Trabalhadores escravos são resgatados de fazenda

 10/02/2011

Denúncia anônima levou o Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) de Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) a resgatar 10 trabalhadores rurais que se encontravam em condições análogas de trabalho escravo na Fazenda São Francisco, zona rural de Primavera do Leste (231 Km ao sul de Cuiabá). Com auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), fiscais do trabalho foram ao local e constataram o fato. Entre os principais problemas estão falta de equipamentos de segurança para os trabalhadores, condições precárias de alojamento e higiene e falta de registro na carteira de trabalho.

Conforme o procurador do PRT de Rondonópolis, Fábio Fernado Pássari, os fiscais do trabalho ainda estão na fazenda, nesta quinta-feira por uma questão de segurança dos trabalhadores. As investigações também estão no início e ainda não se tem informações precisas sobre o proprietário. Isso porque os trabalhadores foram contratados por meio de intermediários conhecidos como "gatos".

A denúncia partiu de um funcionário que deixou o local e acionou a PRT na última terça-feira (08). Ele relatou que eram 12 funcionários, mas no local foram encontrados nesta quarta-feira (09), apenas 10 e também o gerente da fazenda. O Procurador acredita que outros dois também já haviam desistido e abandonado o local. Os trabalhadores estavam em situação irregular desde julho do ano passado. Agora estão recebendo assistência e orientações dos fiscais do trabalho de Rondonópolis. Posteriormente, após aprofundamento nas investigações o proprietário da fazenda será acionado.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM