A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Habib´s é denunciado por trabalho escravo em Curitiba

Por Naiady Piva A rede de fast food árabe Habib´s foi denunciada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Paraná, acusada de trabalho escravo por ter aliciado cinco trabalhadores originários do Acre para trabalhar em uma de suas lojas em Curitiba. O mesmo foi feito com trabalhadores vindos do Norte do Estado. Dos cinco trabalhadores, três foram demitidos após um mês de trabalho, sem receber salário pelo seu tempo de serviço. A ausência do pagamento seria em função de um gasto realizado com a compra de passagens de ônibus de Rio Branco a Curitiba pela lanchonete. Na cidade, os empregados se alojaram em uma casa cujo aluguel foi mediado pela rede, na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O valor do aluguel também foi descontado do salário. O trabalhador que iniciou a denúncia reside em uma ocupação urbana irregular na Região Metropolitana atualmente. Não assegurar condições de retorno ao local de origem consiste em crime por aliciamento de trabalhadores e pode resultar em pena de um a três anos de prisão, além de multa. Procurada pela reportagem da Caros Amigos, a assessoria de imprensa do Habib´s ainda não estava ciente da ação junto ao MTE.

Por Naiady Piva

A rede de fast food árabe Habib´s foi denunciada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Paraná, acusada de trabalho escravo por ter aliciado cinco trabalhadores originários do Acre para trabalhar em uma de suas lojas em Curitiba. O mesmo foi feito com trabalhadores vindos do Norte do Estado.

Dos cinco trabalhadores, três foram demitidos após um mês de trabalho, sem receber salário pelo seu tempo de serviço. A ausência do pagamento seria em função de um gasto realizado com a compra de passagens de ônibus de Rio Branco a Curitiba pela lanchonete. Na cidade, os empregados se alojaram em uma casa cujo aluguel foi mediado pela rede, na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O valor do aluguel também foi descontado do salário. O trabalhador que iniciou a denúncia reside em uma ocupação urbana irregular na Região Metropolitana atualmente.

Não assegurar condições de retorno ao local de origem consiste em crime por aliciamento de trabalhadores e pode resultar em pena de um a três anos de prisão, além de multa. Procurada pela reportagem da Caros Amigos, a assessoria de imprensa do Habib´s ainda não estava ciente da ação junto ao MTE.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como