Desafio

 23/03/2011

A edição da última quinta-feira (17) do jornal Valor Econômico veicula uma declaração feita pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), por ocasião do relançamento da Frente Parlamentar da Agropecuária – nome formal da articulação parlamentar mais conhecida como bancada ruralista.

Ao tocar em pontos polêmicos que pretendem ser encampados pela agenda ruralista, o congressista – que representou seus pares em mesa de debate do I Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, em maio de 2010 – cita a necessidade de revisão da legislação trabalhista. Na visão dele, a lei é atrasada (de 1945) e exige muito do empregador. E emenda:

“Hoje, um trabalhador não pode nem comer um prato de comida na sombra de uma mangueira que configura trabalho escravo”.

O Blog da Redação lança publicamente um desafio ao deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO). Caso seja apontado algum caso em que tenha ocorrido a caracterização de trabalho escravo apenas pelo fato de que as refeições dos empregados estavam sendo feitas na sombra da copa das árvores, daremos a mais ampla divulgação neste espaço.

Se, no entanto, nenhum caso dessa natureza for apresentado pelo congressista, ele deverá registrar formalmente que não foi possível verificar registros factuais do que ele tem dito. Combinado?

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM