Conteúdo do Curso

 25/04/2006

Ajustável às necessidades da comunidade / grupo atendido.

Uma possível divisão, aplicada no curso ministrado na cidade de Açailândia (MA), é a seguinte:

Dentro do enorme conjunto dos meios de comunicação que constitui a mídia, optamos por um recorte que abranja apenas os meios de comunicação jornalísticos. Outros meios de comunicação (outdoor, cinema, propaganda etc.) e outras formas de transmitir a mensagem midiática (novelas, programas de auditório, séries e minisséries, romances ficcionais, anúncios etc.) também estarão presentes na reflexão que propomos, mas não de forma central. Partindo dessa premissa, estruturamos o Curso tendo por base cinco temas principais:

  1. O que é a mídia? Definição de conceitos e instrumentos de lógica para a leitura crítica
  2. Jornalismo ideal: imparcialidade e outros mitos em textos e fotos
  3. Jornalismo real: as influências do poder econômico, político e cultural
  4. Televisão: sua história, sua função, suas polêmicas
  5. Democratização da mídia: imprensa alternativa e comunicação comunitária

Cada um desses temas será coordenado por um profissional especializado, ocupando o espaço de um dia de atividades. Na primeira parte do encontro, o profissional ministrará uma exposição teórica sobre o assunto. A segunda parte será dedicada a um workshop, em que os alunos participarão de debates, exercícios e produções práticas relacionadas com cada um dos temas. A duração de cada um dos dois blocos será, em média, de 3 horas.

 

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM