Cai número de trabalhadores “escravos” em Mato Grosso

 05/10/2010

Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego aponta que apenas 53 trabalhadores foram retirados de situações análogas a escravidão até o mês passado durante a realização de nove operações de fiscalização para erradicação do respectivo crime. Os "funcionários" foram localizados em 20 estabelecimentos inspecionados.

Em todo o ano passado, foram resgatados 308 trabalhadores em 23 operações. Eles foram encontrados de 57 locais diferentes fiscalizados. Na ocasião, a indenização aos trabalhadores totalizou R$ 656,8 mil. Pelo menos 403 autos de infrações (documento fiscal imposto ao empregador em virtude de infração à legislação trabalhista) foram lavrados.

Já nos últimos nove meses, a soma das indenizações alcança R$ 223,9 mil e, a quantidade de infrações emitidas totaliza 186, segundo o ministério. As operações tem como objetivo verificar in loco denúncias de prática de trabalho análogo a de escravo. Pode também ser realizada a partir do planejamento interno do ministério.

Apesar da redução no Estado, números nacionais apontam que em 16 anos houve aumento na quantidade de trabalhadores retirados de condições que não estavam em conformidade com o previsto. Em 1995, foram feitas 11 operações no país e resgatados 84 trabalhadores. Já em 2010, as operações já somam 69 e conta com 1,4 mil funcionários retirados.

 

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM