Rio de Janeiro – Manifestantes ligados à Via Campesina Internacional, que congrega movimentos sociais de pequenos agricultores de diferentes países, realizaram na manhã desta quinta-feira, 21, um protesto contra produções baseadas no uso de agrotóxico e monocultura. O ato aconteceu dentro do Pier Mauá, onde foi instalado o AgroBrasil, espaço coordenado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade é presidida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), uma das principais lideranças da Frente Parlamentar de Agropecuária, a Bancada Ruralista.
Máquina utilizada por visitantes para simular aplicação de veneno |
O AgroBrasil tornou-se a principal base utilizada pelos parlamentares ligados ao setor e empresários durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Com apoio de Monsanto e JBS, entre outros, o espaço virou uma feira de negócios com expositores oferecendo alternativas para ampliar a produção e com monitores defendendo e explicando a importância do uso do veneno para aumentar a produção. Até simuladores de máquinas utilizadas na aplicação foram instalados.
Com gritos, música e cartazes, os manifestantes procuraram chamar a atenção dos demais visitantes para o fato de o Brasil ser hoje líder no uso de agrotóxicos no planeta e as conseqüências relacionadas a uma produção de alimentos cultivada com veneno. Uma maquete, na qual os expositores exibiam o que consideram modelo ideal de agricultura, com amplas áreas de pasto, monocultura de eucalipto e grãos, foi coberta de cartazes e manchada de tinta.
O protesto foi pacífico e ninguém se machucou. Os organizadores da exposição aguardaram a manifestação acabar e, em seguida, arrancaram os cartazes com as denúncias. Além do protesto dentro da AgroBrasil, os manifestantes também fizeram um ato na rua em frente ao Pier Mauá.
Veja fotos do protesto:
Leia outros textos da Repórter Brasil na Rio+20:
. Rio+20 é alvo de protesto de movimentos sociais; veja fotos
.Cartilha propõe leitura crítica sobre instrumentos da Economia Verde
.Atingidos por amianto articulam mobilização internacional durante Rio+20
.Ônibus Hacker faz ocupação cultural em morros durante a Rio+20
.Índios Marãiwatsédé renovam esperança de reaver terras
Veja vídeo do protesto: