Deputado diz que protocola hoje pedido de CPI para investigar trabalho escravo em SP

 23/08/2011

O deputado estadual Carlos Bezerra Jr. informou que vai protocolar nesta terça-feira (23) um pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa para investigar denúncias de trabalho escravo no Estado de São Paulo.

Bezerra Jr. disse que conseguiu 40 assinaturas para o seu pedido de CPI – 8 a mais do que as 32 necessárias para que a comissão seja criada.De acordo com o deputado, a CPI foi motivada pela fiscalização do Ministério do Trabalho que flagrou as empresas Inditex – que fabrica roupas da marca Zara – e AHA "usando trabalhadores bolivianos, peruanos paraguaios e brasileiros em estabelecimentos clandestinos em condições precárias".

Estão em andamento no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) outras 20 investigações contra grifes de roupas nacionais e internacionais. Como os processos correm em sigilo, os nomes dessas marcas não foram revelados. O Ministério Público do Trabalho também investiga o assunto.

O deputado esclarece, entretanto, que a CPI ocorrerá de maneira independente às investigações dos outros órgãos.

– Vamos somar esforços: a apuração desenvolvida pelo MPE considera aspectos trabalhistas. Nós vamos nos dedicar à grave violação dos direitos humanos envolvida nesse tipo de crime.

 

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM