Nota para a Paróquia de Xinguara

 09/05/2006

Celebramos o festejo de São José Carpinteiro. Exaltamos a dignidade do trabalho pelo qual um homem ou uma mulher faz de sua vida uma oferta em prol dos filhos e filhas, da comunidade e da sociedade.
Hoje, é impossível esquecer-nos dos acontecimentos tristes que, nas últimas semanas, feriram com crueldade o município de Xinguara através de centenas de famílias. Elas vivem privadas do direito ao trabalho, quando é negado a elas o direito à terra!

Quero, neste dia, manifestar publicamente a gratidão da diocese de CA pela atuação da CPT em favor dos mais necessitados.
A CPT é vinculada à CNBB para continuar, com o jeito de Jesus bom Pastor, uma presença que ajuda os trabalhadores do campo a defender o seu direito à terra, ou a permanecer nela. Ao lado deles, a CPT defende o direito deles de sustentarem suas famílias trabalhando com o respeito devido à sua dignidade.
Como as outras pastorais em outras áreas, a CPT tem também a missão de buscar envolver toda a comunidade e a sociedade nesta causa.

Em Xinguara, a toda hora difícil, é a figura de frei Henri e dos seus colaboradores que faz visível este rosto de Jesus junto àqueles que sofrem nos conflitos da terra. Como Jesus, o nosso frei não chama de certo o que é errado, nem de errado o que é certo! Ele anda com a verdade, e por isso mesmo vence a morte!
Não pode o Cristão reconhecer num crucifixo de madeira a imagem do seu Senhor amado, e alguns instantes depois, tendo dado as costas e saído da igreja, esquecer de reconhecê-lo naqueles que, hoje, sofrem a mesma exclusão, a mesma privação de dignidade… Isso também seria mais uma mentira, mais uma falsidade!

Esta luta do nosso frei contra a impunidade, sempre nos limites da legalidade, é uma luta contra a raiz da corrupção! Pois, a impunidade é uma injustiça redobrada! É o pior incentivo que possa existir: o incentivo a perpetuar o crime!
Sua assistência aos "sem defesa" do campo é causa de orgulho para os cristãos e para os homens que buscam a justiça, querendo ver o Reino de Deus mudar a cara do nosso mundo!

Sei que, no próximo dia 19 de Maio, mais um título será oferecido a este lutador da justiça que faz possível a Paz autêntica. O título de Cidadão Xinguarense! Xinguara se liga assim com tantas comunidades e instâncias nacionais e internacionais que reconhecem o mérito do vosso conterrâneo! Parabéns Xinguara! Parabéns, frei Henri!

Xinguara, 07 de maio de 2006

Dom Dominique YOU
Bispo da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Voltar para a matéria Fazendeiros do Pará criticam ações da CPT e insinuam ameaças

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM