Reunião debate meio ambiente de trabalho nas indústrias cerâmicas de Pedreira

 25/05/2010

Foi realizada na última quarta-feira uma reunião na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, com o objetivo de discutir e recomendar melhorias no meio ambiente de trabalho das indústrias de cerâmica do município de Pedreira.

 

 

Presidido pela procuradora do Trabalho Alvamari Cassillo Tebet, o encontro reuniu representantes do Cerest de Campinas, da Unicamp, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do INSS de Piracicaba, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do analista pericial da Procuradoria, Felipe Rovere Din! iz Reis.

Um Expediente Administrativo (EA) está em trâmite no MPT, referente às indústrias de cerâmica de Pedreira, principal atividade econômica da cidade. Uma série de diligências no município constataram irregularidades relacionadas à exposição &ag! rave; sílica, substância causadora de doenças respiratórias quando inalada em excesso. Ao todo, mais de 100 empresas exercem a atividade cerâmica na região.

Diante das irregularidades, foi realizada a reunião para discutir uma série de recomendações que visam melhorar o meio ambiente de trabalho das indústrias do ramo, assim como questões relativas à ergonomia, proteção de máquinas, implementaç&atil! de;o de programas médicos, como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), entre outras.

Ficou agendada uma audiência pública para o dia 26 de maio, na Câmara Municipal de Pedreira, que contará com a participação de todas as empresas do setor, além de representantes das instituições envolvidas, sindicatos, empresas que elaboram programas méd! icos e demais interessados. Na ocasião, serão entregues às empresas notificações recomendatórias

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM