Com 3 acidentes de trabalho por dia, Previdência alerta sobre prevenção

 30/04/2009

Com o slogan "Trabalhar sim, Adoecer não", o Sindicato dos Bancários promoveu ontem um protesto em frente da agência da Previdência Social para celebrar o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Dados do INSS revelam que Limeira registrou em 2008 média três acidentes de trabalho por dia, número que reforça a necessidade de prevenção.

No ano passado, a Previdência registrou 1.150 casos. Foram 1.137 auxílios-doenças emitidos por acidente, nove por aposentadoria por invalidez em acidentes e quatro pensões por mortes decorrentes de acidentes de trabalho.
Antonio Carlos Lima, técnico de Seguro Social, afirma que amputações, lesões, doenças osteomoleculares, depressão, síndrome do pânico e acidentes durante o trajeto, desencadeadas principalmente pelo incidência do uso de motocicletas, são! os casos mais comuns. Os acidentes envolvem os setores bancário, comerciário, transportes e carga, industriário e rural. "O número é alto, mas pode ser ainda maior". Segundo ele, o INSS registra apenas os casos de acidentes quando a vítima completa 15 dias ou mais de afastamento.

Durante o protesto, uma das bandeiras do sindicato foi o pedido de reabilitação do trabalhador que retoma a atividade depois de ser afastado. "Muitos são liberados pelo INSS, não recebem acompanhamento e retornam na mesma função que exerciam. A doença reaparece", afirma a diretora sindical Dalva Radeschi.

A entidade pediu ainda atendimento humanizado dos peritos. Além de cobrar a responsabilidade das empresas diante do aumento de casos de doenças físicas, o protesto abordou problemas como depressão e síndrome do pânico, fruto, muitas vezes, da pressão no ambiente de trabalho.

Lima exp! lica que uma das preocupações da Previdência é incentivar, dentro das empresas, medidas que coíbam o número de acidentes e previnam doenças. Ele cita que o INSS presta serviço de reabilitação e tem parcerias com o Senai, Senac, Escola do Trabalho e outros órgãos visando à capacitação do trabalhador afastado que, ao ser liberado pela perícia, não tem mais condições de exercer a mesma tarefa. Ele admite, no entanto, que existe relutância por parte de algumas empresas em cumprir as exigências, o que exige maior fiscalização do Ministério do Trabalho.

Lima acrescenta que em 2010, conforme nova legislação previdenciária, as empresas pagarão mais ou menos contribuições referentes a acidentes na guia de recolhimento. A variação ocorrerá a partir de análise do INSS sobre o índice de casos, conforme o CNPJ do empregador.

MEMÓRIA
Na última sexta-feira, Limeira registrou o caso mais recente de acidente no trabalho, que culminou em fatalidade. O pintor Adriano Joel Rocha, 29 anos, morreu vítima de eletrocussão quando trabalhava em andaime montado na fachada de imóvel comercial. Enquanto executava o serviço de pintura, ele teve contato com um fio de alta-tensão.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho foi instituído em memória aos 78 trabalhadores mortos em 28 de abril de 1969, durante a explosão de uma mina nos Estados Unidos. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM