![]() |
Cena do documentário premiado no 14o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Fotos: Divulgação |
O documentário "Enchente Não Arranca Raiz", nova produção da Repórter Brasil, foi eleito o melhor filme de média-metragem do 14o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o mais importante do gênero do país. "Enchente Não Arranca Raiz" acompanha a vida de agricultores do Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo, que sofrem com enchentes quase anuais.
|
Equipe acompanhou enchentes recentes no Vale do Ribeira |
Em fevereiro de 2010 e agosto de 2011, uma equipe da Repórter Brasil percorreu de barco a região e visitou as mesmas famílias. Estradas estavam interditadas e grande parte da produção de arroz e bananas foi perdida. Ainda assim, a maioria dos moradores resiste e tenta se adaptar.
"Doido aquele que vive num lugar desse daqui. Sabe que há tragédia, ganha um ano, outro ano perde. Mas eu respondo: se todo povo procurasse só lugar bom, como ficaria um lugar desse aqui? Completamente deserto. Então a gente já foi escolhido pra manter a sobrevivência da região" – o raciocínio emblemático vem de seu Santarô, imigrante japonês e um dos moradores mais antigos da região. Mesmo aos 74 anos, ele repete o mesmo ritual sempre que as águas chegam: leva a família para a cidade e fica sozinho cuidando da casa alagada e tentando salvar a pequena criação de búfalos.
"Seu Santarô é certamente um dos personagens mais marcantes dessa edição do Festival", declarou o presidente do júri, Fernando Gabeira, jornalista e ex-deputado. O júri oficial do Fica contava com outros nomes importantes do cinema brasileiro: Eduardo Escorel e Consuelo Lins. Também faziam parte o biólogo Harlem Inácio dos Santos, o ambientalista Dener Giovanini, o crítico argentino Eduardo Russo e o português José Vieira Mendes.
Durante a última semana, o Fica reuniu mais de 100 mil pessoas na cidade de Goiás para uma programação que, além do cinema, incluía shows, debates e oficinas. .
![]() |
De branco, o diretor Caio Cavechini entre premiados durante cerimônia realizada em Goiás |
O prêmio principal da noite foi para o documentário brasileiro "Paralelo 10", de Silvio Da-rin, sobre o trabalho do sertanista José Carlos Meirelles com índios isolados. O alemão "Sob Controle", que trata do uso da energia atômica, levou o prêmio de melhor longa.
Mais informações no ww.fica.art.br
Enchente não arranca Raiz
(A Flood doesn´t rip out the Root)
Ficha Técnica:
Realização: Repórter Brasil
Direção: Caio Cavechini
Fotografia: Caio Cavechini e Lucas Barreto
Roteiro e Montagem: Caio Cavechini
Produção: Caio Cavechini e Davi Paiva
Parabéns merecidíssimo o prêmio.