Em operação que começou em 26 de fevereiro e continua em curso, o grupo móvel de fiscalização do governo federal flagrou até o momento 133 trabalhadores alojados em condições degradantes nos empreendimentos da Brenco nas cidades goianas de Campo Alegre de Goiás e Mineiros.
Comandada pelo ex-presidente da Petrobras, Henri Phillipe Reischtul, a Brenco (Brazil Renewable Energy Company; Companhia Brasileira de Energia Renovável, em Português) tem, entre os investidores, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; James Wolfensohn, ex-presidente do Banco Mundial; Steve Case, ex-America On Line (AOL)-Time Warner; e Vinod Khosla, multimilionário indiano radicado nos Estados Unidos que criou a Sun Microsystems.
A Brenco está cultivando a sua primeira safra. Criada em 2007, tem cinco usinas com capacidade de produção de 3,8 bilhões de litros de etanol/ano, que ainda não estão finalizadas. Está prevista a construção de outras cinco – todas na região de fronteira entre os estados Goiás, Matos Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa anuncia em seu site que será uma das maiores do mundo no ramo até 2015.
Em Mineiros, a equipe fiscalizatória encontrou 116 trabalhadores alojados em duas hospedarias e três casas. Todos os locais estavam superlotados e em péssimas condições, segundo a auditora fiscal do trabalho Jacqueline Carrijo, coordenadora da ação. As pessoas estavam trabalhando em duas usinas da Brenco no município. Em nenhuma das casas a instalação sanitária estava adequada. Numa das casas, 15 pessoas dormiam num mesmo quarto. Em outra, a chuva havia molhado todos os colchões.
Todos os contratos dos alojados em Mineiros serão rescindidos. "O ´gato´ (contratador de mão-de-obra a serviço da empresa) havia prometido alojamento na cidade de Mineiros. Mas, diante da comida e das condições ruins, perderam a confiança na empresa", explica Jacqueline.
Em Campo Alegre de Goiás, havia 17 pessoas contratadas pela empresa desde janeiro alojadas de modo irregular, aguardando autorização para serem transportadas para Alto Taquari (MT). De acordo com a equipe fiscalizatória, os trabalhadores ainda eram obrigados a pagar aluguel ao "gato". "O alojamento era sujo e havia ratos e baratas. O chuveiro estava quebrado com risco de choque e os quartos não tinham armário. Tudo estava pelo chão: lixo, roupas e pertences", descreve a coordenadora da ação. Ela completa que um dos quartos, com 11 metros quadrados, era dividido por sete trabalhadores.
Os 17 trabalhadores já receberam suas verbas rescisórias e voltaram para casa. Em nota sobre o caso, a Brenco atribui o fato à falha no "esforço logístico de transporte e acomodação dos trabalhadores" e lamenta o ocorrido.
Até agora, a equipe do grupo móvel já passou pelas usinas em Alto Taquari (MT), em Perolândia (GO) e nas duas usinas em Mineiros (GO) e visitou alojamentos no campo e na cidade. Pretende ainda fiscalizar as condições de trabalho e alojamento na usina Costa Rica (MS).
Os 17 trabalhadores de Campo Alegre de Goiás vieram do Nordeste e foram aliciados em Resfriado (GO). Conhecido como João Paracatu, o preposto da Brenco ofereceu trabalho, carteira assinada, seguro de saúde e alojamento na cidade. Os trabalhadores foram contratados para a empreitada na cana e levados até Campo Alegre de Goiás. "Mesmo sendo funcionário da empresa, o contratador da empresa manteve a prática antiga de aliciamento com base na promessa enganosa", lamenta Jacqueline Carrijo.
Alguns trabalhadores estavam com problemas para receber devido à falta de documentos e passavam fome. Eles sofriam ameaças do contratador por não pagarem o aluguel. De acordo com o relato dos trabalhadores, reclamações foram encaminhadas à empresa, mas não houve providências.
Isolamento
Além dos problemas das hospedagens urbanas, havia irregularidades nos alojamentos Netinho 1 e Netinho 2, em Alto Taquari, que abrigam juntos cerca de 1,5 mil pessoas. Segundo os fiscais, o local estava isolado e a construção não estava finalizada: faltava ambulatório médico, refeitório, lavanderia e outros alojamentos. "Não há transporte regular ou possibilidade de comunicação. Os trabalhadores estavam desesperados para falar com suas famílias", explica a coordenadora da ação. "A proposta das instalações no papel é ótima. Nunca vi um alojamento tão bom… Mas está inacabado."
Nesta quinta-feira (6), ao voltar ao local depois de 15 dias, a equipe decidiu interditar o Netinho 1 por considerar que não havia condição nenhuma de alojar trabalhadores: a chuva havia danificado todo o sistema hidráulico e sanitário, que havia sido construído recentemente. Parte do alojamento Netinho 2 já estava interditado porque havia instalações sanitárias danificadas.
O procurador do trabalho Antônio Carlos Cavalcante, que integrou o grupo móvel, sublinha que, além do isolamento e da incomunicabilidade, outro agravante no caso em questão da Brenco diz respeito à falta de atendimento médico. "Fizemos algumas exigências iniciais, principalmente na área de saúde. É necessário que haja pelo menos uma ambulância e um médico. A empresa diz que já comprou a ambulância, mas ela não está lá".
Para a equipe, medidas relativamente simples bastariam para corrigir os problemas encontrados. Nenhum contrato foi rescindido. No entanto, muitos trabalhadores estão descontentes e querem sair da fazenda. Nestes casos, serão feitas rescisões indiretas de contrato.
Em comunicado à imprensa sobre a ação, a Brenco diz que não houve interdição dos alojamentos. Garante, ainda, que os problemas já foram sanados e que as instalações se encontram em perfeitas condições.
Plantação
O grupo móvel também visitou as frentes de trabalho da empresa, onde os contratados pela Brenco fazem o plantio de cana-de-açúcar até maio. Nas fazendas Laranjeiras e Quixadá I, propriedades arrendadas para abastecer as usinas de Mineiros, o transporte de mudas de cana foi interditado. De acordo com a médica do trabalho e integrante do grupo móvel, Maria Cristina Toniato, falta aos veículos um cinto de segurança especial que deve ser usado por trabalhadores que jogam as mudas do alto dos caminhões canavieiros. A empresa informou a equipe que já havia providenciado a compra do equipamento e o problema deve ser resolvido na próxima semana.
Na sua nota, no entanto, a Brenco diz "estranhar" a interdição e argumenta possuir "clara orientação" sobre a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). "Nossos fiscais estão orientados claramente a não permitir que os funcionários trabalhem sem a utilização de EPIs. Não há autorização para qualquer trabalho em condições inseguras. A empresa está apurando se houve alguma irregularidade, para providências internas", completa. Segundo a Brenco, as atividades continuam normalmente.
O procurador do trabalho Antônio Carlos não pretende firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Brenco. Ele pretende ajuizar uma ação civil pública diretamente na Justiça do Trabalho. "A empresa não tem postura de negociação. Para que vou fazer um TAC que será descumprido?", indaga. Ele ainda não sabe quanto vai pedir de indenização por danos morais coletivos, mas calcula que, inicialmente, o valor será de R$ 5 milhões.
Nota da Brenco à imprensa
Comunicado da Brenco sobre os 17 trabalhadores
Matéria modificada em 23 de maio de 2009.
Tem é que expulsar essa quadrilha daqui, inclusive o Reitchul.
Vem ao Brasil explorar o trabalhador.
Fogo na cueca deles!
Tanir
Eu fico triste com a exploração desses ricos contra inocentes. Mas o deles estão guardados
Até quando vamos apenas ficar sabendo e perplexos ? Ainda não sei como, mas precisamos agir antes que seja muito tarde. Nossa nação está sendo saqueada por verdadeiras mafias e nossos politicos, autoridades e nós mesmos apenas estamos olhando.
Vamos dar um basta. Mudanças já !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Interessantes os comentarios sensacionalistas destacados pela reporter…
Para quem esta lendo a reportagem é outra bem diferente pra quem esta vivendo aki!!!
Na minha cidade esta chegando progresso e trabalho…como nunca se viu antes…é preciso reavaliar a materia exposta!!!
Abraços
Essa reportagem pode até trazer fatos verdadeiros, mas não deixo de perceber um certo ar de exagero, tudo bem que algumas coisas não estavam de acordo com o mandato, mas essa empresa ainda está se formando, não podemos ser tão sarcaticos, e em relação aos “gatos” se isso existir não é de conhecimento da Brenco, digo isso porque conheço os responsáveis pela empresa em Mineiros, minha terra natal.
Não compactuo com nenhuma forma de exploração do trabalhador/ra, mas gostaria que o repórter se preocupasse também com a exploração do/da trabalhador/ra nos órgãos públicos. Os trabalhadores estão adoecendo e morrendo por falta de uma política de saúde preventiva direcionada a essa categoria.
Maria de Jesus
Sabe eu ainda nao tenho muito conhecimento com a BRENCO, Mais a empresa vai nos trazer muito beneficio pra nossa região, muito emprego, Temos esses jornalistas que querem sempre prejudicar, Mais é isso o que eles fazem, pena que eles so mostrem as coisas ruim, As coisas boas nem passam perto, Vou dizer uma coisa se a BRENCO Ta passando por esses problemas de Funcionarios, é por que se tem maus Funcionarios, Mais lembrando sempre nao todos masi alguns. Hoje se tem bons Funcionarios se tem lucros, Masi quando se tem func ruins se tem prejuizo, Toda empresa de grande porte é assim.
Espero que a BRENCO retire o mofo da empresa e se supere a cada dia Mais.
isto é persseguição uma empresa que emprega tanta gente ,sai um jornalista com uma matéria desta ,(criticar é facil), procura ajudar passe p/ o outro lado, produtor rural esta sendo tratado como bandido é por estes e outros motivos, como estes que num pais tão rico tem tanta miséria é lula minha gente.
Nosso país esta ficando cada vez mai importante com a chegada de grupos, estrangeiros ou não, em busca mais crescimento no setor sucroalcooleiro. Parabéns a BRENCO pelo desempenho e boa sorte para todo o grupo.
Caso precise de uma Secretária eficiente, estou ao seu inteiro dispor, final deste ano concluo faculdade de Recurso Humano e tenho 07 (sete) anos de experiente na função de secretária, também numa empresa de fabricação de álcool Anidro e Hidratado aqui na Paraíba. Muito boa sorte e um grande abraço.
Nosso país esta ficando cada vez mai importante com a chegada de grupos, estrangeiros ou não, em busca mais crescimento no setor sucroalcooleiro. Parabéns a BRENCO pelo desempenho e boa sorte para todo o grupo.
Caso precise de uma Secretária eficiente, estou ao seu inteiro dispor, final deste ano concluo faculdade de Recurso Humano e tenho 07 (sete) anos de experiente na função de secretária, também numa empresa de fabricação de álcool Anidro e Hidratado aqui na Paraíba. Muito boa sorte e um grande abraço.
O que está acontecendo com a BRENCO não é diferente da realidade de muitas outras empresas que presam o famoso Q.I (quem indica),falta funcionários que vistam a camisa da empresa literalmente,as pessoas que trabalham na fiscalização da empresa não são capacitados para os cargos ,más, tem Q.I , o que não é diferente no R.H algumas das moças que lá tra balham não sabem dar in formações de nada e como se estivessem lá a passeio.tá na hora de começar a prestar mais atenção na qualidade total da empr esa agora,já que a intenção é ser a melhor os funcionários tem que ser os melhores…há o atendimento,e a convivência com outros fu ncionários é péssima.
As psicólogas precisam colocara suas práticas em uso, dar palestras ou conversar com os surpevisores que tratam alguns funcionários como verdadeiro” lixos”,se estão todos no mesmo barco por que não faz er como outras empresas que prezam o colegismo já que estamos astioando a mesma bandeira.Alguns surpervisores tratam os funcionários muito mal quer uma provas e só perguntar ao primeiro que ai chegar o nome de pelo menos 5 funcioanário de diferentes áreas da empresa…..
No brasil a midia em si tem costumes de aumentar as coisas, só que eles não empregam nenhum trabalhador que não tem estudos e poucas empresas no brasil estão empregando, porisso antes de meter o pau nos outros devemos dar valor nas empresas que estão investindo, parabens a brenco pois eu conheço seu trabalho de perto.
A falta da atenção do governo na educaçõ, faz com que a maioria das pessoas ñ aconpanhe a tecnologia, dai as pessoas tem q sair do seu dominio residencial para conseguir o sustento de sua familia em outros lugares, ai é quando entra os gatos q se aproveitam, e nem sempre o empregador sabe da real situação.
Brasileiro = mão de obra barata (ou escrava)
a verdade é que muitos aqui reclamam demais,estão ganhando bem por que aki ta pagando bem por causa das horas extras,mais e assim nunca ta bom e olha que a maioria nao ganhava nem a metade do que ganha agora e ainda reclama hein, vai entender
A Brenco veio para trazer progresso e empregos à cidade. Esse Procurador quer se promover a custa de uma empresa que está começando.Os salários são ótimos, dê tempo para a empresa se estruturar, seja patriota.
meus cars eu tinha tres tios que estavam trabalhando lá e as condiçoes não eramboas mesmo não sei não viu promessas enganadoras e eu bem que avisei eles quando a esmola é muito o santo desconfia!!!!!!!!!
O meu nome e Leandro, e trabalho com venda de peças agricolas e estou acompanhando de perto tudo o que está acontecendo em minha cidade “Mineiros-go”. Sei que apesar de que não estamos preparados para receber tantas pessoas, ainda sim agradeço a Benco por ter se instalado em nossa cidade, e sei que tem números ultrapassados morando em um comodo, mais antes morar em um comodo do que morar no relento.
A verdade e que estao colocando culpa em uma empresa que na realidade vcs nem conhecem! as condiçoes de vida são otimas, incluindo ate apoio na saude! o que os brasileiros querem mais?? alem de nao estudarem, pq o governo nao da condiçoes para todos, ainda querem andar em tapete vermelho?? Pq ninguem fala que o governo é o principal culpado por ter milhoes de analfabetos que precisam ir cortar cana para sobreviver? porque??? politica ne e mto dinheiro no bolso!!!
mas tem gente q prefere viver na mesmice por causa de cinquentinha, em vez de caçar um serviço!!! sentar e julgar e facil!! mas fazer melhor niguem tentou ate hoje!!
Esse Mauricio, (que fez comentário) não passa de ser um REJEITADO que não teve a capacidade de entrar na BRENCO. Por essa razão fica difamando os Colaboradores da Brenco. Quem sabe na próxima vc já não esteja mais qualificado!!!
até
aff…cada comentario ..
eh d doer os olhossss
hehe
quando expressamos nossa opiniao a respeito de um determinado assunto temos que conhecer o maximo possivel sobre ele…”os dois lados da moeda”…
nao podemos simplesmente tampar os olhos para um fato..as condiçoes precarias relatada..devida a quais quer beneficios que a brenco…supostamente traria..
entao…falem menos besteira…por favor..
beneficios=empregos, dinamismo na economia local, produçao de etanol(menos ruim que combustiveis fósseis)
malefícios-empobrecimento dos solos da regiao(so perceberemos isso daki a alguns anos, quando as terras forem entregues aos arrendatários, e será tarde demais..), baixo valor pago por tonelada cortada…aos trabalhadores(porem, como nao tem outra opçao, trabalham demasiadamente, e por isso conseguem tirar um “salario bom”,vai cortar cana pra ver), se ela paga “bem” aos funcionarios, imagine o quanto nao ganha e leva para o exterior(seus socios investidores),queimadas e outros danos ao meio ambiente, diminui a qualidade de bens e serviços publicos..asfalto,hospitais,creches, crimes…
O QUE FAZER-duvidar mais, ter visao mais critica…ngm eh bonzinho, se nao kiser algo por traz…a brenco eh uma empresa..portanto..visa o maximo de lucro possivel(pagar, dentro d um limite para que nao reclamem tanto, o menos possivel, explorar ao maximo as terras, gastar o menos possivel com segurança do trabalho e boas condiçoes, gastar o menos possivel para ajudar a prefeitura nakilo que deveria arcar sosinha, como fazer + asfalto, creches, postos de saúde, coisas para lazer …)
exigir analise de terra antes de arrendar, e colocar no contrato para que faça análise no fim do arrendamento, e que la tenha as mesmas ou mais quantidades d nutrientes…
EXIGIR contrato para apenas um plantio (+- 6. anos), pq para 12 anos é muito…e muito incerto…vc pode arrepender..NAO permitir que se faça queimadas na tua terra, nem que avancem em áreas de matas…pq eles fazem isso, nem que seja anoite…é serio..
….duvidem de tudo mesmo…
EXIGIR e cobrar mais da prefeitura(para que esta negocie com a brenco) e da própria brenco, como cidadao, por benfeitorias na cidade…pq ela ganha absurdos…e ajuda muito pouco…
bem..sou mineirense…d coraçao..e so quero ver essa cidade progredir..
mas cuidado com o q chamam de progresso, desenvolvimento….pensem em tudo…em emprego, mais dinheiro para o comercio, mas tambem em alfaltos piores, solos piores, meio ambiente mais degradado, falta de creches, aumento na criminalidade, serviços publicos mais precarios…como atendimento em hospitais, e q quando mecanizar tudo…os empregos vao pro espaço(pois uma colhetadeira substitui +-80 pessoas) e ae? mais desemprego e criminalidade …e muitos dos que veio de fora, acabam ficando na cidade…intao…pensem a respeito
Antes de Criticar deveriam vir conhecer o Trabalho em que a BRENCO esta desenvolvendo na Região a todos que fizeram esses comentarios estão convidados para vir conhecer e outra não precisam agendar visitas não cheguem de surpresa para depois não dizerem que foi tudo arrumado. Ponderem o que vc,s dizem!!!!!!
Sobre os Comentários: Antes de comentar, vcs já trabalharam em USINA? Quando vcs acharem uma usina que não degrada solo, Uma empresa que não explora o trabalhador, uma cidade desenvolvida que não tem criminalidade etc… voltem aqui e comentem. OBRIGADO PELA ATENÇÃO..
queria sabar porque a brenco abaixo o preso do corte de cano de quarenta centavos para trinta centavos e porque veio dinheiro a mais no decimo terceiro e a brenco vai recolher este dinheiro de volta cera que os trabalhadores nao vao passar nececidades em suas casas eu fui mandado em bora por nao comcordar com este preso pois desa forma eu ia ganhar ums vinte reais por dia e iso nao e certo por iso mi mandaram embora junto com umas vinte pessoas pois eu acho que iso nao e certo
Olha a Brenco hoje é a melhor empresa para trabalhar a única empresa que oferece plano de saúde e odontológico sem cobrar nada de seus funcionários isso sem contar com o salário que é o melhor da região.
A BRENCO ESTA QUEBRADA, NÃO PAGA MAIS NINGUEM, NEM OS FUNCIONARIOS E NEM O FORNECEDORES, SALVE-SE QUEM PUDER…
A BRENCO ME DEVE 04 MESES E NINGUEM DA BRENCO ME DA SATISFAÇÃO, A GENTE LIGA NA BRENCO E AS SECRETÁRIAS FALAM QUE TODOS ESTÃO EM REUNIÃO OU EM TREINAMENTO, ESSE POVO NÃO TRABALHA NÃO EM, POR ISSO QUE ELES NÃO DÃO CONTA DE PAGAR AS CONTAS, ELES NÃO TRABALHAM, AS REUNIÕES E OS TREINAMENTOS DEVEM SER PARA ENSINAR COMO DAR O CANO NOS FORNECEDORES, NÃO PAGAR O QUE DEVE E ENROLAR A GENTE…. PARA MIM CHEGA EU TO FORA DESSA BRENCO…
O que a brenco esta fazendo com seus fornecedores e uma tremenda falta de respeito,alguem recisa fazer alguma coisa cade o ministerio do trabalho, ministerio publico,alguem que defenda as classes trabalhadora que a brenco da dando calote,e ainda com dinheiro do BNDS QUE VERGONHA.
MINEIROS 12 -03-2009
ATENÇAO DIERETORES E SEUS COMPARSAS DA BRENCO DE MINEIROS E ALTO TAQUARI VOCES VIRAM NO JORNAL NACIONAL DO DIA 25/03/09 “DIRETORES DA CAMARGO CORREIA SAO PRESOS POR DESVIO DE DINHEIRO DA EMPRESA” SE EU FOSSE VOCES COLOCARIA AS BARBAS DE MOLHO HA HA HA EU COMENTO MAIS NAO INVENTO E SO CHECAR
Brenco Quebrada? recebo normal meu pagamento no dia 30 e o vale no dia 15…Fornecedor com pagto atrasado? está sendo regularizado. Quem fala tanta asneira é pq tá de fora da empresa e não tem noção do que é constuir 4 usinas nesse fim de mundo.
Pergunta : vc acha que é facil trazer mao de obra pra cá? quem ta afim de morar em Goias? e qdo tem empresa oferecendo progresso pra região, tem esses leigos criticando..Ou o aluguel em Mineiros não subiu? os restaurantes e hoteis não cresceram o movimento?
Muita gente que critica é pq não teve capacidade de entrar na Brenco.
Estou muito satisfeito em fazer parte deste TIME BRENCO.BRAVO,Eletricista em Manutenção Predial.
Todos os comentarios estao enganados, pois a brenco é uma farsa avalizada pelo governo, os que apoiam, mais tarde verao a realidade, seus proprietarios, em realidade nao sao bill gates, bill clinton, e sim um grupo de brasileiros de influencia na politica, que criaram uma farsa que mais cedo ou mais tarde virá a tona , o dinheiro usado, é do povo brasileiro, (BNDS), sem contar que tem umas quantas usinas quebradas pelo país, enquanto a brenco esta iniciando em uma atividade que esta em decadencia. Apenas leiam para recordar mais tarde, sempre tem alguem que enxerga mais longe.
A MINHA INDGUINAÇAO E COM O CHEFE GERAL DA BRENCO E COM O GOVERNO FEDERAL,O DIERETOR GERAL PARECE ESTA ALHEIO A BAGUNÇA QUE ALGUNS FUNCIONARIOS ESTAO FAZENDO NA EMPRESA LA EM MINEIROS E ALTO TAQUARI ,FAÇA UMA AUDITORIA E PROCURE OUVIR OS PRESTADORES DESDE DE 2008,JA O GOVERNO DEVIA TER FISCAIS DE SUA CONFIANÇA PARA SABER ONDE O DINHEIRO QUE O BNDS LIBEROU FOI GASTO REALMENTE.
Eu trabalhona Brenco em Alto Taquari,,ela nunca atrazou meu salario,,eu ganho muito bem,,,,adoro meu serviço,,,,e a vçs criticos de prantão que torcem para Brenco dar errado,,a Brenco ja deu certo,eu estou la dentro acompanhando a obra,,e nos vamos produzir Etanol este ano de 2009.
Valeu,,a Brendo é a melhor empresa para se trabalhar do mundo.
Cls.
Caros comentaristas,
A credibilidade de um comentário está diretamente ligada a qualidade da forma correta de se escrever bem a língua portuguesa .
Escrever e falar corretamente e marca inconfundível da cultura, personalidade e sabedoria do ser humano.
RODRIGO O QUE ESTA EM JOGO AQUI NAO E,SE VC SABE OU NAO ESCREVER,E SIM O RECADO QUE DEVE SER DADO AS PESSOAS INTERESSADAS SAKOU NANE
Ta um fala Aqui um Fala dali q Todos os funcionarios da brenco vao sair e que ja nao vao mais decide diretoria to perdendo propostas de emprego.
É AQUI EM ALTO TQUARI A BRENCO NO TEM MAS MORAL NOS COMERCIOS, DEVE EMA LOJA DE MTERIAS DE CONTRUÇOESJA FAZ QUASE R$ 4,000,00 e nao paga, ligamos emvarios lugr q mandaram mas niguem PAGA UM JOGA P/ O OUTRO, AQUI QUANDO ALGUM PRETADOR DE SERVISO Q VEM FAZE CASTROS PRIMEIRO TEM Q PERGUNTE O PGMENTO VAI DEPENDE DA BRENCO SE FOR ENTAO NAO FAZEMOS CADASTROS……ALTO TQARI MT
Srs. Realmente a Brenco deixou a desejar, por isso hoje a empresa sofreu uma reestruturação para corrigir esses erros, as pessoas que levaram a empresa nesse estágio, foram desligadas e mais ainda serão aqui do Polo, pois foi inaceitável o que fizeram com os recursos… Agora em diante uma nova cara da empresa irá continuar a traçar os planos de crescimentos… Aguardem ,pois agora vai…….
Caros Sr.alguem tem um e-mail para eu falar a respeito sobre a obra que esta acontencendo na BRENCO – morro vermelho GO?
preciso urgentemente de noticias.
obrigado.
SENHOR GERENCIAL SE EU FOSSE VOCE TERIA VERGONHA DE FICAR COLOCANDO FALACIAS NA NET
trabalho na obra da brenco de alto taquari, antes tava na obra de morro vermelho, fiquei sabendo que a BRENCO estava devendo quatro mes a empresa que trabalho.
trabalhei na brenco e sei que tem muitos erros como falcificação de documento, e o principal tem pessoas que trabalharão na brenco arriscandoa vida uns ate vivem doente por ter trabalhado esposto com veneno eu tenho como provar que alem de trabalhar não tinam curso p/ mexer com veneno hoje as pessoas vivem com problema respiratorio ,tamberm altas indice de veneo no corpo se a justiça que fazer algo verifique os documentos da brenco envestigue, tem gente ficando rica a custa da brenco tudo isso é a má administração que ela ta tendo.o dinheiro que ja foi envestido na brenco ja dava para fazer 6 usinas isso mostra o má adimistração desta empresa falida.
meu noe e Edinaldo eu tenho algo a dizer eu trabalhei 11 meses sem curso de agrotoxico e isso esse safados não comenta eu tenho problema respiratorio e alto indice de veneno no corpo,e alem disso o veneno que é usado é proibido no Brasil e sinto problema na coluna por carreguar nas costa alen disso carregava dentro do onibus que é inrreguar e isso os safados na fazem nada quem vai cuidar da minha saude,que vai cuidar da minha vida
Sei que não só a Brenco, quase todas as Usinas deste país tem problemas relacionados com pessoal,Como exemplo a CAMEN de Morrinhos diz que enfrenta problemas financeiros e até hoje não acertaram o que deve com o pessoal que trabalhou. Como é o meu caso, Meu companheiro LULA juntamente com o ministério do trabalho vê se toma providências nesse sentido.
Eu já trabalhei na Brenco e não tenho nada contra a firma, muito pelo contrario recebia em dia meu salário,se um dia eu pude volta à trabalha na firma eu ficaria muito satisfeito.
AMO A BRENCO, PAGAM CERTINHO, PODE ATE SER QUE FALTOU DINHEIRO SIM, MAS MUITOS QUEBRERAM COM A CRISE MUNDIAL, A BRENCO ESTA EM DIA COM AS CONTAS, E AS USINAS DE ALTO TAQUARI E MINEIROS ESTAO QUASE PRONTAS, E AS CONTAS DA BRENCO ESTAO EM DIA, NUCA ATRAZARAM MEUS PAGAMENTOS
E TEM MAIS, SE ALGUEM SE TOXICOU COM VENENO A CULPA E DO PROPRIO TRABALHADOR EQUIPAMENTOS ELES ENTREGAM, MAS SEMPRE TEM OS IDIOTAS QUE NAO GOSTAM DE USAR, DAI DA NISTO NE
Posso afirmar quea brenco não tem nenhum compromisso ambiental
OS INVESTIDORES DA BRENCO RECEBERAM O QUE MERECERAM,PRATICAMENTE A FALENCIA DA EMPRESA, A CULPA COM CERTEZA,FOI DELES MESMOS, POIS COLOCARAM PESSOAS SEM “SEM ESCRUPULOS” PARA OCUPAREM CARGO DE CONFIANCA DENTRO DA EMPRESA,DEIXO UM ALERTA PARA OS NOVOS DONOS ,NO CASO A ETH MANDEM TODAS AS PESSOAS QUE OCUPAVAM CARGO DE CHEFIA EMBORA,OU TERAM SERIOS PREJUIZOS