Amigos da Terra apresenta Atlas do Trabalho Escravo

 17/04/2012
clique para baixar o Atlas em PDF

A organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira apresentou nesta segunda-feira, 16 de abril, o Atlas do Trabalho Escravo no Brasil, um documento repleto de mapas, análises e tabelas que podem ajudar na compreensão da dimensão do problema no Brasil. As informações foram reunidas e organizadas pelos geógrafos da Universidade de São Paulo Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello, Julio Hato e Eduardo Paulon Girardi, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre os destaques do Atlas, está a apresentação de dois índices para análise, um relativo à probabilidade de ocorrência de trabalho escravo e um a de vulnerabilidade ao aliciamento. Os autores se basearam em diferentes bancos de dados para a produção dos mapas,  incluindo informações sobre libertações de trabalhadores em condições análogas às de escravos, levantamentos da Comissão Pastoral da Terra, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre outros.

Clique neste link ou na imagem ao lado para baixar o estudo (arquivo em PDF com 33 MB) ou leia mais sobre o lançamento na página do Amigos da Terra. E veja abaixo dois dos mapas que fazem parte do estudo apresentado.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM