Desenvolvimento Sustentável

Site reúne Agendas 21 Locais em desenvolvimento

Desde o último fim de semana já pode ser acessado o site da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. Ele reúne informações sobre experiências regionais de desenvolvimento sustentável em construção no país
Por André Campos
 14/11/2006

Entrou no ar o site da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (http://www.redeagenda21local.org.br), entidade que pretende promover o intercâmbio entre as experiências de Agenda 21 sendo implementadas nas cinco regiões do Brasil. Nele consta a lista das 153 iniciativas que hoje integram a Rede, além de contatos com pessoas de diversos municípios envolvidas na construção de Agendas 21 Locais.

 

Agendas 21 Locais são planos participativos de desenvolvimento sustentável que podem ser criados em municípios, bacias hidrográficas, Unidades de Conservação ou até mesmo bairros e pequenas comunidades rurais. Suas ações são baseadas nos princípios da Agenda 21 Global, um dos principais acordos estabelecidos entre os 179 países que participaram da Rio 92.

A Agenda 21 Global estabelece a necessidade dos países adotarem novos modelos de desenvolvimento, através de práticas que contribuam para construir relações mais harmoniosas entre o homem e o meio ambiente – e entre os próprios homens entre si. Preservar os recursos naturais e hídricos, adotar políticas para melhorar a distribuição de renda e combater o desperdício são algumas das diretrizes presentes no documento.

Desde 2002, o Brasil possui a sua própria Agenda 21 nacional, criada após oito anos de conferências que reuniram cerca de 40 mil pessoas. Articulada pelo Ministério do Meio Ambiente, a Agenda 21 Brasileira tem como uma das suas prioridades estimular a criação de planos regionais de desenvolvimento sustentável – as Agendas 21 Locais. A idéia é que essas iniciativas reúnam poder público e sociedade civil de determinada região para a construção de um plano capaz de direcionar as ações políticas, empresarias e da própria sociedade local em torno das idéias pactuadas na agenda.

“Um dos objetivos do site é promover a troca de informações entre as Agendas 21 existentes no país”, conta Gisele Neuls, articuladora da Rede no Centro Oeste e administradora o site. Entre as informações disponibilizadas estão notícias, textos detalhando alguns processos e links para o site de Agendas 21 em construção no Brasil. “Também queremos abrir espaço para outras pessoas e regiões, interessadas em desenvolver suas próprias Agenda 21, entrarem em contato para esclarecerem suas dúvidas.”

Criada em agosto desse ano, justamente para articular as iniciativas, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais atualmente reúne 14 experiências no Centro Oeste, 21 no Nordeste, 15 no Norte, 70 no Sudeste e 23 no Sul.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM