Fórum premia vencedores do projeto ´Educar para Libertar´

 09/12/2010

Na sexta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Fórum de Combate ao Trabalho Escravo no Piauí fará a premiação às escolas, professores e alunos que venceram o I Concurso Estadual Educar para Libertar, consagrando suas atividades do ano de 2010. Dentro do tema "A Educação no Combate ao Trabalho Escravo", os participantes serão premiados nas categorias Poemas, Paródias e Redações a alunos de Ensino Médio, Fundamental e EJA.

O evento será realizado no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí – SRTE/PI, às 10h. A programação consistirá de solenidade de abertura com a presença de instituições envolvidas, apresentação do Programa desenvolvido no Estado e entrega de prêmios referentes ao Concurso 2010.

O Programa "Educar para Libertar" lançou o desafio de conhecer e prevenir o trabalho escravo às Instituições Públicas de Ensino do Estado de dezenas de municípios piauienses, nos últimos dois anos. Suas ações têm como principal objetivo multiplicar o conhecimento sobre trabalho escravo contemporâneo tendo vistas à prevenção, levando informações sobre o tema às escolas, crianças, jovens e adultos.

O Programa é uma ação do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo, integrado pela Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude, Comissão Pastoral da Terra do Piauí, FETAG/PI, Serviço Pastoral do Migrante, Cáritas Regional do Piauí, Rede Um Grito Pela Vida, SEDUC, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PI), INCRA/PI, OAB/PI.

A Comissão Organizadora esclarece que os principais nortes de atuação do Educar para Libertar e do Programa Escravo Nem Pensar, da ONG Repórter Brasil, foram as ações realizadas nos municípios registrados com índices de trabalhadores resgatados em outros Estados e com prática de trabalho escravo no Piauí. A Comissão enfatiza que os avanços obtidos atribuem-se ao exercício pleno da cidadania, à luta pelo trabalho decente e pela prerrogativa máxima da dignidade da pessoa humana no Estado do Piauí.

Vale ressaltar que este evento conta com apoio de iniciativas públicas e privadas para sua realização, tais como os responsáveis pelo Fórum, a Cooperativa de Artesãos no Piauí – COOARTE e parceria com a ONG Repórter Brasil.

Fonte: SRTE/PI

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM