Rei da soja tenta negociar saída da lista suja do trabalho escravo no país

 03/03/2011

O produtor rural gaúcho Eraí Maggi Scheffer, primo do senador Blairo Maggi (PR) e conhecido o "rei da soja" vem tentando negociar com o Ministério do Trabalho a sua retirada da chamada lista suja do trabalho escravo no país.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, a Advocacia-Geral da União assinou de maneira inédita um acordo com a Cosan, maior produtora de açúcar e álcool do mundo, para que ela não volte para "a lista suja". Lista essa que proíbe o crédito público e pressiona parceiros a suspender compras.

No entanto, o jornal revela que em 2009, um nota técnica do Ministério do Trabalho rejeitou a possibilidade de o governo fazer acordos para excluir empresas do cadastro de empregadores pegos submetendo trabalhadores à situação análoga à escravidão.

Esse documento do ministério é assinado pelo auditor-fiscal do Trabalho Daniel Chagase trata da negociação entre o grupo Bom Futuro, de Eraí Maggi e a AGU.

No ano de 2008, 41 trabalhadores foram resgatados em uma fazenda de Tapurah, arrendada pelo grupo Bom Futuro. Foi contatado que os trabalhadores eram submetidos a condições degradantes.

Não há decisão administrativa definitiva sobre o caso e o grupo não entrou ainda no cadastro. A proposta do acordo seria para evitar, preventivamente, a inclusão.

"Caso se insista na pactuação […], estar-se-á pavimentando via de escape em larga escala para praticamente todos os infratores hoje incluídos no cadastro", diz a nota.

Sem a anuência do ministério, o acordo não prosperou. A AGU ionformou que o tratamento desigual se justifica porque caso do Bom Futuro foi mais grave do que o da Cosan, pois implicou em uma ação penal.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM