Mortes

 14/06/2011

Três trabalhadores morerram e outros dois foram contaminados no frigorífico Guaporé Carnes S/A (antigo Independência), em Colíder, Mato Grosso. Contudo segundo as primeiras informações apuradaso setor de triparia teria sido tercerizada e estava sendo utilizada pela Lopesco Indústria de Subprodutos animais Ltda.

Os trabalhadores foram vítimas de acidente de trabalho durante a limpeza de um tanque, a princípio causado em razão do contato com produto químico chamado metabissulfito de sódio, segundo divulgação da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região.

De acordo com o primeiro laudo, apresentado pela Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador do município, uma das vítimas resolver entrar no tanque para retirar o restante do produto químico com um balde e desmaiou. Os outros dois empregados entraram em seguida para socorrer o colega e também desmaiaram.

Outros dois empregados resolveram cortar o tanque com uma serra fazendo uma janela para tentar retirar os colegas, mas também desmairam. Os trabalhadores foram levados para o hospital regional de Colíder, porém três não resistiram a contaminação.

Após o acidente, o local foi fiscalizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Civil. O frigorífico já tinha sido alvo de outra operação, na qual foram lavrados  termos de interdição dos vasos de pressão e das caldeiras . A interdição contudo não foi respitada pela empresa, que foi autuada novamente, desta vez pela Polícia Civil (termo circustanciado de ocorrência por desodediência de ordem dada por funcionário público, no exercício de sua função).

Na última fiscalização, o estabelecimento também foi autuado pelo MTE por outras irregularidades no meio ambiente de trabalho e teve equipamentos interditados, além de outros termos de interdição decorrentes de novas irregularidades constatadas.

O Guaporé é fornecedor do Grupo Pão de Açúcar de acordo com apuração do Conexões Sustentáveis Amazônia- São Paulo 2011. A Lopesco é uma das maiores empresas brasileiras de produtos para animais, como ossinhos e petiscos, e está nas principais redes de produtos para animais e fornece para diversas empresas norte-americanas.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM