O jornalista Leonardo Sakamoto (foto), presidente da Repórter Brasil, foi escolhido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo como um dos vencedores da 16ª edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Ele foi selecionado por seu trabalho na luta contra trabalho escravo contemporâneo.
Os outros vencedores, que também tiveram atuação reconhecida em defesa de Direitos Humanos, são o jornalista André Caramante, repórter que escreve sobre segurança pública na Folha de S. Paulo e que teve que sair do país devido a ameaças que sofreu por conta da sua cobertura da violência policial; o cantor Mano Brown, do grupo Racionais MC; e o Movimento Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), que realiza importante trabalho de inclusão da população negra e pobre nas universidades públicas e particulares e que será representado pelo seu diretor executivo Frei David.
Além dos premiados, receberam menções honrosas Ariel de Castro, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo; Daniela Skromov de Albuquerque, da Defensoria Pública de São Paulo; Danilo Manha, jornalista da TV Record e do Jornal da Cidade de Atibaia; Sonia Aparecida dos Santos (in memoriam), militante do movimento negro; e as organizações Casa de David e Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).