O sindicalista Daniel Soares da Costa Filho foi morto a tiros nesta terça-feira (15) pela manhã em Parauapebas, no sudeste do Pará. Ele estava indo de moto da cidade para o assentamento Carajás, no qual era presidente da Associação de Produtores Rurais, quando foi abordado por dois homens que dispararam vários tiros.
O corpo do sindicalista, que também é ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parauapenas, foi enviado ao Instituto Médico Legal de Marabá, onde será feita a necropsia. Segundo os parentes do sindicalista que prestaram depoimento na polícia, Soares não estava sofrendo ameaças de morte. O assentamento onde a vítima morava é do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A polícia não sabe se há relações entre a morte de Daniel Soares da Costa Filho e a da irmã Dorothy Stang, a missionária norte-americana naturalizada brasileira assassinada com três tiros sábado (12) em Anapu, no oeste do Pará. As investigações para encontrar os suspeitos pela morte de Dorothy, já identificados, continuam nesta terça (15).
As informações são da Comissão Pastoral da Terra