Cinema e Direitos Humanos

Mostras de cinema exibirão filmes relacionados a direitos humanos

A I Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul começa em 1º de dezembro e será exibida em quatro capitais brasileiras. Em São Paulo, abrem-se as inscrições para o “Entre Todos", festival promovido pela Comissão Municipal de Direitos Humanos
Eduardo Carvalho
 22/11/2006

A I Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece entre os dias 1º e 17 de dezembro em quatro capitais brasileiras exibirá filmes inéditos no Brasil que abordam temáticas relacionadas aos direitos humanos, como histórias de marginalizados, sem-terra, moradores de rua, idosos, homossexuais e desempregados, dentre outras. Dez longas-metragens são brasileiros e tratam de temas que variam da ditadura militar à questão indígena. Ao todo, serão 28 filmes de dez países sul-americanos, a maior parte documentários, selecionados pelo curador Amir Labaki.

A primeira capital a receber a mostra será São Paulo, onde os filmes serão apresentados entre 1º e 10 de dezembro na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207). Em Brasília, a mostra ocorrerá entre os dias 5 e 11, no Cine Academia (Setor de Clubes Sul, Trecho 4). No Rio de Janeiro, as exibições serão de 7 a 13 de dezembro na Caixa Cultural (Avenida Almirante Barroso, 25), e no Recife, de 10 a 17 na Fundação Joaquim Nabuco (Avenida Dezessete de Agosto, 2.187). A entrada é sempre gratuita.

O evento com caráter não-competitivo é promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e tem patrocínio da Petrobras, além da parceria do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP).

Gilberto Gil, Ministro da Cultura, comandará um show com a participação de núcleos de rap e da Orquestra Sinfônica da Petrobras no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Em Brasília, a abertura do festival será marcada por uma cerimônia para convidados no Palácio do Itamaraty que coincidirá com o início da 6ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul. Nos dias 5 e 6, representantes dos países membros do bloco trocarão experiências bem-sucedidas e analisarão questões relativas à promoção dos direitos humanos no Mercosul.

Os realizadores ainda estão recebendo curtas-metragens para serem exibidos no início das sessões. Informações adicionais a respeito das inscrições podem ser obtidas no site www.cinedireitoshumanos.org.br .

Inscrições abertas para o 1º festival de curtas-metragens de direitos humanos de São Paulo
O Festival de curtas-metragens "Entre Todos" promovido pela Comissão Municipal de Direitos Humanos, órgão da Prefeitura de São Paulo, é lançado em São Paulo neste dia 22 de novembro, às 20h, na choperia do Sesc Pompéia (rua Clélia, 93, Zona Oeste). O festival que acontecerá em maio de 2007 é a tradução do 1º Prêmio Municipal de Direitos Humanos, uma iniciativa inédita que objetiva difundir e refletir sobre direitos fundamentais da pessoa mediante a produção audiovisual. Para tanto, foram propostos seis blocos temáticos: "Origem e Deslocamentos", "Mundo Interior", "TecnoCultura", "Núcleos e Nichos", "Cotidiano" e "O Lugar do Corpo".

As inscrições para o 1º Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos "Entre Todos" vão até 28 de fevereiro de 2007. O site do Festival é www.entretodos.com.br e o da Comissão Municipal de Direitos Humanos é http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/cmdh. A seleção será feita a partir de cópias dos trabalhos em VHS ou DVD, sendo aceitos trabalhos realizados originalmente em qualquer formato incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares e câmeras digitais, e em película 16 mm e 35 mm. Serão selecionados 30 curtas-metragens, proporcionalmente distribuídos nas categorias citadas com duração de no máximo 15 minutos. A premiação em dinheiro será concedida para três trabalhos. O júri é composto pela cineasta Ana Carolina (presidente), pelo advogado ligado à área de direitos humanos Eduardo Szazi e pelo diretor do SescSP, Danilo Santos de Miranda, entre outros. A organização do Festival é da FespSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM