Reportagem sobre povo Xavante é finalista de prêmio de jornalismo e sustentabilidade

 11/10/2013
Crianças brincam entre mudas que serão utilizadas para tentar reflorestar a área. Foto: Daniel Santini
Crianças brincam entre mudas que serão utilizadas para tentar reflorestar a área. Foto: Daniel Santini

A reportagem Após desintrusão, indígenas se preparam para reocupar Marãiwatsédé, publicada em fevereiro pela Repórter Brasil, é uma das finalistas do  Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, na categoria webjornalismo. Para contar a tentativa do povo Xavante de reflorestar e recuperar áreas degradas após anos de ocupação irregular, o  jornalista Daniel Santini viajou ao interior do Mato Grosso logo após a expulsão de invasores da reserva e registrou, em vídeo, depoimento do cacique  Damião Paridzané sobre os problemas e perspectivas da comunidade.

É a segunda reportagem da Repórter Brasil sobre Marãiwatsédé que recebeu reconhecimento público. Em março, o relato Invasores começam a ser retirados de Terra Indígena Marãiwatsédé, reportagem de Andreia Fanzeres e Daniel Santini sobre o envolvimento de latifundiários, vereadores, prefeitos e um desembargador na ocupação ilegal das terras, recebeu o prêmio de melhor reportagem online do 2º Prêmio Mato-grossense de Jornalismo “Pedro Rocha Jucá, do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso.

Clique aqui para ver a relação completa dos finalistas do prêmio Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Os trabalhos selecionados serão avaliados pela Comissão de Premiação e os vencedores serão anunciados em 28 de outubro. Ao todo, foram inscritos 732 trabalhos e selecionados 79 finalistas.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM