Documentário sobre trabalho escravo estréia na TV neste sábado

Documentário "Correntes", dirigido por Caio Cavechini e Ivan Paganotti, traz de perto a realidade dos trabalhadores submetidos à escravidão contemporânea e como está sendo feita a linha de fente do combate à escravidão no país
Por Iberê Thenório
 05/05/2006
 
 
 
 
 
Imagens do documentário "Correntes"

Estréia na TV Brasil e na TV NBr, neste final de semana (06 e 07 de maio), o documentário "Correntes", produzido e dirigido por Caio Cavechini e Ivan Paganotti, com trilha sonora da banda Mundo Livre SA, feita especialmente para o filme.

Ao longo de 2005, os diretores percorreram mais de cinco estados da fronteira agrícola amazônica. Com suas imagens, levam o telespectador para perto do ciclo a que está submetido o trabalhador rural que migra em busca de serviço e acaba se tornando escravo.

"O que o documentário tenta trazer como novidade é seguir o escravo desde sua origem, no aliciamento", conta Cavechini. O "gato", os hotéis peoneiros, as condições degradantes, o cerceamento da liberdade, a libertação e a volta para casa são narradas com depoimentos e imagens de personagens. Histórias que raramente têm a oportunidade de aparecer na tela da TV e entre as discussões da opinião pública.

"Correntes" não se refere apenas às correntes utilizadas na antiga escravidão, mas à corrente de acontecimentos que se repetem na vida das pessoas simples do campo e que formam a espinha dorsal da narrativa do documentário. Como terceiro sentido, o nome também lembra a "corrente do bem" criada para lutar contra o problema, cujos elos são retratados no filme como as ONGs, líderes comunitários e os grupos móveis de fiscalização.

Exibição

TV Brasil (exibida na América do Sul)
Sábado (06/05), 19h30
Domingo (07/05), 1h30, 7h30, 13h30 e 23h30
Domingo (14/05), 23h55
Segunda (15/05), 5h55, 11h55, 17h45

TV NBr (Canal 5 na Net)
Domingo (07/05), 1h30
Segunda (08/05), 5h30
Segunda (15/05), 5h55

Consulte o horário de exibição na TV Nacional, Brasília.

Ficha Técnica

Duração: 58 minutos
Direção: Caio Cavechini e Ivan Paganotti
Roteiro: Caio Cavechini, Evelyn Kuriki e Ivan Paganotti
Trilha sonora: Mundo Livre SA
Produção: ONG Repórter Brasil

Apoio: Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

Parcerias: Delegacia Regional do Trabalho – MT, Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia e Comissão Pastoral da Terra – Araguaína.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM