JBS compra gado de fazenda da “lista suja do trabalho escravo”

 19/10/2011

O maior frigorífico do mundo, o JBS S/A, foi notificado pelo Ministério Público Federal (MPF) por comprar gado bovino de forma irregular no estado do Mato Grosso. A empresa comprou animais de propriedades rurais da "lista suja do trabalho escravo", que foram embargadas por irregularidades ambientais e que se localizam em terras indígenas Maraiwatsede.

Em 2010, o frigorífico assinou com o MPF um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar a sua cadeia produtiva da carne no estado. Porém, a partir do cruzamento de dados provenientes de outros órgãos públicos (como do Ibama, Incra e Ministério do Trabalho e Emprego), foi constatado que a JBS continuava com irregularidades em suas relações comerciais.

No período de um ano, a empresa comprou 3.476 cabeças de gado de propriedades com infrações ambientais, trabalhistas e que ocupam terras indígenas.

Com a notificação do MPF, o frigorífico JBS tem um prazo de dez dias úteis para prestar esclarecimentos e informar as providências para regularizar sua compra de animais para o abate.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM