora: cultura do medo x cultura do desejo. Este foi o tema do painel 05 que aconteceu no segundo dia do fórum.

Lous Weber, de Paris, Selma Garrido, da USP, e o ex-secretário da Educação de Porto Alegre, Eliezer Machado, foram os palestrantes desse painel. Eles discutiram projetos democráticos e populares, ou melhor, “educação popular”.

Segundo Louis Weber, nós estamos adaptados a uma formação de professores para uma escola inexistente. Os professores tem que adquirir uma nova cultura, a da paz, sem violência, principalmente, sem a violência verbal. “O ensino ainda é conservador e isso tem que acabar”, afirmou Weber.

A escola tem que ter democracia para que a criança tenha o desejo de aprender. Para Selma Garraido, a criança tem que ter motivação na escola e sentir o prazer de aprender. Sofrer discriminação e pressão de seus educadores só faz com que a criança se sinta insegura.

O professor hoje não é especialista em ensino, mas pelo que tudo indica isso vai mudar. Eles estão fazendo uma espécie de reciclagem, fazendo faculdade e se atualizando.

Rilari E. Farias

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM