Reunião discute metas para erradicar trabalho escravo no Pará

 25/04/2011

A primeira reunião da Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo (Coetrae/PA), ocorrerá às 14h, desta terça-feira (26). Em pauta, discussões relacionadas às ações de enfretamento a este tipo de crime no Estado. Presidido pelo Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, o encontro será realizado no Centro Integrado de Governo (CIG), localizado na Av. Nazaré, 871, no Bairro de Nazaré.

Com a comissão, o governo do Estado quer unir esforços com entidades da sociedade civil para erradicar o trabalho escravo no Pará. Ações preventivas, assim como a assistência às vitimas de trabalho escravo, serão debatidas. Além do governador Simão Jatene, e do Secretário Executivo da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, José Guerra, também foram convidados Luiz Machado, Coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT); deputado Cássio Andrade, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado; Ademir Andrade, ex-senador e autor da PEC 438 (conhecida como PEC do trabalho Escravo) e Gabriel Veloso, presidente da Amatra 8.

No decorrer da reunião, será definido um direcionamento para a elaboração e atualização do Plano Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Pará (Peete/PA). Além das rearticulações previstas, serão empossados, durante o encontro, os novos integrantes indicados por organizações e órgãos públicos.

Para o Coordenador de Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Rurais e de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, da Sejudh, Murilo Sales, o evento é mais do que oportuno para "avançarmos na luta decisiva contra a opressão de direitos e humilhação de milhares de homens e mulheres sem voz, submetidos a uma situação de violência e com seus direitos básicos violados", conclui.

Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM