Repórter Brasil recebe prêmio em Direitos Humanos

 03/12/2012
Vencedores recebem prêmio. Foto: Divulgação Anamatra

Na 5ª edição do prêmio “Anamatra 2012 de Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) concedeu menção honrosa à Repórter Brasil por sua atuação para a valorização e efetivação dos direitos humanos.

A cobertura jornalística do flagrante de escravidão contemporânea envolvendo a grife espanhola Zara e o trabalho desenvolvido pelo programa de educação Escravo, Nem Pensar! foram elogiados pela da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra durante a premiação, que aconteceu na última quarta-feira (28) em São Paulo (SP).

A Repórter Brasil não só denunciou a libertação de 15 trabalhadores em condições análogas às de escravos produzindo peças da Zara, como continuou acompanhando todos os desdobramentos do caso. Clique aqui para conferir as reportagens publicadas. A cobertura completa recebeu destaque por parte da Anamatra.

Já o programa Escravo, Nem Pensar! foi mencionado por seu papel na formação de educadores e lideranças populares compromissadas no combate à escravidão, na articulação de redes contra exploração e na conscientização de trabalhadores sobre seus direitos em 48 municípios nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Natália Suzuki, coordenadora do programa, representou a Repórter Brasil na cerimônia.

Premiados
Quatro trabalhos receberam reconhecimento na categoria Imprensa:

  • Fotografia: “A dor se repete”, de Marcos Porto, publicada no Jornal de Santa Catarina (a imagem de dor do operário Márcio Andrade pela morte do irmão‚ um pintor que havia caído do 11º andar de um prédio em Balneário Camboriú (SC) também ganhou o prêmio Imprensa Embratel).
  • Rádio: Boletim “Começar de Novo – Da capacitação ao esporte: o recomeço dos detentos”, de Ana Lúcia Caldas, de Brasília (DF), divulgado na  Rádio Justiça.
  • Televisão: Programa Caminhos da Reportagem “Nosso lixo”, de Carina Dourado, de Brasília (DF), divulgado na TV Brasil.
  • Impresso: Reportagem “Fora da Lei”, de Joelmir Rezende, de Belo Horizonte (MG), publicada no jornal O Tempo (MG).

Na categoria Cidadã, o vencedor foi o projeto Promotoras Legais Populares pelo Trabalho Doméstico Decente, da Universidade Católica de Brasília. Na categoria Trabalho, Justiça e Cidadania, o prêmio foi para o programa Comunidade e Direitos Sociais, desenvolvido pelo advogado Clóvis Renato Costa Farias.

Confira abaixo, em vídeo, todos os homenageados.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM