O que é a mídia? Definição de conceitos e instrumentos de lógica para a leitura crítica

 12/04/2006

Ponto de partida para discutir mídia: desconstruir os principais conceitos envolvidos no debate. O que é mídia? De qual parte da mídia vamos nos ocupar durante o Curso? Existe a “Verdade” com “V” maiúsculo, tão buscada pelos jornalistas? Quando a veiculação de informações pela mídia pode ser considerada ideológica, ou seja, a serviço do poder?

A partir daí, podemos investigar os principais instrumentos que o conhecimento humano coloca à nossa disposição para evitar a mentira e fugir das enganações. Desde a Antiguidade, o homem se preocupa em encontrar instrumentos intelectuais que o ajudem a se livrar das informações falsas. As regras de lógica são algumas dessas ferramentas que permanecem até hoje úteis para uma leitura crítica da realidade. O objetivo desse primeiro encontro é despertar a capacidade de questionar e refletir sobre a veracidade do que se ouve, do que se fala e do que se vê. Não existem verdades absolutas. Os fatos não ocorrem independentemente da interpretação que lhes damos – e toda interpretação pode ser contestada.

Usando a lógica na leitura das mensagens midiáticas, veremos que as falsas relações de causa e efeito, os sofismas, as comparações inadequadas – enfim, as enganações – são mais comuns do que se pensa. A distância entre um leitor crítico ou “avoado” pode ser o conhecimento das regras simples de lógica.

Indicações de leitura
BERNARDO, Gustavo. Educação Pelo Argumento, capítulo 1, “A Premissa Maior”, p. 25 a 33, e capítulo 4, “A Preparação do Argumento”. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.

SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado Pelos Demônios, capítulo 12, “A Arte Refinada de Detectar Mentiras”, p. 200 a 217. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM