A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Movimento dos Atingidos por Barragens invade sede do BID em Brasília

Cerca de 350 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) invadiram o pátio da sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. Neste momento, estão armando acampamento nas dependências do banco

Cerca de 350 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) invadiram o pátio da sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. Neste momento, estão armando acampamento nas dependências do banco.

Os agricultores atingidos pelas barragens de Cana Brava e Serra da Mesa, em Minaçu (GO) exigem que o BID pressione a empresa belga Tractebel Energia para o pagamento da dívida social com os atingidos pela barragem de Cana Brava. Segundo informou a assessoria do MAB, querem que a instituição cobre providências imediatas da empresa para a indenização das famílias e reparação das perdas sociais, econômicas e culturais em virtude da construção da barragem. O pagamento deveria ter sido feito pela Tractebel Energia há três anos, mas só 25% das 986 famílias que abandonaram suas casas foram ressarcidas.

A Tractebel é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro, subsidiária da Suez-Tractebel, com sede em Bruxelas, Bélgica. Com a cheia dos lagos, muitas comunidades ficaram isoladas e perderam o acesso a escola e a saúde. E as famílias dos pescadores da região, prejudicados pelo alagamento, também não foram indenizadas. Centenas de famílias atingidas pelas barragens já haviam invadido as usinas de Cana Brava e Sera da Mesa por três vezes, para pressionar a empresa.

Segundo o MAB, a barragem causou focos de dengue na região e contaminação por raiva em mais de 1500 cabeças de gado. O movimento também denuncia que o isolamento das comunidades faz com que cerca de 150 crianças no município de Cavalcante, também atingido pela barragem, deixem de ir à escola.

Uma viatura da polícia já está no local.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como