Presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Elio Neves foi alvejado com um tiro na nuca no início da tarde deste domingo (23). De acordo com informações divulgadas até o momento, a liderança foi vítima da ação criminosa de dois encapuzados que se dirigiram até a chácara onde eles estava em Ribeirão Bonito (SP). A dupla chegou até o local de moto, e o homem da garupa teria saltado, afastado os presentes sob ameaça de arma de fogo e, depois, alvejado Elio Neves.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital São Paulo, em Araraquara (SP), o presidente da Feraesp deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por volta das 16h. Ele está com um projétil alojado na nuca (no lado direito da parte de trás do pescoço), que atingiu um músculo e não afetou diretamente a coluna e a medula. O risco de morte, confirma a assessoria, é mínimo. Elio foi sedado e permanece em coma induzido. Dentro de 24 horas, o sindicalista deve ser submetido a novos exames médicos.
Agentes da Polícia Militar (PM) de Ribeirão Bonito (SP) colheram o depoimento da ex-mulher do sindicalista, que estava no local no momento do atentado. Os dois encapuzados teriam rendido ela e o caseiro e ordenado para que eles saíssem correndo. Em seguida, a ex-mulher teria escutado um tiro. De volta ao local, encontrou Elio a pedir socorro, ferido e caído na varanda.
A PM registrou boletim de ocorrência por tentativa de homicídio e o caso está sendo apurado pela Polícia Civil. Ninguém foi preso e a moto utilizada pelos suspeitos ainda não foi identificada pelas autoridades policiais.
![]() |
Elio Neves tem forte atuação na defesa dos cortadores de cana-de-açúcar (Foto: Wilson Dias/ABr) |
Atuação
Elio Neves ocupa posição de destaque entre lideranças dos trabalhadores rurais. Ele vem participando de diversos fóruns, com papel especialmente ativo na defesa dos cortadores de cana-de-açúcar. No ano passado, Elio concedeu entrevista à Repórter Brasil sobre etanol, a situação atual e os caminhos possíveis para a melhoria das condições do trabalho no campo. Ele também representou os trabalhadores na negociação tripartite do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condiçõesde de Trabalho na Cana-de-Açúcar (leia mais sobre o acordo e a sua relação com a alimentação e a "lista suja").
Paralelamente à presidência da Feraesp, ele era diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, da Central Única dos Trabalhadores (Contac/CUT). Conforme declarações de Siderlei de Oliveira, presidente da Contac, à assessoria de imprensa da CUT/SP, Elio havia retornado de uma viagem ao Rio Grande do Sul para ajudar na organização dos assalariados rurais gaúchos. "Estamos torcendo por Elio, companheiro que, além de grande lutador, é um grande amigo", destacou Siderlei. O presidente da Contac exige a mais ampla e rigorosa apuração dos fatos, "para que este atentado à organização sindical não fique impune".
O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique se solidarizou com a família e os companheiros de Elio Neves neste momento difícil e assegurou que a entidade está mobilizada para garantir que se faça justiça e os criminosos não fiquem impunes. Em nome da União Internacional dos Trabalhadores (UITA), Gerardo Iglesias destacou o compromisso de Elio como líder, seu destemor na luta contra os grandes usineiros e também reiterou a importância da investigação exemplar do ocorrido.
*Com informações da assessoria de imprensa da CUT/SP
paises como os Estados Unidos , ao longo de sua historia , desenvolveram um historico de violencia direcionada , a partir de um comportamento violento exclusivamente criminoso e sem punição . o brasil ja esteve muito proximo disso no passado ( chico mendes e outros ) , mas parece que esse tipo de atitude esta se exacerbando novamente . fatos mais recentes demonstram isso . o que é um claro sintoma do radicalismo assumido por todas as facções . a radicalização das posições , impedindo negociações leva atitudes como essa . espera-se resolver um problema executando alguem . e issso só agrava o problema
e esse tipo de comportamento nada mais é do que a barbarie
Para se salvar da crise, o atual governo se aprofundou na subordinação ao mercado externo. Injeta a seringa e faz a sangria de nosso solo e subsolo, e saímos da “marolinha”. E apesar de serem atendidos em tudo que almejam, os heróis proprietários de engenhos, não se sentem seguros. Acumulam uma concentração extraordinária de terras e capital, uma estupenda abrangência de influências, mas mesmo assim se sentem ameaçados. Ameaçados por quem? Por pessoas como Elio Neves, Maria Margarida e até hoje tremem ao escutarem “Conceição do Araguaia”. Belos Empresários estes. Bela República esta nossa.
Mas mesmo assim não se sentem seguros. Têm medo de pessoas como Elio, Maria Margarida e tremem ao escutarem falar de “Conceição do Araguaia”.
É vergonhoso e escarnecedor te de ver maisuma vez pessoas como o companheiro Élio sendo alvo dos senhores de enjenho …mas isto nos mostra que a discussão e a metodologia de trabalho estanocaminho certo foi um ato terrivel foi mas issonãovai nos calar só serve para nós se mobilizar ainda mais…Todo dejeso de melhoras para você companheiro Élio Neves, de toda companheirada doacampamento Luiz Gustavo Henrique e de toda militancia da Organização de Inclusão de Trabalhadores Rurais sem Terra à Reforma Ágraria… Paulinho
É vergonhoso e escarnecedor te de ver mais uma vez pessoas como o companheiro Élio sendo alvo dos senhores de enjenho …mas isto nos mostra que a discussão e a metodologia de trabalho esta no caminho certo foi um ato terrivel foi mas isso não vai nos calar só serve para nós se mobilizar e se organizar ainda mais. Esperamos que não fique impune mais um ato contra os direitos humano, não vamos nos esquecer que estamos em de olho passo a passo. mais…Todo dejeso de melhoras para você companheiro Élio Neves, de toda companheirada do acampamento Luiz Gustavo Henrique e de toda militancia da Organização de Inclusão de Trabalhadores Rurais sem Terra à Reforma Ágraria… Paulinho
Infelizmente mais uma vítima neste país de impunidade…enquanto não aderirmos a penas mais severas isso sempre acontecerá.Cadê nossos representantes políticos???
Helio Neves,conhecemos sua trajetoria em prol do trabalhador e por uma sociedade mais justa.Estamos torcendo por voce,e esperamos que a justiça faça o seu papel.
Élio, estamos em comunhão para que Deus que já o livrou da morte não só desta vêz, continue à operar em teu favor . Quanto a se fazer justiça, tenha certeza será feita SIM… Se os homens na terra não conseguir fazê-la de sua forma…das mãos de Deus temos uma justiça que nunca falhará .
Continue sua luta pelos pequenos, Deus que é grande tem muito o que lhe ajudar nessa missão que lhe confiou . Faça-a com diligência e não esqueça ..”quem planta colhe”
Deus te abençoe e ilumine sua mente e seus caminhos .
.
Lauro Rodrigues & Família (Apicultor-Aymores-Bauru
Élio, estamos em comunhão para que Deus ………fazê-la de sua forma…das mãos de Deus temos uma justiça que nunca falhará .
Continue sua luta ….. Faça-a com diligência e não esqueça ..”quem planta colhe”
Deus te abençoe e ilumine sua mente e seus caminhos .
.
Lauro Rodrigues & Família (Apicultor-Aymores-Bauru