O importante é a mensagem

Placas apontam um país diferente da mesmice das grandes cidades

Lançamento do livro "O Brasil das placas" acontece nesta terça-feira (24), em São Paulo (SP). Publicação é fruto de sete anos de trabalho do jornalista José Eduardo Camargo, que percorreu mais de 200 mil km registrando placas pelo país
Por Beatriz Camargo
 24/04/2007

"Depressão a 200 m", "Família muda vende tudo", "Comeu Morreu: bar lanchonete e Budega". Esses são os dizeres de algumas das 89 placas que, por diversos motivos, causam estranhamento em quem as lê e, por isso, estão no livro "O Brasil das placas".

"O que buscamos foi o duplo sentido, o cômico. A idéia é que as pessoas dêem boas risadas e parem para refletir no assunto", sintetiza o jornalista José Eduardo Camargo, que percorreu mais de 200 mil quilômetros pelos rincões do país, durante sete anos, trazendo mais de 300 imagens. O lançamento de "O Brasil das placas" acontece nesta terça-feira (24), às 19h, na livraria FNAC Pinheiros, em São Paulo (SP).

As 89 fotos selecionadas para o livro foram tiradas em 72 cidades diferentes, de 17 estados. Para fazer as "legendas", o jornalista convidou o cordelista L. Soares, que em 2002, depois da Copa do Mundo que trouxe o pentacampeonato ao país, publicou "A vitória de Ronaldo que valeu o penta ao Brasil e a resposta de Felipão a Capeta". Um exemplo da arte de L. Soares é a introdução:

"Convidamos o leitor

 
 Lançamento de "O Brasil das placas" acontece nesta terça-feira (24) (Fotos: José Eduardo Camargo)

A embarcar nessa viagem
No Brasil tem muita placa
Cada qual com sua linguagem
Não tem certo nem errado
O importante é a mensagem
".

Humor
Se em algumas placas o engraçado vem do erro de português, na maioria das vezes o efeito cômico vem de tirarmos a mensagem da placa de seu contexto, ou da ambigüidade da mensagem em si. Para José Eduardo, muitas das placas estão relacionadas à informalidade do país, que faz comerciantes chamarem a atenção para vender seu peixe. "É um fenômeno brasileiro, que encontramos de Norte a Sul."

O interesse começou em 2000, quando o jornalista era repórter do Guia Quatro Rodas, publicação em que hoje é editor-chefe. Nas viagens, ele registrava as placas que ia encontrando.

 Livro retratou placas de 72 cidades brasileiras, em 17 estados

Em 2003, a idéia virou exposição e uma publicação especial da revista Superinteressante, já com os versos de L. Soares. Ficou dois meses nas bancas e esgotou. "Na época, tivemos a sensação de fazer um trabalho incompleto, pelo potencial que o assunto tinha", lembra Jose Eduardo. Agora, "O Brasil das placas" volta revisto e ampliado, desta vez em formato de livro, pela Panda Books (editora do Guia dos Curiosos). Também já existe uma comunidade virtual, para a qual os viajantes enviam fotos das placas que encontram por aí.

Para saber mais sobre o livro e ver as contribuições de outros viajantes, visite o site www.brasildasplacas.com.br. José Eduardo também mantém um blog na seção "Viaje aqui", da Editora Abril, no site http://viajeaqui.abril.com.br/blog/trilhasonora/

 Algumas placas têm senso cômico pela ambigüidade da mensagem

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