A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Acidentes e irregularidades marcam ampliação do Aeroporto de Viracopos

Consórcio se compromete a pagar R$2,1 milhões em indenizações por morte de trabalhador. Conselho de Direitos Humanos de Campinas faz criticas à obra

O Consórcio Construtor Viracopos, responsável pelas obras de ampliação do aeroporto de Campinas (SP), assinou na última sexta-feira (17) Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) comprometendo-se a pagar R$2,1 milhões em indenizações pela morte de um trabalhador no canteiro de obras.

Croqui do Aeroporto Internacional de Viracopos após obras de ampliação

Obra deve ser concluída em maio de 2014 (Foto: Divulgação/Aeroportos Brasil Viracopos)

O acidente ocorreu em 22 de março, enquanto o operário fazia acertos em um plano inclinado que limita uma área mais funda das obras do aeroporto. A área não possuía apoios laterais para evitar desabamentos, conforme exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que fez com que ela desabasse, soterrando o trabalhador. Além disso, o terreno estava molhado por causa das fortes chuvas que haviam atingido a região nos dias anteriores, mas retroescavadeiras estavam em atividade no entorno.

Presidente responde a processo por escravidão

O diretor presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, enfrenta um processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) que o acusa de infringir o artigo 149 do código penal por manter trabalhadores em condições análogas às de escravos. Questionada, a concessionária respondeu que o processo data de 2001, quando Luiz era diretor de obras da empresa Inepar.

O empresário foi enquadrado por trabalho escravo através de uma denúncia por condições degradantes em alojamento de uma obra da empresa em Macaé (RJ). Os funcionários libertados haviam sido contratados por uma empresa terceirizada, mas o MPF aponta que a Inepar tinha responsabilidade solidária pelo crime.

O quadro levou o MPT a concluir que houve negligência do consórcio, o que motivou a indenização por danos morais individuais e coletivos. O acordo também estabelece que o consórcio tem responsabilidade solidária com relação às empresas terceirizadas que atuam nas obras e obriga que uma equipe de segurança faça análises preliminares de risco em qualquer atividade na obra e, no caso de constatação de riscos, todas as atividades relacionadas devem ser suspensas. Em nota, o consórcio disse que “reafirma seu compromisso de garantir a segurança de seus colaboradores e de continuar a seguir rigorosamente as leis trabalhistas” e mantém o prazo de conclusão das obras para maio de 2014, dois meses antes da Copa do Mundo.

Menos de quarenta dias depois, em 30 de abril, um segundo acidente deixou 14 trabalhadores feridos depois que uma laje desabou. O MPT e o MTE estão analisando o caso para verificar se houve responsabilidade trabalhista por parte do consórcio, que já foi autuado pelo MTE por dificultar as fiscalizações. De acordo com Márcia Marques, auditora fiscal do órgão, “os advogados do consórcio não nos deixaram entrevistar os trabalhadores da Jauru [empresa terceirizada responsável pelos trabalhadores] sozinhos”. Depois do segundo acidente, os operários paralisaram a obra por seis dias por melhores condições de trabalho.

Esse foi o segundo TAC assinado pelo consórcio responsável pelas obras de ampliação do primeiro aeroporto brasileiro concedido à iniciativa privada. Em setembro de 2012, depois de receber 43 autos de infração do MTE, a empresa criou um protocolo de trabalho com o MPT e o MTE para realizar vistorias periódicas nas obras de ampliação do aeroporto. Desde então, procuradores e auditores fiscais do trabalho passaram a realizar visitas a cada 30 ou 45 dias para verificar o cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho.

Cidade Singer
Além das questões trabalhistas, há outros problemas relacionados à obra. Em fevereiro, a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pela administração do aeroporto, demoliu construções no bairro Cidade Singer, que tem 150 casas. De acordo com os moradores, não houve negociação prévia para a derrubada de casas que estavam em construção. Já segundo a concessionária, “somente as áreas não ocupadas e pertencentes à União foram devidamente cercadas e uma placa com aviso foi instalada”. O objetivo da ação, diz, “é garantir que não ocorram novas ocupações”. A ação teve apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar.

Os moradores levaram o caso ao Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas, que produziu um relatório reconhecendo que violações foram cometidas pelo consórcio. De acordo com Pedro Mariante, presidente do conselho, o relatório foi encaminhado nessa segunda-feira (20) a diversas autoridades com o objetivo de obter reparações aos moradores. “Embora a Aeroportos Brasil Viracopos tenham alegado que essa intervenção não era para atingir as famílias lá residentes, mas proteger as áreas vazias, nós não entendemos que isso seja legítimo e discordamos veementemente do procedimento adotado nesse caso”, disse.

Como justificativa para realizar a ação, a concessionária alega que as áreas cercadas pertencem ao aeroporto, de acordo com o Decreto Estadual nº 14.031/79, que declara de utilidade pública a região no entorno para a realização de obras de ampliação. De acordo com Augusto Gandolfo, advogado que dá suporte aos moradores, essa informação é “tecnicamente incorreta”, já que não trata da desapropriação da área. “Posteriormente, houve a desapropriação dos terrenos, que foi paga aos proprietários originais, mas nunca houve a transferência de titularidade”, diz. Em decisão  recente, o Tribunal de Justiça de São Paulo emitiu liminar garantindo que a concessionária detém a posse da área.

Concessionária demoliu construções e colocou avisos informando da posse do bairro (Foto: Evelyn Marinho)

Concessionária demoliu construções e colocou avisos informando da posse do bairro (Foto: Abraão Pinheiro)

A Repórter Brasil solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) as decisões do órgão quanto à titularidade dos terrenos que rodeiam o aeroporto e seus demais bens. O assunto é tema de discussões no plenário do TCU desde pelo menos 1998, quando foi formado um grupo de trabalho que concluiu que o aeroporto pertencia à União e que as obras executadas pelo Governo do Estado de São Paulo poderiam ser repassadas à União, mas existe uma grande dificuldade em quantificar os bens para que a posse seja regularizada.

Um acórdão de 1998 explica que a região foi primeiro desapropriada em 1946 pela Prefeitura de Campinas para a construção de um aeroclube, adquirido pelo Governo do Estado dois anos depois. O aeroclube passou por reformas e, em 1960, foi transformado no Aeroporto Internacional de Viracopos. Diversos acordos entre a União e o Estado foram firmados até 1977, o que levou o tribunal a levantar dúvidas sobre a propriedade. Naquele ano, o aeroporto passou a ser administrado pelo Governo Federal até ser concedido à iniciativa privada em 2012. Já em 2006, outra decisão determinou o levantamento completo sobre a posse de todos os bens, mas o trabalho ainda não terminou e o TCU não tem uma decisão final sobre o assunto.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

34 Comentários

  1. Jose

    Parabéns!!!??? Vamos deixar as invasões totalmente ilegais se aglomerarem em volta do aeroporto de Viracopos por conta de especuladores imobiliários. Aí, quando Viracopos estiver igual a Guarulhos e Congonhas, que não possuem mais espaço para crescer, quero ver este site publicar uma matéria defendendo os invasores de terras. Quanta hipocrisia!!! Estas pessoas estão em uma área de risco e dentro da curva de ruído. Porque a matéria não cita isso?

  2. Valdemar

    ABSURDO: Como o Ministério público e o Ministério do Trabalho tiveram a coragem de cobrar 2,1 milhão de indenização por morte de uma pessoa que estava trabalhando. Isso é um absurdo. Que lei é essa? O bandido mata um cidadão de bem, e o estado paga quanto para a família da vítima? Nada. Se o Ministério do Trabalho e o Ministério Público tiverem certo, então as famílias que forem vítimas de membros mortos por bandidos, tem esse direito, de cobrar do estado o mesmo valor que o Consorcio Brasil Viracopos foi obrigado a pagar.
    Sei que uma vida vida não tem preço, mas não é esse o procedimento do estado em relação as famílias vítimas por conta da segurança pública do estado brasileiro.

  3. Antonio C. Albuquerque

    Não só esses acidentes citados ocorreram como muitos outros que não foram divulgados, os moradores do Cidade Singer não são invasores, todos ali receberam a posse de terceiros e foi pago pelas benfeitorias sobre a terra, depois do ato terrorista que a Aeroportos Brasil Viracopos cometeu com os moradores do Cidade Singer até hoje existem muitas pessoas necessitando de atendimento médico, medicações contra depressão etc, crianças ainda estão traumatizadas e não houve nenhum respaldo da concessionária junto aos moradores, os moradores que tiveram suas casas e seus muros demolidos até hoje não foram indenizados…isso é uma vergonha…Sr. Prefeito Jonas Donizette por onde o Sr. anda virou as costas pra nós ?

  4. Antonio C. Albuquerque

    Sr. Valdemar estou tentando entender sua indignação pela indenização do operário morto, se fosse seu irmão por exemplo o Sr. apoiaria ? por acaso o Sr. é acionista da TPI (Triunfo) ou UTC ou EGIS ou o Sr. é algum dependente do Sr. Küster (acusado de trabalho escravo), por que se for vai doer no seu bolso, saiba que a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos é uma empresa privada então teoricamente quem vai pagar a indenização não é o governo (salvo a participação da “INFRAERO” e manobras para tal feito) o Sr. sabe a que forma de trabalho o operário estava sujeito? O Sr. é favorável do progresso a base de sangue? é assim que está acontecendo em Campinas… não estamos falando em construção de usinas em terras indignas onde se abre as comportas e deixa a água subir e expulsar a força as pessoas. Estamos falando de Campinas – SP… prestem atenção…

  5. Ricardo de melo

    PRIMEIRAMENTE parabens ao reporter Etefano wrobleski por revelar a realidade que esta acontecendo com a população que mora ao redor do aeroporto de viracopos. Diferente das midias campineiras que só poem mentiras a favor do aeroporto, sem dar o direito de resposta aos moradores , dizendo que somos todos invazores , MENTIRA . Estão querendo passar por cima da população campineira . e ao sr valdemar e a todos q pensao igual a ele tá ai a pergunta. vcs são a favor do progresso a base de sangue ? com maquinas enormes derrubando suas construçoes sem nenhum mandato judicial e com fuzis na cara de seus filhos e de sua mulher ???????? isso mesmo SR ANTONIO C ALBUQUERQUE não estamos falando em construçoes de usinas em terras indigenas onde se abre as comportas e deixa a água subir e expulsar as pessoas a força . Estamos falando de CAMPINAS SP . há só pra lembrar prestem atenção não somos nos moradores não que estamos respondendo processo de ESCRAVIDÃO art. 149 do cód. penal, é o diretor presidente da aeroportos brasil ………….

  6. jose carlos

    parabéns ao repórter Stefano wrobleski, é muito bom saber que
    temos uma pessoa do nosso lado porque até agora a cidade singer só levou pancadas da mídia campineira ,que são uns verdadeiro puxa sacos do aeroporto.
    parece até que estão levando alguns milhões do aeroporto para prejudicar as pessoas menos favorecidas ,nem o prefeito
    se manifestou a nosso favor , estamos esperando uma posição dele.

  7. ZUMBI

    É isso aí, povo brasileiro, povo campineiro, companheiro e companheira, vamos construir o maior aeroporto da América Latina (AEROPORTO INTERNACIONAL ORESTES QUÉRCIA VIRACOPOS ABV ETC.) respeitando O PRINCIPIO DA DIGNIDADE HUMANA, nem que seja na base do chicote, na base de sangue campineiro, na base de tratores e de fuzis, vou gastar 100 milhões (o dinheiro não é meu mesmo) pra acabar com esse bando de invasores, mas, não gasto 100 mil pra construir uma casa ou uma escola, falando em escola já mandei arrancar esses infelizes alunos da escola Francisco Brasileiro (ah vão estudar pra bem longe daqui lá pro outro lado de Campinas). Nossa obra é linda, as terceiras são do nosso grupo, os “pião” mandei vir de fora (pra evitar que eles comprem a dor dos conterrâneos que moram aqui perto e vão ficar sem moradia, não ia dar certo) vai morrer um ali em baixo, um monte vai pro hospital ferido, outro vai ficar dependurado lá em cima depois que a laje cair, ah! a laje? vai cair mesmo, por que nós precisamos visar o lucro o dinheiro, e quem vai perceber que faltou cimento na construção dos pilares e das lajes? quando perceberem já vai ser tarde, esse aeroporto não é pra copa mesmo e daí o prazo? a gente fala que é pra copa pra gente ter direito aos incentivos, e outra quem pode com a gente? Mamãe Dilma deu a concessão pra nós (negócio da China !!! uh huh !!) como papi Bottarelli disse: Botaram pra dançar e a gente agarrou.. nosso prefeito Jonas Donizette agora é autoridade aeroportuária (só pra inglês ver) e o Samuel? f o i p r o c é u… não, vive em Viracopos, e o Chiminazzo (esse é segredo não posso falar) pra PM ah! vamos dar uma base nova pra eles (1000m² ta bom assim?) pra PF, Base, canil, pra EMDEC só a base ta bom, e pra mídia campineira? (EPTV, CORREIO etc.) isso é fácil deixa comigo, um banner aqui outro ali, falo umas mentiras pra eles publicarem toda semana e já era. Eu não vejo à hora de ver tudo isso funcionando… enchendo com 80 milhões de litros de água, opa… quer dizer de passageiros, ah da na mesma, o lucro é que importa. Falando em lucro vamos falar baixinho porque a INFRAERO tem 49% mas quando for prejuízo, indenizações vamos gritar alto porque ai o governo (INFRAERO) paga pra nós…é uma maravilha… amanhã tem mais… agora vou tomar meu chimarrão…e dar umas chicotadas RS….

  8. joao c vasconcelos

    E amarildo vc está bem atrasadinho em !!!!!!!!! pega o processo de reitegração de posse e lÊ direitinho tá …vc vai ver que isso q vc postou o juis federal já descartou tudo e etc… POR FAVOR VAMOS POR SÓ OQUE É VERDADE !!!!!! eu sei q averdade dói mas é mais bonito . Para de babar ovo desses ditadores deixa isso para os paus mandados ( EPTV e CORREIO)e para JONAS DONIZETE q virou as costas pra sociedade campineira SAFADO !!!!!!! S Ó A VERDADE APENAS……..

  9. Amarildo

    Atrasado é você João c Vasconcelos. A decisão é do dia 24 de maio. Semana Passada!!!! Você é que parece ter o compromisso com a mentira, tentando enganar as outras pessoas. Exemplo disso é que precisa xingar para argumentar. O que é ? A investigação da PF impediu que você enganasse mais pessoas e continuasse a vender terrenos ilegalmente ?
    abs

  10. João Luiz

    Gostaria de parabenizar o “Reporter Brasil” por trazer aos leitores as mazelas associadas a esse megaprojeto de ampliação de Viracopos…

  11. Antonio a da costa

    Parabéns REPORTER BRASIL por trazer a todos a realidade e arbitariedade que esse megaprojeto de ampliação de viracopos está fazendo com o povo q mora ao redor do mesmo. moradores sendo acordados as 7 da manhã com 6 ernormes maquinas derrubando seus muros e casas,policiais federais com fuzis na mão ,militar ea embrase numa ação TRUCULENTA E DESASTROSA eo pior sem nenhum mandato judicial , em suas mãos apenas bombons , quando entregue dizião aos moradores ¨seu sonho acabou¨e davão sequencia na quebrança ….E não estamos falando das barragens onde o pesidente da aeroportos brasil mandava abrir as comportas para alagar os povoados, obrigando todos moradores sairem e deixar de graça as terras pra ele. Estamos falando de campinas uma das maiores cidades do brasil , aqui não tem barragem !!HÁá mas tem os interesses todo mundo quer uma fatia do enorme bolo q será fatiado.secretário de habitação não eziste em campinas .PREFEITO esse tambem não , mas para pedir voto ai sim , estava sempre na feira do campo belo enganando a população ,chegou a dizer em entrevista a band que nenhum morador que mora ao redor do aeroporto seria desapropriado !!! E agora JONAS DONIZETE cade vc aparece, sai da tóca honra com seus compromiços não de as costas a população onde vc teve o maior indice de voto .ou já ta comprado igual dr hélio ????

  12. cicero s melo

    Parabens reporter brasil o unico que falou e publicou a catastrofe q essa mega ampliação de viracopos esta fazendo com os cidadões campineiros q morão na região a mais de 30ANOS ……ao contrario da midia de campinas ( EPTV E CORREIO) q é só pra ingles ver , só a favor de interesses e tambem querendo uma fatia desse bolão q será partido como disse nosso amigo Antonio a da costa ( POBRE NÃO DA DINHEIRO PRA MIDIA ) , Ja jonas donizete que vergonha de prefeito estão derrubando casas a força e na brutalidade em campinas e o prefeito não si manifesta pra nada tá tudo bonito !! dinheiro daqui dinheiro de lá e tudo fica azul …..Isso é campinas ………..

  13. Marco Chiminazzo

    Sr. Amarildo, que vergonha, ganhando dinheiro de empresário pra ficar contra o povo… desculpe mas o senhor não conhece do assunto, se não conhece não pode argumentar, o Sr. esta falando da PF investigando a venda de terreno ilegalmente? isso foi uma artimanha da ABV e PF para ter o que falar e passar por cima das casas das pessoas, vai no 3º cartório de reg. imoveis de campinas e pede uma certidão de um lote daquela região, vai sair em nome de pessoa física e não de Viracopos ou união, todos os moradores possuem a posse a mais de 5 anos e estão na Justiça para regularizar a propriedade, não fala besteira não, e a matéria do conjur é referente o agravo, depois que o juiz federal inteligentemente constatou que a uniao saiu fora e a anac não tem interesse juridico no processo, retirou a mesma do processo e mandou para a justiça estadual, agora após a analise do agravo, a anac volta como assistente simples e não como parte…

  14. Roberto Leitão

    Parabéns Amarildo cumpriu nosso acordo certinho, passa na minha sala na segunda que o que te prometi será cumprido ou melhor vou te dar o dobro, passa lá pra gente tomar um chimarrão, e dar risada desse povo mediocre, se mais alguém estiver a fim de levar um por fora é só me procurar vocês sabem onde !!!

  15. joao c vasconcelos

    Mais uma vez quero parabenizar o REPORTER BRASIL por essa verdadeira materia !!!!!!!! ÊÊÊ AMARILDO essa vocÊ terá q engolir em , MARCO CHIMINAZZO falou tudo ganhando uns trocadinhos pra tentar enganar o povo né , eu já ti falei puxa o processo de reintegração de posse e leia com atenção tá ,ATRASADINHO VC EM !!!!!!!!….HÁ só pra ti alertar sou morador na região desde 1988 e voce ????????? nunca vendi terreno a ninguem, e pode vim investigação da PF que não temo pois tenho diguinidade e fixa limpa entendeu e para argumentar eu não xingo mas se o boné serviu veste meu amigo ABS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. RAUL SANCHES

    Parabens REPORTER BRASIL ! por divugar para todo brasil essa ação dezastrosa como disse os advogados da aeroportos brasil, pra quem não viu é só procurar cidade singer no youtube lá tem um pouco da brutalidade e do abuso de poder desses caras . agora a eptv correio e algumas pessoas q são pagas estão dizendo q a PF esta investigando venda de terrenos ilegais . Tudo balela estão tentando tirar o foco da ação truculenta do dia 25|02 tentarão tomar nossas terras na mão grande . NOSSAA TEMOS PODER VAMOS LA DERRUBAMOS MUROS E CASAS POLICIA ARMADA ATÉ O DENTE COLOCAMOS ALGUMAS PLACAS E JÁ ÉRA TUDO NOSSO !!! voces não tem nem a matricula da terra que a juiza da 7* vara pediu 3 vezes a vcs como a terra é da aeroportos brasil ???? os moradores tem a posse , e as matriculas em nome de pessoas fisicas , não consta nada no nome do aeroporto no 3*cartório de registro de imóveis de campinas e agora blefou de novo em diretor presidente da aeroportos brasil………..

  17. Antunes

    Fui morador do Pq Central e a questão é uma só o dia que o Lula falou em desapropriação em 2006 acabou o sussego de todos os moradores pois o bando de invasores do Campo Belo se instalaram la invadindo terrenos vendendo e prometendo q indo a prefeitura e pagando 5 anos teriam direito a posse em resumo acabou o sonho de um lugar de paz e gente de bem graças a Deus recebi e me mudei fui um dos últimos o que restaram são os invasores que querem ter mais um lucro

  18. Cidade Singer

    Observem nesse vídeo compacto a realidade que esta acontecendo em Campinas, onde a ampliação de Viracopos que deveria beneficiar os moradores da cidade, está degradando a dignidade humana, observem a postura dos advogados da concessionária que demonstram frieza e arrogância ao defenderem a ação cometida de forma irregular…

  19. Cidade Singer

    Boa tarde Antunes, entendo esse outro lado mas não podemos generalizar, pois a questão apontada nessa matéria não diz respeito a esses aproveitadores que em todo lugar existe e sim a pessoa dignas, trabalhadores que foram ludibriados no passado e hoje pagam caro para defender seu teto… assista o vídeo e comente novamente…obrigado

  20. djalma souza

    Sou morador dessa região e não sou invasor como disse esse tal de ANTUNES comprei meu terreno com muito suor e construi dignamente para minha esposa e meus 3 filhos por favor não generaliza não amigão …dê nome aos porcos ??? essa matéria do reporter brasil junto com esse video q cid singer postou mostra bem quem são os verdadeiros invasores !!!!!!! assiste ai antunes olha o tamanho do danos morais q esses ####### cométem !!!!! comente novamente ……… abs

  21. raimundo nonato

    Tambem sou morador dessa região e pago em dia o eptu do meu terreno . Não sou invasor álias esse video mostra ao brasil quem são os verdadeiros invasores vão ter q pagar caro por isso …A DITADURA não eziste mais … eai jonas vc não ta vendo isso não o povo campineiro q votou em vc sendo massacrado ????? VERGONHA de prefeito …….

  22. jose dos santos

    parabens reporter brasil por essa verdadeira matéria , esse video q cidade singer posta já diz tudo que o ( JONAS DONIZETE , EPTV E CORREIO ) não conseguem ver ou fazem vista grossa né com certeza !!!!!!! um verdadeiro TERRORISMO E DANOS MORAIS com essa comunidade. passaram por cima da dignidade humana da sociedade campineira . tambem sou morador da regiao comprei meu terreno tenho todas as notas não sou invazor como generalizou esse ANTUNES aliás deve ser outro puxa saco que está ganhando uns trocadinhos desses ditadores !!!!!!!!

  23. joel alcantara

    Parabens reporter brasil … moro tambem na região e não invadi meu terreno comprei e tenho posse dele ,posse que a aeroportos brasil tentou possuir a base de TERRORISMO é só vcs assistir esse video que cidade singer postou ,estou aterrorizado e tomando medicação para sindrome do panico ate hoje , por causa desse TERRORISMO que o aeroporto cometeu aqui e agora cade o prefeito quem vai pagar por esse danos morais ??????????

  24. Luciano

    PROCESSO: 0000853-77.2009.4.02.5116
    21000 – AÇÃO PENAL
    Autuado em 07/10/2009
    AUTOR: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL
    REU: LUIZ ALBERTO KUSTER E OUTROS ( Diretor Presidente na Aeroportos Brasil Viracopos)

    01ª Vara Federal de Macaé – CLÁUDIO GIRÃO BARRETO
    Juiz – MARCO FALCAO CRITSINELIS
    01ª Vara Federal de Macaé

    Objetos: OUTROS CRIMES DO CODIGO PENAL
    “Art. 149. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto:

    Pena – reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

  25. Luciano

    Esse é o exemplo de dirigentes que temos a frente de grandes incorporações…

  26. Cidade Singer

    Participem da Vigília contra a desocupação das famílias do Cidade Singer e do Jardim Columbia e em apoio a melhoria das condições de atendimento de Saúde dos Postos da Região do entorno de Viracopos.

    Tragam uma vela na mão, para que possa iluminar nossos governantes e autoridades a enxergar os problemas dessa região… Todos a luta.

    Dia 01/07/2013 a partir das 20h00 em frente a casa de carnes América no Campo Belo.

    acesse:
    http://www.facebook.com/events/349584458501632/350414185085326/?notif_t=like

  27. cicero

    cade o CORREIO POPULAR ea EPTV pra divugar isso ???????????? HÁÁÁ mas isso não é de interesse da midia campineira não da dinheiro !!!!!!!!! ai como q faz sem aquele cafézinho no aeroporto fica ruim né …….. mas por matérias toda semana chamando todos q morão ao redor do aeroporto de INVASORES sem dar o direito de resposta isso SIM é de interesse da midia campineira porque rende um farto cafézinho com o presidente da aeroportos brasil !!!!! abre o olho povo campineiro estão passando por cima de nós dos nossos direitos acorda campinas ………………

  28. catarina

    sou moradora do verdadeiro bairro jardim campo belo não sou invasora tenho toda documentação do meu terreno e ele e registrado em cartório de registros de campinas e pago iptu em dia .o aeroporto quer crescer a base de destruição das famílias que moram na região,casas simples não pode ficar perto do aeroporto mas condomínios fechados,hotels,shopping,industrias podem isso e desumano,esse e o nossobrasil.

  29. Valdemar Aprigio de Oliveira

    Senhores ex-moradores do bairro Cidade Singer. Em relação ao Ministério Público, minha crítica é em relação à valores estipulados pelo próprio MP.
    Se o MP está certo com relação a valores de multa por mortes, então toda família de Campinas que teve um membro morto devido ao fracasso do estado na área de segurança pública, também deverá pagar a cada família, a mesma quantia, por cada pessoa que foi vítima fatal. Já em ralação ao bairro cidade Singer, devo dizer que cada pessoa que foi injustiçada, seja pelo município, estado ou união, deve ir na prefeitura com documentos comprovando que era morador e pagador de seus tributos, e exigir seus direitos caso foram violados. Vocês precisam entender que moram em uma metrópole, e que o desenvolvimento e a tecnologia, são inreversíveis. Vocês não podem morar em Campinas, e terem a mesma mentalidade de um morador de Santo Anonio de Posse. Tem sim que sair daí, e se mudarem para outro bairro. Isso é obvio.

  30. sergio mota

    sou morador do cid singer a 9 anos e meio sou a favor do desenvolvimento para cidade . mas desde que respeitão nós moradores sem passar com maquinas por cima de ninguém . si tiver que sair sairemos mas de forma digna não do jeito q esse ( valdemar aprigio de oliveira ) diz !! deve ser mais um puxa saco do aeroporto . leia isso VALDEMAR no dia 21de outubro o juiz da 2ª vara federal em campinas negou liminar de reintegração de posse. E segundo o juiz , a aeroportos brasil Viracopos não comprovou ser proprietária da área do cid singer eo D I R E I T O DE MORADIA deve ser reconhecido … então baixa a bola companheiro aaa si for preciso Valdemar moro também em santo antonio de posse q por sinal é uma bela cidade também muito mais q vc seu mela cueca do aeroporto !!!!! tem mais as principais mídias de campinas (EPTV E CORREIO POPULAR) não divulgou isso porque sera em !! aiaiaiaii ….

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nota à imprensa do Consórcio Construtor Viracopos » Repórter Brasil - [...] Parte integrante da reportagem “Acidentes e irregularidades marcam ampliação do Aeroporto de Viracopos“. [...]
  2. Nota à imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos » Repórter Brasil - [...] Parte integrante da reportagem “Acidentes e irregularidades marcam ampliação do Aeroporto de Viracopos“. [...]
  3. Manchetes do dia 27/05 | Antenado - [...] Acidentes e irregularidades marcam ampliação do Aeroporto de Viracopos http://reporterbrasil.org.br/2013/05/acidentes-e-irregularidades-marcam-ampliacao-do-aeroporto-de-vi... [...]