A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Petrobras suspende compra de empresa flagrada com escravos

Distribuidora figurava entre os principais clientes da Pagrisa, que produz anualmente cerca de 50 milhões de litros de álcool e foi flagrada neste sábado (30) com 1108 trabalhadores em situação análoga à escravidão

A BR Distribuidora afirmou, por meio de sua assessoria que, a partir desta terça-feira (3), suspendeu a compra de álcool por tempo indeterminado da empresa Pagrisa (Pará Pastoril e Agrícola S.A.), flagrada recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) utilizando mão-de-obra análoga à escravidão.

Em nota divulgada à imprensa, a Petrobras afirma que "A BR suspenderá a compra de álcool da Pagrisa por tempo indeterminado, até que sua situação seja regularizada junto ao Ministério do Trabalho". A distribuidora figurava entre os principais clientes da Pagrisa, que produz anualmente cerca de 50 milhões de litros de álcool.

A Petrobrás é uma das signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, coordenado pelo Instituto Ethos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Repórter Brasil, em que empresas se comprometem a manter longe de suas cadeias produtivas fornecedores flagrados explorando esse tipo de mão-de-obra.

De acordo com a assessoria da empresa, a distribuidora possui, em seus contratos de compra de combustíveis, cláusulas que proíbem o uso de trabalho escravo por seus fornecedores, e a postura da Pagrisa predispõe uma quebra de contrato.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

6 Comentários

  1. Nelson Tembra

    Quem dera que todos os grandes grupos econômicos adotassem o mesmo procedimento de forma voluntária, como fez a PETROBRÀS, ou seja, foi uma iniciativa real, longe das propaganda enganosas subliminares milionárias praticadas por outras empresas de porte semelhante.

  2. Pe.Agenor Mendonça

    Creio que se as empresas do governo fizere isso breve diminuiria o trabalho escravo significativamente. Tanto mais se outras empresas aderrirem.

  3. Fernanda Monteiro

    A Petrobrás fez sua parte. Contudo cabe a cada um de nós fazer chegar às autoridades ou à público qualquer trabalho que se caracterize por escravo.

  4. Manoel Junior

    Foi muito boa a ação da Petrobrás, no entanto, está baseada em suposições que não foram provadas até agora pela fiscalização. Nesta terça-feira, 17, a sociedade organizada de Ulianópolis, sindicatos, políticos, entidades de classe e trabalhadores prejudicados pela ação arbitrária e abusiva da fiscalização na Pagrisa farão uma grande manifestação em favor dessa empresa que tem contribuído muito para o desenvolvimento da nossa região.

  5. Eneias Jose dos Santos

    Foi otimo o que a PETROBRAS fez, so sendo assim esta empresa passa a respeitar a CLT e a lei 6.514 DE 22 DE Dezembro de 1977 e aprovada pela portaria nº 3.067 de 12 de abril de 1988 e as legislaçoes complementar.”O funcionario da empresa e o maior patrimonio que ela pode ter”

  6. Edson

    E dono desta porcaria ja esta na cadeia? Certamente não, porque politico ladrão, juiz, desenbargador e empresário estão imunes a isto.