Especial ‘Moendo Gente’ é finalista em prêmio internacional

 13/11/2013

O especial Moendo Gente, da Repórter Brasil, é um dos dez trabalhos selecionados na categoria “inovação” do Prêmio Gabriel García Márquez, que o selecionou a partir de 162 materiais jornalísticos de toda a América Latina, do México e da Península Ibérica. A premiação acontece no próximo dia 20 de novembro.

Confira todos os trabalhos selecionados no site do prêmio

Moendo Gente é uma investigação dos jornalistas André Campos e Carlos Juliano Barros, que revelaram problemas nas cadeias produtivas de algumas das maiores redes globais de alimentos – incluindo redes de fast food como McDonald’s, Subway e Burger King – e distribuidores globais como Walmart, Carrefour, Tesco e Target. O trabalho, disponível também em inglês, aborda problemas na produção dos grupos BRF, JBS e Marfrig, os principais exportadores de carne do Brasil. É a segunda vez que o trabalho recebe reconhecimento internacional. Em agosto, o projeto ficou entre os finalistas do prêmio German Development Media Awards, um dos mais tradicionais da Alemanha. Moendo Gente é fruto de meses de investigações, iniciadas para a realização do premiado documentário ‘Carne, Osso’, que venceu em outubro o prêmio Vladimir Herzog, um dos mais conceituados do jornalismo brasileiro.

Screenshot do site do Moendo Gente
O Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo está em sua primeira edição e a entidade que o promove, a Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), procura “reconhecer e incentivar, em uma época de profundas mudanças no jornalismo, a busca pela excelência, a inovação e a coerência ética”, conforme o edital da premiação. Foram selecionados dez trabalhos em cada categoria – “Crônica e reportagem”, “Imagem jornalística”, “Cobertura noticiosa” e “Inovação” – e os vencedores serão conhecidos em 20 de novembro em Medellín, na Colômbia, em meio a uma programação de três dias com debates, palestras e oficinas na cidade.

Nas quatro categorias do prêmio há outros cinco trabalhos brasileiros concorrendo, dentre os quais o projeto InfoAmazônia, do site ((o))eco, e a reportagem “O bispo e seus tubarões”, da Agência Pública.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM