A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Discurso de Agnaldo Timóteo sobre turismo sexual deve ficar impune

Vereador solicitou a retirada de suas declarações sobre turismo sexual com meninas de 16 anos das notas taquigráficas da Câmara. Até agora, nenhuma moção de repúdio foi encaminhada à corregedoria da casa. Segundo Beto Custódio (PT), “puxões de orelha” a Timóteo são comuns

 
 Agnaldo Timóteo mandou retirar seu discurso polêmico das notas taquigráficas (Foto: Divulgação) 

Na sessão de terça-feira (27) da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Agnaldo Timóteo (PR) chocou seus colegas parlamentares com as seguintes palavras: "agora assume a Marta Suplicy e a primeira proposta é para acabar com o tal turismo sexual. Pelo amor de Deus, vai prender um turista que levou pro motel uma menina de 16 anos? As meninas com um popozão e os peitos desse tamanho, rodando bolsinha na rua, aí o turista passa a ripa. Tenha piedade!"

Timóteo – conhecido também por defender, entre outras opiniões polêmicas, a redução da maioridade penal – ainda provocou a colega Claudete Alves (PT), que reagiu indignada ao pronunciamento, perguntando à vereadora a idade com que ela havia mantido sua primeira relação sexual.

Até agora, segundo apurou a reportagem, nenhuma moção de repúdio ou qualquer medida do gênero foi remetida à Corregedoria da casa, que tem a missão de zelar pelo decoro na conduta dos vereadores. O órgão é presidido por Wadih Mutran (PFL), nome bastante conhecido dos paulistanos devido ao escândalo da "Máfia dos Fiscais", ocorrido durante a gestão do ex-prefeito Celso Pitta.

Criticado pelos parlamentares, Timóteo mandou retirar seu discurso das notas taquigráficas. Isso quer dizer que suas palavras não estão formalmente registradas nos anais da casa. Na prática, o recurso impede que ele responda pelas suas declarações. Dessa forma, evita-se a abertura de um processo de cassação de seu mandato por defender publicamente uma afronta à Constituição, por exemplo.

Na opinião de Laila Shukair, presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude, "o que falta ao vereador é informação. Ele precisa conhecer a realidade brasileira". Laila afirma que a fala do vereador está em descompasso com o que rezam os tratados internacionais e a própria legislação nacional acerca do assunto. "Exploração sexual, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é crime. Dá pena de quatro a 10 anos", avisa. Ela também avalia que qualquer punição a Timóteo deve ser discutida internamente pelos próprios vereadores. 

Indicado pela bancada de seu partido, Timóteo também faz parte da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. De acordo com Beto Custódio (PT), presidente da comissão, o pronunciamento desta terça-feira será abordado na próxima reunião, marcada para o dia 10 de abril. "Precisamos de pelo menos quatro votos, de um total de sete, para fazer uma moção de repúdio", afirma Custódio. O vereador esclarece que, mesmo aprovada, ela não será necessariamente encaminhada à corregedoria. Porém, ele garante que os integrantes da comissão vão dar um "puxão de orelha" em Timóteo. "A gente faz isso a toda hora", revela.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

14 Comentários

  1. Raphaela

    Pois é, cadê os eleitores deste tipo?

  2. ROSE VELASCO

    Ese tipo de atitude não é surpresa, afinal no país em que vivemos e com o nível de representantes políticos de elegemos, não haveria de se esperar coisa melhor. Isso demonstra, mais uma vez, a falta de moral, de decência e de humanidade, que reina em nosso meio social. O político, nada mais é que o representante do povo, então, já que ele é a voz do povo, tudo fica bem. E como já dizia meu avó: "as palavras se vão com o vento"! Mas e a realidade de crianças e adolescentes brasileiros, continua a mesma, pelo menos, enquanto continuarmos elegendo esse tipo de político. "O povo realmente tem os políticos que merecem" ou vise versa.

  3. João Pedro da Silva

    Pagamos pelo erros que cometemos ao eleger representante como o sr. Agnnaldo. Será que temos que continua com representante como é senhor?

  4. Isaias Neto

    Fica claro e notório, o despreparo e a incompetência que cerceia a postura parlamentar do sr. Agnaldo Timoteo. Ele que exerce um mandato legislativo na maior cidade da América Latina, deveria já que demonstra não ter nenhum preparo e conhecimento, pelo menos interessar-se em buscar através das letras, uma visão de mundo e da realidade que o cerca, mais proxima dos seus eleitores. Caso não consiga tal façanha, coisa que para o mesmo parece um pouco dificil, devia pelo menos deixar-se tocar pelo sentimento humano, se é que o nobre edil possa vir a pensar que boa parte dessas pessoas envolvidas, possam vir a ser suas filhas, sobrinhas, netas. Será que mesmo assim ele terá capacidade?

  5. CIDNEI DA SILVA MAGAL

    É um absurdo o que se passa nesse meio político, como pode um crápula como este falar tal asneira, será que ele fala isto pra suas netas qualquer tranqueira de sua origem?? Conselho de ètica da Camara, por favor cassem esse maldito

  6. Marinalva

    Este senhor já fez essa mesma declaração há cerca de quatro anos atrás, em canal de TV, que eu assistia, e fiquei enojada com sua postura debochada e linguajar chulo para falar de coisa tão ultrajante.

  7. Andréia Sampaio

    A questão não é nem um puxão de orelha, é tomar medidas de correção para coibir comentários como esse em um país onde a prostituição infantojuvenil cresce a galope. Enquanto escrevo esse comentário, uma mulher é espancada a cada 15 segundos, crianças sao violadas em sua maioria por seus próprios parentes, um dos motivos da prostituição (a falta de proteção da família), passam fome ou adolescentes ficam grávidas sem nenhum preparo para ser mae, enfim, de um parlamentar que escreve lei ou vota em lei o mínimo que se espera é bom senso e não vômitos de pensamentos desajustados. A retirada dele da comissao de Direitos Humanos e moção de repudio é o que se espera. Lamentável!!!

  8. Ana Lúcia

    Eu vou divulgar essas declarações dele e tenho fé em Deus que ele não se elege mais nesse planeta. Sou representante de um Movimento feminista e conheço a luta das mulheres pelo respeito e por uma vida melhor. Como mulher e como ser humano, me senti enojada.

  9. Amanda Soares de Brito

    Um parlamentar defende publicamente a exploração sexual infantil e ele fica impune… esse é o nosso Brasil, e o pior é que dever haver muitos deputados que compartem essa opinião com Agnaldo timóteo.

  10. Lucinda Rolnic Rodrigues

    Parabenizo o discurso de Agnaldo Timóteo sobre a não punição de turistas quanto as orgias com mulheres mesmo que jovens fazendo uso das mais antigas e vil das profissões. O maior crime cometido contra a criança é o proprio Estatuto que compara uma CRIANÇA COM UM ADOLECENTE!

  11. Lucinda Rolnic Rodrigues

    Esclareço o que por muitos não foi entendido. Faço das palavras de Agnaldo Timóteo as minhas palavras. MULHERES ainda que jovens são MULHERES, que partem para orgias praticando a profissão mais antiga e vil, o da prostituição. CRIME é o Estatuto do menor comparar HOMENS E MULHERES no auge das suas capacidades mental, física e viril com CRIANÇAS A QUEM O MUNDO DEVE SUA LUTA E OBRIGAÇÕES PARA NÃO PERMITIR QUE O PLANETA VENHA SUCUMBIR NO CAOS!

  12. antonio duarte

    comentar o que desta aberração da política nativa??? há sim, que se reformular o sistema político partidário bem como o sistema que perpetua verdadeiras excrecências políticas atravéz de artimanhas eleitorais.

  13. José Carlos Sturza de Moraes

    Engana-se Laila Shukair, presidente da Assoc. Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude, quando diz que "o que falta ao vereador é informação. Ele precisa conhecer a realidade brasileira". É por isso que ele e outros defensores da redução da idade penal ganham força, porque alguns se julgam superiores e não combatem com todo o rigor da lei. Ele fala em nome de milhões de brasileiros, que não vêm nenhum problema em se explorar sexualmente adolescentes e têm pena das crianças. Aliás, há anos atrás, um Juiz do Supremo mandou libertar em MG um explorador sexual de uma menina de 12 anos. Não lembram? Que ele seja processado e que aproveitemos o caso para pensar.

  14. Gerubal Pascoal

    As mulheres que teceram comentários sobre a matéria, pareceram-me muito odiosas e se sentiram ofendidas. Infelizmene, o ilustre cantor-vereador foi real e sincero. Quem está por fora é a ex-prefeita de S.Paulo, que, com todo o respeito, nem deveria figurar mais no cenário político deste País, lamentavelmente, de políicos (salvo exceções) corruptos e oportunistas.