Em relação à inspeção do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (01.12), em Evangelista de Souza – SP, a América Latina Logística, empresa concessionária que administra a linha férrea na região, esclarece que:
A ALL repudia veementemente qualquer prática contrária aos direitos trabalhistas.
O evento que envolveu a contratação irregular de trabalhadores não contou com a cooperação ou concordância da ALL. Independente disso, ciente de sua responsabilidade social, a ALL adotou prontamente diversas providências, a fim de garantir a regularização de tais trabalhadores, seu bem-estar e o atendimento de suas necessidades.
A empresa possui rígidas políticas internas que determinam o cumprimento das normas legais aplicáveis ao seu negócio.
A ALL contratou a empresa Prumo Engenharia Ltda, executora de diversas obras ferroviárias em todo o Brasil, responsável por estes trabalhadores, para a execução de serviços em Evangelista de Souza-SP.
Entre as cláusulas condicionantes do contrato está a total observância das normas de segurança e condições de trabalho.
De acordo com o documento, é vedada a cessão ou transferência total ou parcial para outras empresas, tanto que a Prumo Engenharia já manifestou formalmente a inexistência de culpa ou responsabilidade da ALL pelos fatos e garantiu que cumprirá todas as obrigações trabalhistas.
Fundada há 32 anos, a Prumo Engenharia planeja e executa obras construção civil e serviços de infra-estrutura e superestrutura ferroviária para diversas ferrovias em todo o país.
Voltar para a matéria Blitz gera prisão em flagrante por trabalho escravo em ferrovia