A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Autoridades de Campinas e Sorocaba discutem estratégias para combater trabalho precário em obras

Representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e poderes municipais discutem nesta quinta-feira, 17, estratégias para o combate às irregularidades trabalhistas na construção civil nas cidades de Campinas e Sorocaba. Nas reuniões, os órgãos envolvidos devem traçar planos de ação em conjunto para enfrentar a precariedade nos canteiros de obra e moradias de trabalhadores. Em Campinas, o encontro está marcado para as 14 horas, no paço municipal, com a participação das secretarias de Trabalho e Renda, Assuntos Jurídicos e Urbanismo da prefeitura, além do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Polícia Federal. Em Sorocaba, os procuradores acompanham a Comissão Especial do Trabalho Precário, criada pela Câmara Municipal para prover meios para intensificar as fiscalizações em obras locais. A reunião será nas dependências da Câmara, às 13h30. Nos últimos 20 dias houve o registro de 6 casos de trabalho degradante na construção civil na Região Metropolitana de Campinas. Em sua maioria, os trabalhadores contratados por empreiteiras de mão de obra eram submetidos a condições precárias de trabalho e moradia, com indícios de aliciamento. Em Sorocaba, um grupo de operários nordestinos foi vítima de condições precárias de trabalho, nos moldes dos casos verificados em Campinas.

Representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e poderes municipais discutem nesta quinta-feira, 17, estratégias para o combate às irregularidades trabalhistas na construção civil nas cidades de Campinas e Sorocaba.

Nas reuniões, os órgãos envolvidos devem traçar planos de ação em conjunto para enfrentar a precariedade nos canteiros de obra e moradias de trabalhadores.

Em Campinas, o encontro está marcado para as 14 horas, no paço municipal, com a participação das secretarias de Trabalho e Renda, Assuntos Jurídicos e Urbanismo da prefeitura, além do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Polícia Federal.

Em Sorocaba, os procuradores acompanham a Comissão Especial do Trabalho Precário, criada pela Câmara Municipal para prover meios para intensificar as fiscalizações em obras locais. A reunião será nas dependências da Câmara, às 13h30.

Nos últimos 20 dias houve o registro de 6 casos de trabalho degradante na construção civil na Região Metropolitana de Campinas. Em sua maioria, os trabalhadores contratados por empreiteiras de mão de obra eram submetidos a condições precárias de trabalho e moradia, com indícios de aliciamento.

Em Sorocaba, um grupo de operários nordestinos foi vítima de condições precárias de trabalho, nos moldes dos casos verificados em Campinas.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como