MPT lança cartilha durante instalação de fórum

 14/10/2010

A cartilha "Trabalhador rural, cuidado! O trabalho pode ser escravo" será lançada nesta sexta-feira, 15, durante instalação do Fórum Estadual de Combate ao Aliciamento de Trabalhadores e ao Trabalho Escravo (Fecatte). A cerimônia acontecerá às 9h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região, localizado na Avenida Paz, Centro da capital, com a presença de representantes de várias instituições convidadas a compor a nova entidade.

As instituições foram convidadas pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas. O objetivo, segundo o procurador-chefe Rodrigo Alencar, é levar informações ao trabalhador rural e às entidades representativas dessa categoria sobre os riscos a que estão sujeitos em caso de aliciamento. A cartilha será um instrumento importante nesse processo de conscientização e vai levar esclarecimento de forma simples e direta.

O Fecatte foi criado, em agosto deste ano, durante audiência pública no MPT, durante a Semana Nacional de Combate ao Aliciamento de Trabalhadores e Prevenção ao Trabalho. Foram convidados para fazer parte do fórum o TRT19, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Estado de Alagoas, sindicatos rurais, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Alagoas, Incra, Associação dos Municípios Alagoanos, Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, entre outros.

Também foram convidados os 15 municípios de onde partiram mais de 500 pessoas e que foram resgatadas em outros estados por se encontrarem em situação análoga à de escravo. São eles: Igreja Nova, Água Branca, Maragogi, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Murici, São José da Tapera, Cacimbinhas, Penedo, São Sebastião, Pariconha, Arapiraca, Cajueiro e Carneiros.

Assessoria MPT/AL

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM