Nota à imprensa da Condor

Nota de 14/06 da empresa Condor sobre uso de bombas de gás lacrimogêneo da empresa com prazo de validade vencidos pela Polícia Militar em manifestações de São Paulo
 14/06/2013

Parte integrante da matéria “Em São Paulo, PM usa bombas de gás vencidas contra manifestantes“.

“Produtos lacrimogêneos fora do prazo de validade

A Condor Tecnologias Não Letais esclarece que os produtos fumígenos lacrimogêneos de sua fabricação, mostrados nas reportagens que tratam da utilização deste tipo de produto fora do prazo de validade, em princípio não oferecem risco à saúde da população, desde que utilizados de forma adequada.

Nossa recomendação formal é que, ao se aproximar a data de vencimento, o material seja usado para treinamento do pessoal.

Após rigorosos testes de segurança, envelhecimento, estabilidade, compatibilidade e eficácia, em 2008 a empresa decidiu estender o prazo de validade de seus produtos para cinco anos.

A frase ‘Atenção: oferece perigo se utilizado após o prazo de validade’, constante do rótulo do produto, serve para alertar o usuário sobre uma eventual redução da eficácia da operação policial, podendo comprometer a incapacitação temporária das pessoas, objetivo deste tipo de operação.

Não temos conhecimento das razões que levaram a Polícia Militar de São Paulo a utilizar produtos após o vencimento de sua data de validade, mas acreditamos que uma eventual exceção seria aceitável, face à gravidade dos distúrbios que precisavam ser enfrentados, o tempo exíguo para a aquisição de novos materiais e a grande quantidade de produtos que seriam necessários, especialmente considerando que a alternativa de empregar munição letal para lidar com os distúrbios que vem ocorrendo em São Paulo seria totalmente descabida.”

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM