Vale do Ribeira

Documentário sobre atingidos por enchentes no Vale do Ribeira estreia com prêmio no Fica 2012

Nova produção da Repórter Brasil retrata a vida de agricultores que sobrevivem a enchentes constantes em uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo
Por Repórter Brasil
 02/07/2012
Cena do documentário premiado no 14o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Fotos: Divulgação

O documentário "Enchente Não Arranca Raiz", nova produção da Repórter Brasil, foi eleito o melhor filme de média-metragem do 14o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o mais importante do gênero do país. "Enchente Não Arranca Raiz" acompanha a vida de agricultores do Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo, que sofrem com enchentes quase anuais.

Equipe acompanhou enchentes recentes no Vale do Ribeira

Em fevereiro de 2010 e agosto de 2011, uma equipe da Repórter Brasil percorreu de barco a região e visitou as mesmas famílias. Estradas estavam interditadas e grande parte da produção de arroz e bananas foi perdida. Ainda assim, a maioria dos moradores resiste e tenta se adaptar.

"Doido aquele que vive num lugar desse daqui. Sabe que há tragédia, ganha um ano, outro ano perde. Mas eu respondo: se todo povo procurasse só lugar bom, como ficaria um lugar desse aqui? Completamente deserto. Então a gente já foi escolhido pra manter a sobrevivência da região" – o raciocínio emblemático vem de seu Santarô, imigrante japonês e um dos moradores mais antigos da região. Mesmo aos 74 anos, ele repete o mesmo ritual sempre que as águas chegam: leva a família para a cidade e fica sozinho cuidando da casa alagada e tentando salvar a pequena criação de búfalos.

"Seu Santarô é certamente um dos personagens mais marcantes dessa edição do Festival", declarou o presidente do júri, Fernando Gabeira, jornalista e ex-deputado. O júri oficial do Fica contava com outros nomes importantes do cinema brasileiro: Eduardo Escorel e Consuelo Lins. Também faziam parte o biólogo Harlem Inácio dos Santos, o ambientalista Dener Giovanini, o crítico argentino Eduardo Russo e o português José Vieira Mendes.

 Durante a última semana, o Fica reuniu mais de 100 mil pessoas na cidade de Goiás para uma programação que, além do cinema, incluía shows, debates e oficinas. .

De branco, o diretor Caio Cavechini entre premiados durante cerimônia realizada em Goiás 

O prêmio principal da noite foi para o documentário brasileiro "Paralelo 10", de Silvio Da-rin, sobre o trabalho do sertanista José Carlos Meirelles com índios isolados. O alemão "Sob Controle", que trata do uso da energia atômica, levou o prêmio de melhor longa.

Mais informações no ww.fica.art.br

Enchente não arranca Raiz
(A Flood doesn´t rip out the Root)

Ficha Técnica:
Realização: Repórter Brasil
Direção: Caio Cavechini
Fotografia: Caio Cavechini e Lucas Barreto
Roteiro e Montagem: Caio Cavechini
Produção: Caio Cavechini e Davi Paiva

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM