Instalada

 02/05/2011

O plano de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Humano, instalada semana passada no Senado Federal, deve ser definido nesta quarta-feira (4).

A CPI pretende mapear algumas das principais rotas nacionais e internacionais, além de identificar obstáculos ao enfrentamento da atividade criminosa que chega a movimentar, em nível mundial, cerca de US$ 32 bilhões ao ano.

De acordo com a autora do requerimento e relatora da CPI, senadora Marinor Brito (PSol/PA), cidades escolhidas como sedes da Copa do Mundo de 2014 que fazem parte de rotas conhecidas de tráfico – como Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Manaus (AM) – merecerão cuidado especial. Segundo ela, essas cidades deverão ficar ainda mais suscetíveis ao crime com a chegada de grande número de turistas durante o evento.

Além de identificar as dificuldades encontradas pelos órgãos governamentais para combater o tráfico humano, trabalharemos para que sejam feitas campanhas educativas e de prevenção contra o crime, que há muito não são feitas no país“, declarou.

Com duração de 120 dias (sujeitos à prorrogação), a CPI será presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e terá como vice-presidente Randolfe Rodrigues (PSol/AP). Integram ainda a CPI Ângela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffman (PT-PR), Paulo Davim (PV-RN) e Waldemir Moka (PMDB-MS).

*Com informações da Agência Senado

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM