O deputado federal Urzeni Rocha (PSDB-RR) e o prefeito de Toledo (MG), Vicente Pereira De Souza Neto (PR-MG) foram flagrados explorando mão-de-obra escrava em Roraima e Góias, respectivamente. Ao todo, 47 pessoas foram libertadas de condições análogas à escravidão das propriedades dos políticos.
A primeira fiscalização aconteceu na Fazenda Santana, propriedade do prefeito do município mineiro localizada em Vianópolis (GO), região sudeste do Estado. A operação teve início no dia 13 de novembro e libertou 21 trabalhadores, incluindo dois adolescentes de 16 e 17 anos de idade.
Os trabalhadores foram aliciados no Maranhão pelos "gatos" (intermediários de mão-de-obra) Ésio de Jesus Rocha e Walter Moreira da Silva, há cerca de um mês. Os gatos recebiam 4% de toda a produção realizada pelos trabalhadores. Os empregados colhiam batatas.
Segundo as vítimas, um outro grupo de 20 trabalhadores também foi contratado irregularmente e transportado clandestinamente do município de Colinas (MA) para trabalhar na mesma fazenda. "As despesas de transporte foram pagas pelo "gato", que depois descontou R$ 180 do pagamento dos trabalhadores", conta Roberto Mendes, auditor fiscal da SRTE/GO que coordenou a ação. Desse grupo, só seis continuaram no local suportando as más condições de trabalho e alojamento. O restante retornou ao Maranhão.
O empregador não assinou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos trabalhadores e nem tirou a Certidão Declaratória de Transporte de Trabalhadores no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que deve ser registrada na área de saída dos contratados. O documento é obrigatório para transportar empregados de um Estado para outro. A jornada de trabalho era exaustiva e os empregados não tinham descanso semanal. A colheita não era suspensa nem nos domingos e feriados. "A pausa para as refeições durava alguns minutos porque, após colhidas, as batatas não podem ficar expostas ao sol por muito tempo", detalha Roberto Mendes.
Os trabalhadores afirmaram que dormiam no chão e tinham que dividir as despesas com alimentação. Eles declararam ter passado fome. O alojamento era uma casa velha sem camas, colchões ou roupas de cama. Os trabalhadores dormiam em redes ou colchonetes velhos e sujos. A cozinha tinha apenas um fogão de duas chamas e uma mesa improvisada, sendo que os alimentos e panelas eram colocados no chão. Havia apenas um banheiro e um chuveiro para todos os trabalhadores.
Durante o dia, os empregados consumiam a água captada das torneiras do alojamento. Nas frentes de trabalho, Não havia água potável nem instalações sanitárias. O mato era usado como banheiro.
O empregador não fornecia equipamentos de proteção individual (EPIs) e a maioria trabalhava descalço ou de chinelos, sem luvas ou chapéus. O ônibus que transportava os trabalhadores não possuía certificado de inspeção e não tinha sequer carteira de habilitação para dirigir.
Após a fiscalização, foram emitidas Guias de Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado para as vítimas. O pagamento das verbas da rescisão do contrato de trabalho foi efetuado. A Repórter Brasil não conseguiu localizar o prefeito Vicente Pereira De Souza Neto (PSDB-MG).
Roraima
A fiscalização na Fazenda Paraíso, do deputado federal Urzeni Rocha (PSDB-RR), no município de Cantá (RR), foi motivada por uma denúncia de um trabalhador à Polícia Federal (PF). A operação ocorreu em 23 de novembro e contou com a participação da Superintendência Regional do Trabalho de Roraima (SRTE/RR), Ministéiro Público do Trabalho (MPT) e agentes da PF. Foram libertados 26 trabalhadores, incluindo quatro adolescentes, com idades entre 16 e 18 anos. A propriedade tem mais de 3,5 mil cabeças de gado.
Os empregados dividiam a água de um igarapé com os animais. "A mesma água era utilizada para beber, preparar as refeições e tomar banho", explica Gilberto Souza dos Santos, procurador do trabalho. De acordo com Mário Rocha, da SRTE/RR, a comida fornecida era de péssima qualidade e quando a fiscalização chegou ao local estava quase acabando.
Os trabalhadores eram responsáveis pelo roço de juquira – limpeza de terreno para a formação de pastagem para pecuária. "A maioria dos trabalhadores estava há pouco mais de um mês no local, sendo que o vaqueiro foi contratado há aproximadamente dois anos", relata Mário.
As vítimas moravam no município Iracema (RR), próximo a propriedade. Até a data da fiscalização, os empregados não tinham recebido nenhum pagamento. "O acordo com os empregados era o pagamento semanal, de acordo com a produção. Os trabalhadores estavam com medo de não receber, por isso decidiram aguentar a situação", relata o procurador Gilberto.
O empregador assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete a pagar R$ 100 mil por danos morais coletivos. "O valor será revertido para programas de alfabetização na região, já que os trabalhadores eram analfabetos. Foi o maior acordo realizado pela nossa Procuradoria [Regional do Trabalho da 11ª Região (PRT-11)] e tem um cunho pedagógico para o fazendeiro", explica Gilberto, do MPT.
A Repórter Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa do deputado na Câmara e foi informada que ele ficará fora até terça-feira (8) e não havia possibilidades de entrevistá-lo. Detalhe: o deputado federal votou a favor da chamada "Emenda 3", incluída no projeto de lei da "Super Receita", que impedia que auditores fiscais do trabalho apontassem vínculos entre patrões e empregados quando de irregularidades. Graças ao veto à emenda, a fiscalização realizou com plenitude a sua atribuição na fazenda do político.
Notícias relacionadas:
Trabalhadores são libertados de áreas de prefeito e vereador
Fiscais resgatam 284 cortadores de usinas de prefeito eleito
Os entraves políticos no combate ao trabalho escravo
O próprio poder coagindo com o crime, mais necessáriamente o praticando. Incrivel Colinas em festa com o festejo da padroeira e um grande festival de verão e lá no fim do mundo um de seus filhos vivendo de maneira subhumana…
Aí fica dificil, quem foi eleito para ajudar as pessoas a terem condições dignas escravissam… que país é este?
Gente! é inaceitável em pleno Sc.21 e em plena “democracia” nós tenhamos no Brasil atitudes tão deplorável e desumanas com esta destes dois canalhas metidos a homem público. pergunto, onde está a justiça? onde estão as mídias em geral, que não ajudam a desvelar estes comportamentos ignorantes e abominavéis? onde está o ministério público? será que há conivência? ou estão aí só para ganhar salarões gordos?…Estes bandidos ladróes de direitos tinham que ser presos sem fiança, as terras serem divididas e dadas as posses para os trabalhadores, com apoio de toda infraestrutura do governo. isso, seria o mínimo que se poderia fazer!!! acorda poderes constituídos!!! acordam!!!!
E nada acontece? Imunidade parlamentar? Este é o Brasil feito por eles prá eles. Já estou com saudades dos Militares, quando havia respeito e se trabalhava com tranquilidade.
É de se lamentar o silêncio das religiões. Enquanto o Cristo estive pregado na cruz nos recintos públicos e as religiões não falarem nada, teremos essa atos vergonhosos como esses.
Por outro lado, onde estão os políticos decentes? “A omissão dos bons é mais danosa do que a audácia dos maus.”
O que é pior nesta história toda é que os trabalhadores, analfabetos e humildes que são, acabam posteriormente sendo cooptados por outros gatos. Afinal na concepção deles é melhor trabalhar como escravo a ter que passar fome ou ver seus filhos passando fome! Fica a pergunta como mudar isso?
o pior de tudo que nao e só em goias.. os funcinarios puplico de toledo foram tirado parte do salario puplico para pagamento das recisoes dos povos maranhece…
esse e nosso prefeito de TOLEDO MG POCA VERGONHA
Quando eu crescer quero ser igual a você Roberto Mendes. Parabéns. Tô quase chegando lá!
caro Reporter Brasil,o prefeito nao encontrado esta em Toledo,onde tambem esta escravizando seus funcionarios publicos,um prefeito ausente que não trabalha na prefeitura como vcs viram e provaram o gabinete dele se tornou a lavoura de batata em goias.
nos toledenses aquardamos vcs aqui em nossa cidade para concluir a melhor reportagem do ano;abraços;
O pior de tudo é que vão votar neles na próxima eleição, o povo reclama, critica mas nao correspondem nas urnas!!!
O nosso amigo Vicente, fica em Goias escravizando pobres coitados e deixa a cidade onde o povo que naum sei como e nem porque o elegeram, sendo escrvizado por sua filha, uma semi analfabeta que chefia ” por baixo dos panos” a creche e a escola primaria da prefeitura, usando o poder para fazer politica suja e barata!!!vão até e confiram a situação, mas não garanto que vocês irão achar o prefeito por la!!!
caro reporter so queria de dizer que este senhor que esta envergonhando a nossa pacata cidade de toledo mg nao e do pártido do PSDB mas sim do PR como o nome ja diz partido do robo, e que aqui em nossa cidade ele tambem pratica estes crimes …………
Precisa ver ainda ele na missa, na fila da comuhão “parece um santinho”.
Quem diria o Vicente, dizem muito onesto e usando trabalho escravo.
Ganhando dinheiro as custas dos coitados.
QUE VERGONHA !
Bom, nem sei o que pensar desse povo, pois para o povo toledense o Prefeito Vicente é o maioral. Acho que eles gostam de sofrer e ver a bela Toledo virar cidade fantasma, onde que alguns anos atrás era cheia de festas e muitas pessoas que adoravam a cidade, e hoje nem prefeito tem mais para governar. É prático para o prefeito deixar sua filha no comando enquanto ele fica escravisando as pessoas com suas lavouras em Goiás. Cadê todos aqueles planos que ele tinha para a cidade? Ou ele está gastando o dinheiro da prefeitura em Goiás? E ainda mais está diminuindo o salário dos funcionários públicos de Toledo. Acordem enquanto é tempo povo toledense, porque depois pode ser tarde demais…
caro amigos do reporter brasil estamos esperando a visita de voces para ajudarmos encontrar o que se diz ser o prefeito de toledo ,venham ate toledo mg que ajudaremos a achar sr prefeito,aguardamos a visita de voces!!!!!!
estamos aguardando a visita de voces do reporter brasil aqui em toledo,para ajudarmos a encontrar o prefeito ,que agora se encontra aqui,obrigado…..
É quando eu falei que o prefeito não estáva nem ai para cidade de Toledo,fui criticada,e que eu estava errada,pois ele é um otimo prefeito,religioso e preocupado com o povo.
Ai eu pergunto o que adianta ir a igreja,que ele construiu depois de derrubar a antiga que era linda e tinha condições de ser restaurada,só para falar quem manda la é ele,comungar ir a missa,se não respeita o se humano,com trabalho escravo.
Isso é feio e muito triste pois Toledo não merece isso.
E quando é que isso vai acabar,e agora sera que o prefeito está em Toledo?Pois todas as vezes que procurei ele estava em Goias.
isso que estão dizendo é tudo mentira quero ver a prova de toda essa mentira.
hj vcs falam que nos somos governados pela filha do atual prefeito,mas antesnos tinhamos certezaque nos nao tinhamos prefeito era a primeira dama e sua irma e sua familia que governava toledo.
sim tinha muitas festas mesmo ,mas era o meio de escondeer verbas publicas..
eo que vc dizem disso?sera que fico so em festa ou tem mais coisas escondidas?
pode ser que o nosso prefeito pode ter dois ou tres escravos,antes era a populaçao inteira que era escravos nao tinhamos voz nao podiamos reclamar, so tinhamos vez se fossem eleitor dele era uma ditadura ..
no posto de saude se vc fosse contra vc podia tar com seu filho morrendo e nao poderia passar na frente ..
pode ser que o nosso prefeito pode ter dois ou tres escravos,mas antes era anossa populaçao que era escravisada.
E ai partido oposto.nao tem o que falar,entao e apelar.como o nosso prefeito VICENTE e um homem honesto,vcs estao apelando povo dezocupado.por que nao existe reporter coisa alguma isso e coisa de vcs.
nao conformaram ainda em perder as eleiçoes!!há há há…
e isso ai marcinho vc tem que defender oseu prefeito vc e vereador da coloia dele porque seu pai usa o estadio municipal para jogos de baralho isso tambem e crime.e vc oliveira tem razao este reportebrasil e toa mentiroso quanto o jornal da cidade de braganca paulista que publicou sua materia da perfumaria.somando vcs 2 sao iguais.farinha do mesmo saco.nos toledences estamos cansado desta vergonha .desminta esta.
parbens bianca pyl por esta reportagem pq vc conseguiu desmascarar o terceiro melhor prefeito do brasil mais no momento se tornou o pior depois da sua materia.obrigada toleto te espera de braços abertos.
vcs podem esperar de braços abertos, mas vcs nunca vao consegui um abraço de toledo.assim como o nosso prefeito conseguiu!!!
vcs nao tem mais oque falar do prefeito.por isso ficaram quietos..garanto que ja estao querendoarma outra coisa para o vicente ..bando de dezocupado.
o vicente vai prantar batata la no sul e ai vicente vai escravizar mais gente la
querida reporter Bianca Pyl, tem gente em Toledo que não acredita na sua reportagem, acham que foi armação, dá pra vc mandar uma mensagem para alguns que não querem enxergar a verdade
porque vcs não falam da filha do ex prefeito que usava os veiculos oficiais para ir para as baladas e fazer compras no braz em sp e quem comprava tantas terras agora tem que vendelas acabou as mamatas
por que vcs nao falam da ex primeira dama que queria mandar na prefeitura acharam que iria ganhar as eleicos gracas a deus que nao ganhou se nao nos estariamos perdidos. por que voces nao vao cuidar da sua vida que o do vicente quem cuida e ele.
e da filha do ex prefeito que pegava o carro da prefeitura para ir no cabeleiro arrumar o cabelo e levava as amigas juntos . isso vcs nao ve .so pensa em critica a vida do vicente.
o vicente vai planta batata no sul que e dele nao faz como o ex prefeito fez .
Tem gente que ainda defende o capitão dos escravos. Falam da ex primeira dama, da filha do ex prefeito, mas e a filha do atual e a sobrinha que só andam com carro da prefeitura. Elas vão direto com carros oficiais para fazer compras. Isso ninguém vê. Criticam tanto a ex primeira dama, mas não falam da atual, que é presidente do asilo em que uma pobre senhora se suicidou esses dias. E se o prefeitão é tão honesto, porque não subiu no palco no aniversário da cidade????? Será que é porque está com a consciência pesada. É tem cego que não vê. E o papelaõ da filha do atual prefeito, proibindo a mulher de vender shops, todos criticaram os próprios companheiros, como Zildo, Licinha e muitos outros
Tem gente que defende, se o prefeitão é tão honesto, porque não subiu no palco para fazer um belo discurso no aniversário da cidade????? E a filha dele, que vexame, proibindo gente de vender shops. Todo mundo viu, até os companheiros como Zildo,Alice e outros criticaram a ignorância da filha do atual prefeito.
Parabéns ao Reporter Brasil pela matéria Trabalho Escravo aonde o político Vicente Pereira de Souza Neto, Prefeito de Toledo-MG,usa,para benefício próprio, mão-de-obra escrava. Fico constrangido como um homem público pode,em sã conciencia praticar tal ato.Como disse o internauta Nabor, ele não passa de um CANALHA.É uma pena que o Dep.Fed.Bilac Pinto e o Dep.Est.Agostinho Patrusus podem apoiar um homem desse.Segundo comentários de funcionarios da prefeitura ele cortou parte dos salarios bem como utilizou dinheiro da previdencia para comprar maquina.Alem disso ele tá usando da Lei da Avaliação de Desempenho para perseguição política e mandar embora os q/ votaram contra. MINISTÉRIO PUBLICO NELE
Eu acho que vocês são um bando de desocupados que não tem nada pra fazer e ficam criticando a vida do prefeito Vicentão. Pelo menos ele não é igual ao ex-prefeito que roubava dinheiro da prefeitura de toledo da filha do ex-prefeito que ia pro shopping fasr compras com carro da prefeitura (obs; carros do posto de saude) deixando doentes sem carros precisando ir em piruas escolares; Por que vocês não crecem e comecem a enxergar a realidade da vida;
Enquanto há um caso de violação de direitos humanos, os cidadãos de Toledo, ao invés de lamentarem o fato e refletirem sobre sua responsabilidade como eleitores, gastam o espaço do debate público com ofensas mesquinhas uns contra outros. Deveriam se informar mais e sair da era das trevas em que parecem viver, condenados a eternos marionetes manipulados por interesses de quem, com certeza, só pensa no enriquecimento próprio. Ajam como cidadãos decentes e não como eleitores de cabresto!
É ESSE É O TIPO DE PREFEITO QUE NAUM PRESTA É UM RETARDADO MENTAU ISTO TEM QUE ACABAR… NAO VOTE NELE…