Jornalismo ideal: imparcialidade e outros mitos em textos e fotos

 29/03/2006

No jornalismo, “imparcialidade” é um conceito muito anunciado, mas impossível de ser conseguido. Em suas peças publicitárias e mesmo em seu discurso editorial, a maioria das empresas jornalísticas se diz imparcial e neutra – mas os próprios manuais de redação indicam que a neutralidade total nunca será atingida. A proposta desse encontro é discutir as limitações da linguagem e do ato de escrever, que impedem o jornalista de dizer o que quer; as imposições do manual de redação; o jargão típico de cada órgão de imprensa; a interferência da redação ao longo da produção da reportagem; a concorrência; e a própria formação de cada jornalista, que acaba decidindo – muitas vezes, de forma enviesada – o que é notícia.

Como o jornalismo não se faz apenas de textos, mas também de imagens, abriremos espaço para um debate sobre fotojornalismo. As fotografias publicadas em jornais e revistas têm grande influência sobre os leitores. Embora muitos considerem as fotos como “testemunhas da verdade”, as imagens estão sujeitas a inúmeras modificações. A maneira como um fato ou personalidade é enquadrado, o modo como a foto é colocada numa página ou numa capa, o tratamento no computador, enfim, vários fatores podem direcionar o olhar e formar a opinião. O encontro trará exemplos de como as imagens são usadas pela mídia – como e quando já foram usadas em contextos que podem indicar manipulação –, e o público terá a oportunidade de participar de um exercício de interpretação fotográfica.

Indicações de leitura
KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na Era Virtual. Capítulo 1, “Uma Nova Ética para uma Nova Era”, p. 17 a 28. São Paulo, Perseu Abramo/Unesp, 2005.

ROSSI, Clóvis. O Que é Jornalismo, introdução e capítulo 1, “A Batalha por Dentro”, p. 8 a 47. São Paulo, Brasiliense, 2000.

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